Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos?
Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre os dois pode realmente ajudá-lo a obter boas informações dos seus dados, não importa o quão complicado seja no início.
Quantitativo
Os dados quantitativos são os dados estatísticos, bem estruturados e definidos, o que os torna excelentes para análise. Geralmente é obtido a partir de pesquisas e experimentos que geram dados estatísticos. No caso de quem tem e-commerce é fundamental ter na plataforma configurado o Google Analytics, com ele você tem acesso a dados e evidenciar fatos e padrões. Os dados quantitativos dirão quantas pessoas visualizaram seu site, quanto tempo permaneceram em uma página, suas taxas de rejeição, cliques na página além das informações relativas às vendas, isto é, tudo o que pode ser analisado com números.
Qualitativos
Já os dados qualitativos referem-se à qualidade da interação do seu cliente com sua marca ou publicação. Os dados qualitativos guardam uma certa subjetividade. As formas mais comuns de levantar estas informações são através de pesquisas, por formulários mais estruturados e mais recentemente por perguntas e quizz nas redes sociais.
Os sites de comércio eletrônico lucram com a facilidade e conveniência das compras online, mas também enfrentam forte concorrência em um mercado já bem disputado. Isso significa que, se você for um varejista on-line, seu site deve ser totalmente otimizado para conversão e seus canais de marketing bem planejados para seu público-alvo.
O Google Analytics permite que você configure o acompanhamento de sua loja virtual, adicionando códigos de acompanhamento às páginas relevantes. Esta etapa pode ser concluída internamente, se sua equipe tiver conhecimento de codificação, ou terceirizada. Aqui no Nautilos, todos os nossos clientes possuem configurados o Google Analytics. É uma prioridade em nossa proposta de serviço.
Depois de ativar o acompanhamento de comércio eletrônico do Google Analytics, você pode usar o painel para aprender mais sobre o comportamento do seu público, a receita de vendas e a eficácia de suas campanhas de marketing. Com tantas informações ao seu alcance, pode ser difícil determinar exatamente quais métricas devem ser o seu foco.
Entre as tantas opções de informação dentro do GA, resolvi dar uma atenção a análise de transações, que nada mais são do que as vendas efetuadas no período definido.
Google Analytics: Analise as transações para entender as conversões no site
De acordo com o Google Analytics, as transações referem-se ao número total de compras concluídas em seu site.
Onde encontrar métricas de transação no Google Analytics:
Depois de clicar na guia Conversões, clique em Comércio eletrônico e em seguida em Transações. O painel principal mostrará o número de transações para o período de tempo especificado. Veja exemplo abaixo:
Como analisar métricas de transação:
Ao analisar as transações, o que você quer fazer é encontrar padrões no número de transações no período. Por exemplo, você pode comparar transações com base em diferentes semanas, meses ou trimestres para encontrar padrões.
Talvez alguns dias da semana gerem um número maior de transações do que outros. Nesse caso, você pode considerar planejar divulgação para os dias de baixa. Por exemplo, você pode enviar e-mails promocionais adicionais.
Comparar transações entre diferentes origens, como direta x orgânico, também pode fornecer insights interessantes sobre as origens de tráfego que geram a maioria das transações.
Perceba que quanto mais entender do que acontece no seu e-commerce mais recurso terá para planejar ações e campanhas eficientes de venda, trabalhando para aumentar as conversões bem como a rentabilidade das vendas.
Por que as métricas de transação são importantes:
Acompanhar a evolução das transações no Google Analytics é útil para ter uma ideia melhor de como está o desempenho de sua loja. Como as métricas de transação informam quantas pessoas concluíram uma transação com sucesso, é melhor olhar para as métricas de transação em conjunto com outras métricas de comércio eletrônico, como tráfego e “adicionar ao carrinho” para ver como o funil de vendas diminui conforme os visitantes do site passam pelo cliente jornada.
Conclusão
Pensa comigo, você investiu tempo e dinheiro para publicar e aperfeiçoar sua loja virtual, dedicou tempo planejando e organizando seus produtos, estoque e provavelmente investiu ou vai investir em campanhas de mídia paga. Pois é, mas tudo isso ainda não significa que seu e-commerce está e se manterá no caminho certo.
A importância da análise de dados do Google Analytics está no fato de que você consegue de forma clara rastrear e entender tudo que acontece, tendo informações você terá ideias e fará as correções necessárias para aumentar suas vendas e crescer seu negócio.
Dê uma olhada em seu painel do Google Analytics e veja se você pode começar a entender alguns dos dados. Em seguida, com essas informações, tente planejar novas campanhas tanto de mídia paga, quanto de e-mail ou mesmo ação nas redes sociais e acompanhe o retorno. Se precisar de ajuda sempre pode contar conosco.
Abraços e boa sorte!