O Marketing Digital no Brasil é relativamente novo, mas vêm tendo cada vez mais espaço nas pautas que abordam internet. Segundo dados de uma pesquisa feita em 2016 pelo IAB Brasil, Interactive Advertising Bureau, o Marketing Digital cresceu 14% em 2015.
Com esse aumento de investimento no mercado da internet, alguns nomes de referência no Marketing Digital brasileiro começaram a se destacar. A região que mais cresceu nesse ramo, é a Sudeste, com estados mais relevantes, sendo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Segue uma lista com alguns nomes que podem servir de fonte para as pessoas que estudam e se interessam por Marketing Digital. É sempre importante conhecer referências que sejam do nosso país, até mesmo para valorizar a profissionalização e o investimento no Brasil.
Bruno Rodrigues é carioca, especialista em informação digital, líder em projetos voltados para comunicação e marketing. Bruno presta serviços para a Petrobrás desde 1997 e trabalha com relacionamento e gestão de conteúdo. Além disso, é instrutor em Webwriting e informação no exterior e no Brasil em empresas como Oi e Bradesco.
Bruno também é o responsável e criador do padrão brasileiro de redações online. Ele é autor do primeiro livro sobre webwriting em português e o terceiro do mundo todo a falar disso. Bruno possui um site e algumas redes sociais, é possível segui- lo, acessar suas contas e interagir com ele por lá. Não perca essa oportunidade!
SITE: www.bruno-rodrigues.blog.br
TWITTER: @brunorodrigues
Martha Gabriel também é um grande nome do Marketing Digital no Brasil, ela é graduada em engenharia e pós graduada em Marketing (ESPM), Design Gráfico (Belas Artes SP), mestre e doutora em Artes. Martha é vencedora de 11 Prêmios iBest entre os anos de 1998 e 2005 e já ganhou como melhor palestrante em mais de 50 apresentações. Ela é autora de artigos no Brasil e no exterior, como Estados Unidos, Europa e Ásia. Martha Gabriel é autora de 5 livros, o mais famoso é o “Marketing na Era Digital”, além disso, é professora de MBA e pós graduação em escolas como PUC-SP e ESPM.
SITE: www.martha.com.br
TWITTER: @marthagabriel
Edney Souza é um profissional com experiência desde a década de 90 em tecnologia. Consultor de Marketing especializado, professor de redes sociais na ESPM, FGV e ComSchool, deixou um cargo de gerente de sistemas em 2005, como está em seu Linkedin, se dedicou ao seu blog (interney.com.br) que ficou conhecido como o blog mais popular do Brasil nos anos de 2006, 2007 e 2008. No mesmo ano, fundou uma agência especializada em mídias sociais. Em 2014 foi disseminador das campanhas em redes sociais de Aécio Neves e de 2009 até 2016 trabalhou como curador da área de mídias sociais da Campus Party. Alguns de seus clientes são Ford, Disney e Pag Seguro.
SITE: interney.net
TWITTER: @interney
Para agregar mais valor a essa lista, é preciso acrescentar o nome de Raquel Recuero. Ela é jornalista, professora de comunicação social da Universidade Católica de Pelotas e palestrante. Segundo ela, em seu próprio site, suas áreas de interesse são as redes sociais e comunidades virtuais na internet, conversação e fluxos de informações. Raquel já publicou dois livros que fazem sucesso no segmento da comunicação, um deles é o “Métodos de pesquisa para internet” e o outro chama- se “ Redes Sociais na Internet”. Raquel é relativamente jovem mas possui muita experiência no que se refere a comunicação digital.
SITE: www.raquelrecuero.com
TWITTER: @raquelrecuero
Fabio Ricotta é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Itajubá e um dos fundadores da Agência Mestre. Quando se fala em especialistas em Marketing Digital, Fabio é um dos mencionados. Sua agência possui mais de 60 clientes, sendo alguns como Casas Bahia, Bayer e Ponto Frio. Há mais de 14 anos ele atua no Marketing Digital e, atualmente, percorre o país esclarecendo as informações sobre o mercado virtual e repassando os conhecimentos adquiridos pelos anos de experiência.
SITE: www.fabioricotta.com
TWITTER: @fabioricotta
Outro nome que possui muita relevância quando se trata de Marketing Digital é Camila Porto, jovem moradora de Curitiba que iniciou sua carreira de empreendedorismo em 2011. Ela é graduada em Comunicação Institucional pela UTFPR e, desde que se formou, continua aprimorando seus estudos sobre o segmento digital. Em 2017 se graduou especialista em Marketing pela PUC-PR. Segundo Camila, em seu site, mais de 6 mil alunos já passaram pelas aulas online que ela ministra. Essas aulas são treinamentos online sobre Facebook Marketing. Além disso, ela já escreveu um livro de sucesso, chamado “Facebook Marketing: Como gerar negócios na maior rede social do mundo”.
SITE: www.camilaporto.com.br
TWITTER: @camilapc
Quando se fala em Marketing Digital no Brasil, um dos primeiros nomes reconhecidos nacionalmente, é Conrado Adolpho. Ele é consultor, escritor, empresário e palestrante. Uma das importantes informações sobre Conrado, é que seu livro, “Google Marketing” foi um dos mais vendidos no Brasil sobre o mercado digital no ano de 2008. Natural do Rio de Janeiro, Conrado mora em Campinas desde 1996, onde desenvolveu a maior parte dos seus trabalhos. Em 2004, Conrado criou sua agência de Marketing Digital, chamada Publiweb, uma das primeiras consultorias desse segmento no Brasil. Conrado Adolpho é o criador dos 8Ps do Marketing Digital e lançou um livro com o mesmo nome em 2011 e, após essa criação, se tornou referência no país todo.
SITE: www.conrado.com.br
TWITTER: @conradoadolpho
Ana Tex também é um nome que precisa estar nesta lista. Ela é professora e palestrante de Marketing Digital. Especialista em Marketing Direto pela (ABEMD). Ana Paula também é diretora e produtora. Cria conteúdos, é responsável por ações de marketing e prospecção. Além de professora, Ana atua na área de atendimento e consultoria. Em suas redes sociais ela posta vídeos e textos que possuem informações relevantes sobre mídias sociais e mercado digital.
SITE: www.marketex.com.br
TWITTER: @anahitex
Gil Giardelli também merece ser mencionado. Ele tem 16 anos de experiência em cultura digital. Segundo ele, em sua apresentação no LinKedin, é web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação. Além disso, é professor de pós- graduação e MBA na ESPM. Ganhador do prêmio de empreendedorismo mais inovador do mundo na Feira do Livro de Londres, Gil é autor do livro “Você é o que você compartilha”. Colunista da Você S.A, BandNews e Exame, ele possui um currículo muito abrangente na área da comunicação e marketing. Merece ser seguido por quem se interessa pelo mercado digital.
SITE: www.gilgiardelli.com.br
TWITTER: @gilgiardelli
Eu não poderia deixar de citar o nome de Bia Granja ao escrever sobre pessoas influentes no mundo digital. Ela é a co- fundadora do Youpix, um site que tem o objetivo de discutir a internet e essa relação com os jovens. Ele revolucionou esse processo de questionar os limites da internet e a introdução do jovem nesse meio. Bia Granja, como disse a Revista Galileu, é o cérebro da empresa. Ela afirma que o site sai desse modo engessado de discutir as mídias sociais e a cultura. Bia cursou turismo na faculdade paulista Anhembi- Morumbi mas logo iniciou carreira no mundo da web. O Youpix já tem mais de 10 anos e vem triplicando seus acessos e sucessos a cada ano. Bia é responsável pelo conteúdo, criação e pelo trabalho de consultoria do Youpix. Não deixe de segui- la nas suas redes sociais e ficar por dentro de novas informações sobre o site.
SITE: youpix.com.br
FACEBOOK: facebook.com/biagranja
Esses foram alguns nomes que escolhemos para apresentar aos interessados pelo mercado digital mas que ainda não sabem onde encontrar boas fontes. É muito importante seguir pessoas do ramo e se atualizar a cada nova informação, também é importante ler livros sobre marketing digital. Nós, do Nautilos, estamos sempre em busca de novas referências.
Será que estão falando bem de você?
O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das