Landing page: o que é?

A landing page, ou página de entrada é o destino final do consumidor que pretende converter em um site. O principal objetivo dessa página é ser eficiente para auxiliar o usuário na conversão, é nela que ele vai ter acesso ao seu produto e a oportunidade de conhecer o seu site.

A homepage também é uma maneira de trazer o usuário interessado a fazer uma conversão, mas segundo o site Seo Master, as landing pages tem gerado maior acesso aos sites. O segredo de uma landing page que cumpre com sua função é a objetividade. A página precisa mostrar, em questão de segundos, a proposta da empresa, seja em imagem ou frases de impacto. Para isso acontecer, o site necessita de um layout que seja interessante e que haja uma hierarquização das informações mais importantes.

Toda landing page deve ter bem visível um botão de “call to action” que, na tradução, sugere “chamadas para ação”. Ao ler isso você já deve ter ideia do que significa. Sim, é aquele botão de conversão que, geralmente, possui frases como: “clique aqui” ou “cadastre- se agora”. Esses são os principais focos em uma landing page, é onde o usuário precisa clicar e converter.

A landing page também pode oferecer algo em troca para gerar uma conversão. Às vezes é possível ver um CTA escrito “Baixar download” e pode ser uma forma de gerar esse clique. As pessoas se interessam pelo conteúdo da página, observam as imagens, e se interessam por clicar no botão de conversão. Por isso é tão importante estar tudo em sintonia, para que os internautas possam se envolver pelo conteúdo, imagens e praticarem a conversão.

Como as landing pages são uma página de aterrissagem, onde os clientes “pousam” para a conversão, é necessário que o conteúdo seja simplificado. Se forem complexas, poluídas, com muitas informações e sem planejamento, o seu cliente pode se perder em meio ao caos e não finalizar a conversão.
Sempre é interessante ser ético, principalmente no quesito landing page. Se o seu “call to action” estiver prometendo alguma promoção, assinatura grátis ou o download de um arquivo, cumpra com isso. É necessário deixar o cliente satisfeito e, se possível, surpreendê- lo.

A landing page deve ter apenas um botão que converta, não é indicado deixar a página com várias possibilidades de cliques. Isso pode tirar o foco do visitante. Há diversas formas de conteúdo que captam a atenção do usuário e uma delas são as várias formas de conteúdo. O vídeo, por exemplo, é um bom tipo de ferramenta para atrair atenção, deixando claro que ele deve ser pequeno e leve. Nada de longas cenas com muitas informações.

As landing pages, assim como todas as páginas, precisam ter espaços entre um conteúdo e outro. Não deve- se tirar o foco do consumidor com várias informações irrelevantes. Landing pages interessantes são objetivas. É necessário que ela traga algum retorno para a empresa. Uma conversão ou contatos de possíveis clientes. Invista!