Ferramenta para redução de imagens

Ferramenta para redução de imagens

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais um post sobre ferramentas virtuais. Vamos falar sobre redução de imagens para sites. Um problema muito comum na vida de quem cria e administra sites é a otimização. Que o Google valoriza um site otimizado, não é novidade pra ninguém, a questão é: como deixar o site dentro desses padrões?
Tem vários aspectos que influenciam a otimização de sites, um deles é o tamanho das suas imagens. Já falamos de design responsivo e produção de conteúdo para um possível ranqueamento do Google. Todos esses aspectos são importantes para um site valorizado. O serviço de otimização envolve diversos trabalhos e pode ser exaustivo, mas vale a pena.
Todas as pessoas gostam de navegar em sites que, além de bonitos e fáceis de mexer, são rápidos. Por isso é importante a compressão de imagens e compactação do tamanho. Há várias ferramentas que podemos usar para fazer esse serviço, porque também há diferentes tipos de imagens que não possuem as mesmas características. Então, sempre que for mexer com isso, lembre- se de olhar qual é o formato da sua imagem.
Existe o JPG, JPEG, PNG, GIF e outros. O interesse do texto não é explicar as características de cada formato, por isso não entrarei em detalhes. O que interessa é: cada ferramenta é melhor para um tipo de imagem e, por isso, é bom ficar atento ao formato das imagens do seu site.
É importante mencionar sobre a qualidade dessas imagens. Há alguns programas que além de compactar o tamanho, reduzem a qualidade da foto e em alguns casos isso pode ser prejudicial. Em sites que precisam de um grande poder visual, é necessário ter mais cautela quando for usá- las.
No primeiro semestre de 2010, a Mozilla fez uma pesquisa e provou que sites mais leves e, consequentemente mais rápidos, tem mais conversões. Após fazer um teste, a empresa conseguiu comprovar que apenas 1 segundo a mais no carregamento da página, provoca uma queda de 2,7% de conversões. Por esse motivo, a Mozilla conseguiu reduzir em 2 segundos o carregamento de sua página e gerou 15% de conversões a mais.
Como já citei os pontos positivos e os cuidados que é preciso ter na hora de usar essas ferramentas, vamos ao que interessa.
Sempre que vou postar textos no blog ou fazer algo no site, eu uso uma dessas ferramentas que reduzem o tamanho da imagem. A que eu mais gosto é TinyPNG, apesar do nome sugerir que só é feita a redução de imagens PNG, ela aceita imagens JPEG também. É interessante pois é possível compactar o tamanho de 20 imagens ao mesmo tempo (cada imagem pode ter até 5mb). O que essa ferramenta tem de diferencial é que ela possui capacidade de reduzir a foto em até 90% do seu tamanho original. É em inglês mas é muito simples de mexer, não tem taxa e nem é preciso cadastrar.
Outra ferramenta que vejo as pessoas falando bem, é o ImageSmaller. Ela também é em inglês mas super fácil de mexer. Assim como a outra, promete uma redução de até 90% no tamanho da imagem mas sem alterar a qualidade. O diferencial do ImageSmaller é que ele suporta arquivos de até 50mb (muito maior do que o TinyPNG).
Essa é a primeira página da ferramenta TinyPNG, é só carregar a imagem nessa caixa pontilhada e compactar o tamanho.
Ferramenta para redução de imagens
Já essa é a ferramenta ImageSmaller e também tem um layout parecido com a outra. É preciso colocar a foto nesse retângulo e carregar a nova imagem.
Ferramenta para redução de imagens
Estas são as ferramentas de redução de imagens que indicamos hoje. Estamos sempre produzindo posts sobre ferramentas super interessantes e valem a pena ser lidos. Qualquer dúvida ou dica, entre em contato conosco!
Já nos segue em nossas redes sociais?
Facebook: www.facebook.com/NautilosMarketingDigital
Twitter: @nautilosmkt
Instagram: @nautilosmktdigital

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Navegue por outros temas e saiba mais

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Como escolher um produto para e-commerce
E-commerce

Como escolher um produto para vender online

Para muitos que estão planejando iniciar um negócio online e mais especificamente um e-commerce, o aspecto mais difícil de começar é por decidir quais produtos

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco