Afinal de contas, o que seria Inbound Marketing?
É sempre bom entendermos primeiramente quê: o Marketing é um conjunto de técnicas e processos que definem a relação da sua empresa com o mercado, sendo assim, uma maneira de estruturar sua empresa dentro de um contexto pré estabelecido.
O marketing vem acompanhando a evolução das novas mídias que estão surgindo. A internet é um exemplo disso e também é o local onde o Inbound Marketing é colocado em prática, técnica essa que faz parte do Marketing Digital.
O Inbound Marketing é um grupo de estratégias que busca atrair voluntariamente consumidores para sua empresa, o oposto do Marketing Tradicional. É conhecido também como Marketing de Atração e baseia-se na construção de um relacionamento com o seu consumidor.
Na prática
No Inbound Marketing é importante a produção de conteúdo relevante e de qualidade pois isso ajuda na hora de se colocar em prática seu processo de operação, dividido nas seguintes etapas:
1° Atrair
Como o Marketing é voltado para nichos específicos e menores a intenção aqui é que sua empresa seja encontrada pelo seu consumidor. Isso será possível ao implementar estratégias como a produção de conteúdo baseado no seu público-alvo, trabalhar o SEO para que você possa ser encontrado e buscar construir um relacionamento com seu público-alvo por meio das redes sociais.
2° Converter
Para transformar a atração de visitantes em Leads é preciso manter a atenção na Landing Page da sua empresa, assim como na prática CRO que compõe o seu site. Oferta de conteúdos como materiais didáticos, e-books gratuitos e webinars também são bastante usadas como forma de fazer a conversão de visitantes em leads.
3° Relacionar
O contato personalizado onde a comunicação é bi-dimensional é outra característica que difere o Inbound Marketing do Marketing Tradicional. Com a ajuda de estratégias como: E-mail Marketing, Automação de Marketing e mesmo Lead Nurturing. Com a análise dos dados adquiridos será possível identificar o estágio em que seu Lead se encontra e se ele estaria preparado ou não para a próxima etapa.
4° Vender
Essa etapa pode ser feita tanto dentro do próprio site quanto em contato direto do vendedor com o Lead. Ao identificar que o Lead está com maior probabilidade de fechamento da compra é o momento que ele precisa ser abordado. Aqui que todo o processo das 2° e 3º etapas é colocado em prova.
5°Analisar
Nesta etapa é possível fazer análise de como estão as interações do público com a sua empresa. Em cada etapa anterior existe a utilização de diversas ferramenta de apoio contudo a aplicação da análise deve ser feita constantemente para que caso seja necessário, a mudança de estratégia ocorra a tempo. O Google Analytics é um exemplo de ferramenta que ajuda nesse tipo de análise.
Vantagens
As vantagens do Inbound Marketing são inúmeras, uma delas é que além de ser uma estratégia mais barata que o Marketing Tradicional também aumenta a visibilidade de seu negócio, já que uma das principais prioridades é que a sua empresa seja vista. A atração de novos clientes que estão em busca do seu produto é outra vantagem, que diminui o custo com a aquisição de clientes, já que eles irão em busca diretamente do serviço ou produto que sua empresa oferece. É uma forma também de otimizar o funil de vendas, com projeções mais previsíveis a longo prazo.