Construção de E-mail Marketing

Construção E-mail Marketing

O e-mail marketing é usado por muitas empresas que possuem estratégias de marketing digital. Segundo o site BtoBMagazine, 59% dos profissionais que trabalham com marketing afirmam que o e-mail é a melhor maneira de gerar compras.

Disparar e-mail marketing é comum e, cada vez mais, empresas de variados segmentos investem nisso. Existem erros muito frequentes cometidos por marcas que acreditam que a eficácia do e- mail marketing é somente enviar e pronto. Se engana quem pensa assim. O e- mail, assim como outras ferramentas usadas no marketing digital, precisa ser usado de forma correta para atingir seu objetivo. É necessário planejar a campanha, a periodicidade e o conteúdo, além de se dedicar a ter uma base de e-mails responsiva. Esse texto irá apontar algumas considerações que devem ser atribuídas ao criar campanhas de e-mail marketing.

Bom, e- mail costuma atrair pessoas por ser algo íntimo, em que é preciso fornecer dados individuais. Pensando por esse lado, é possível observar que o e-mail não deve ser algo muito formal. O usuário se atrai por aquilo que gosta e quem não gosta de ser bem tratado?! Uma das dicas que são muito faladas é sobre usar o nome da pessoa no título ou no primeiro parágrafo. Isso mostra ao usuário que a empresa o conhece e pode estar oferecendo algo atrativo.

Falando em título, ele é responsável por muitas aberturas e cliques nas campanhas de e- mail marketing. Se o usuário não se atrair pelo título, com certeza ele não vai abrir o e- mail. É preciso que ele seja informativo e pequeno. Digamos que ele deve ir direto ao ponto mas sem ser muito impessoal. O título deve ser pensado e repensado até que haja um equilíbrio entre informalidade, educação e informação.

Nós sabemos que receber e- mails com ofertas, conteúdos interessantes ou apenas informações sobre sites que, possivelmente nos agradam, é bacana. Mas todo dia nossa caixa de e-mails recebe demandas e nem sempre temos tempo para ler. Por isso o e- mail marketing deve ser delicado. É necessário que se pense em quantas outras empresas fazem esse tipo de campanha e que ser inconveniente pode fazer com que o cliente tire seu e- mail do cadastro. O ideal é ter um dia fixo na semana para o envio desses e- mails e que isso não aconteça todos os dias, desesperadamente.

Um outro ponto crucial para abertura e conversões em campanhas de e- mail marketing, é a qualidade desses e- mails. Não são somente promoções que agradam os clientes, a empresa pode enviar conteúdos que envolvam os produtos ou dar informações sobre os serviços mais procurados, por exemplo.

O objetivo do e- mail marketing é gerar conversão, por isso existem links e botões de Call to Action para levar o usuário até o site. Os links devem existir mas não devem ser abusivos, é preciso ter moderação. Quanto ao botão de chamada de ação, ele não pode ficar escondido embaixo da página mas também não deve tirar a atenção do texto. É interessante que o profissional que fizer o e- mail, encontre um lugar estratégico para colocar o botão de Call to Action.

O ponto que talvez seja um dos mais importantes quando se fala de e-mail marketing, são as listas de e-mail. Elas precisam ser responsivas e corresponder com os seus reais clientes. Jamais a lista de e- mails deve ser comprada. É necessário que a própria empresa conquiste essa lista e ela seja totalmente espontânea. Se a empresa comprar uma lista que não tem absolutamente nada a ver com seu segmento, poucas pessoas vão se interessar pelo assunto do e-mail e, provavelmente, terá baixa taxa de abertura e clique. Sendo assim, é imprescindível que as empresas se preocupem em captar os dados dos clientes, inclusive o e-mail, pois é importante que ela saiba quem são os interessados em seus produtos.

O design também é muito influente quando falamos de internet, e principalmente, de campanhas de marketing. As pessoas abrem os e-mails em diversos aparelhos como smartphones, tablets e computadores. Por isso, o layout do e-mail deve ser atraente e responsivo em todas essas ferramentas. Uma relevância muito grande é o uso de imagens (divide opiniões). Particularmente, acredito que deva ter alguma imagem no seu e- mail, até porque, ilustrações são atrativas. Contudo, muitas imagens também tiram o foco da conversão e poluem o design do e-mail.

E após levar todas essas dicas em consideração, o importante é sempre tentar melhorar. Nem sempre é possível conseguir uma boa taxa de abertura no primeiro e-mail, é necessário ir testando e ajustando suas campanhas que são mais eficazes e que geram mais resultados. Afinal, cada empresa possui um tipo de cliente e o mais satisfatório é agradar a todos eles.