monitoramento da marca

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das pessoas, independente destas serem o foco de atenção da empresa. Sabemos que a marca mais lembrada do mundo é a Coca-Cola, e para nós brasileiros uma marca nacionalmente reconhecida é a do sabão em pó Omo. Sabemos dessas informações por pesquisas realizadas para saber qual marca vem à mente quando questionados, mas são pesquisas direcionadas e pontuais. Por isso, fique de olho na sua marca.

As empresas buscam saber como sua marca está sendo mencionada pelas pessoas de forma espontânea nas redes sociais. E a importância está justamente nessa espontaneidade que o brasileiro tem de compartilhar suas informações, seja para dividir uma frustração ou para divulgar uma satisfação. Acompanhar o que as pessoas pensam, falam, sentem e divulgam sobre uma marca é trabalho regular, diário e estratégico para uma empresa.

O monitoramento de marca deve ser realizado sempre, independente de sua presença digital. Mesmo que sua empresa não tenha atuações online regulares, o seu cliente pode estar falando dela agora no Twitter ou no Facebook, virar meme no Instagram ou Tiktok ou a citando sua marca numa postagem ou comentário num texto no medium ou LinkedIN. Será que estão falando bem de você?

 

Falem mal de mim, mas falem de mim

Algumas marcas (empresas ou pessoas) adotam a estratégia conforme o ditado acima, mas nem sempre é interessante ter uma marca sendo citada de forma negativa num ambiente tão viral como a rede social. Através do monitoramento de uma marca podemos perceber críticas negativas, elogios e até mesmo prever crises e antecipar tendências. É essencial o acompanhamento dessas menções para saber como agir e o momento adequado de dar uma resposta.

O monitoramento de marca deve ser realizado de forma regular buscando informações sobre o valor de cada comentário, analisando as intenções e capacidade de gerar outras menções. É através do monitoramento regular que grandes instituições, empresas como Coca-Cola, ou pequenas empresas podem analisar como os termos de seu interesse estão sendo mencionados por clientes, funcionários, colaboradores diversos e até mesmo por concorrentes.

 

Existem ferramentas para facilitar o monitoramento da marca

Se você vai iniciar seu monitoramento de marca, uma boa ferramenta gratuita é a Social Mention, que busca por conteúdo criado por usuários de redes sociais, blogs, comentários em vídeo e imagens. Experimente, é fácil de usar. Uma outra forma de começar os trabalhos, se sua empresa ainda for pequena, é simplesmente usando o buscador embutido na maioria das redes sociais, além do próprio Google.

Toda empresa deve ter como hábito o monitoramento de sua marca e a partir das informações entender o que está acontecendo de forma que possa agir preventivamente para qualquer possibilidade de crise.

O monitoramento das redes sociais é fundamental na estratégia de marketing, veja algumas dicas de como fazer isso:

Comece o monitoramento pelo que está relacionado a sua empresa, depois amplie o monitoramento para os concorrentes e acompanhe tudo que acontece nesse segmento;

Quando for escolher os termos para monitorar, lembre-se das possíveis variações que os usuários podem usar para citar sua empresa, como nomes de produtos ou ainda erros ortográficos. Por exemplo: Banco Itaú, BCO Itau, B. Itaú.

Monitoramento deve ser feito diariamente. Lembre-se que um monitoramento regular é capaz de prevenir crises. Você poderá perceber o crescimento de citações negativas e poderá agir de modo que isso não se alastre;

Grandes empresas devem utilizar um misto de ferramentas pagas com ferramentas gratuitas, assim, terão maior alcance. Já as pequenas e médias empresas devem fazer o monitoramento utilizando ferramentas gratuitas e pagas somente para casos e marcas específicas e assim otimizar o custo do monitoramento.

Algumas das ferramentas mais usadas para o monitoramento de marca gratuito são:

Social Mention: Real Time Search: você define as palavras a serem monitorada e pesquisa menções em várias redes sociais.

Trendsmap: Lista as hashtags e os assuntos mais comentados no Twitter.

Sei que é repetitivo, mas preciso dizer: as redes sociais estão crescendo cada vez mais. E as empresas não podem se dar ao luxo de ficar de fora, e principalmente, de abrir mão de monitorar como sua marca é citada na web.

Lembre-se: ficou para trás a época que as empresas tinham total controle sobre sua imagem. Hoje esta função está nas mãos do consumidor, usuário das redes sociais, que exerce o papel também de influenciador, então não perca tempo e comece já o monitoramento de sua marca.

 

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