A maioria das empresas possui uma lista de contatos que já foram ou são atuais clientes. Essa lista é chamada de mailing list e deve ser criada através dos cadastros realizados na empresa ou em alguma plataforma, como redes sociais, e- mails e telefones. Para quem trabalha com serviços de marketing digital, essa lista é ainda mais valiosa, pois uma das estratégias do marketing é a fidelização dos clientes, ou seja, é sempre interessante manter algum contato com os consumidores. Porém, essa lista deve ser responsiva e conter somente os nomes de pessoas que desejam receber essas informações.
O cadastro feito pelo próprio cliente é uma obrigação que as empresas têm que cumprir para que o consumidor esteja ciente de que deseja ou não receber conteúdo sobre determinado assunto. Devido a isso, é muito comum entrarmos em sites e aparecer um pop up solicitando nossos dados para que possamos receber, no e- mail ou até mesmo pelo celular, informações sobre aquele serviço ou produto.
O termo opt- out significa a opção que o consumidor faz para permanecer no mailing list ou não. Essa ferramenta dá autonomia ao consumidor para que ele possa sair da lista assim que não se sentir mais interessado sobre aqueles produtos ou serviços. O opt- out, geralmente, vem em todo e- mail marketing através de algum link com uma mensagem de descadastramento, que fica a critério do destinatário clicar ou não. Quando falamos em opt- out, devemos mencionar a importância de cumprir a escolha dos seus contatos e não fazer nada que possa irritá- los ou constrangê- los.
Muitos profissionais responsáveis pelos controles dessas listas não atendem o pedido dos clientes de descadastramento e acabam prejudicando a empresa, que costuma receber muitas reclamações a respeito das mensagens enviadas.
Se a sua empresa possui esse serviço de mailing list, fique de olho na opção de opt- out e também na atualização dos seus contatos. Inclusive, falamos sobre e- mail marketing por aqui e eu tenho uma indicação para vocês, leiam o post “Construção de E- mail Marketing”.
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Até o próximo post!
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O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das