Em pesquisa da IAB publicada na Exame em março deste ano informa que “o mercado publicitário na Internet atingiu 32% de crescimento e se consolida como o segundo maior meio em participação no bolo publicitário, ultrapassando jornais e ficando atrás apenas da TV.”
O mercado de marketing digital está aquecido e se fortalece com novos profissionais especializados no ramo e que continuam a se informar. Sabemos que a atividade de marketing digital ainda é muito nova e mais que entender o operacional de uma ferramenta é essencial compreender o conceito que o acesso a internet possibilita como colaboração, participação, interatividade.
E por isso fizemos uma lista de livros que são essenciais para aprimorar o conhecimento em marketing digital. É claro que há diversos outros livros na área, mas está já é um lista que abrange todas as áreas do marketing digital.
Livros de Philip Kotler
De forma clara e objetiva Philip Kotler apresenta em Marketing 3.0 sua teoria que o marketing deve se voltar para atender e representar os valores pessoais de seus clientes. Mas, não podemos deixar de citar o seu principal livro, Administração de Marketing, livro referência para qualquer profissional de marketing, onde você encontrará todas as informações essenciais para uma gestão de negócios.
Marketing 3.0 – As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano – Philip Kotler
Administração de Marketing – Philip Kotler
Livros de Martha Gabriel
Martha Gabriel tem dois ótimos livros que devem ser leitura obrigatória para quem estuda marketing digital. No livro Dominando o Marketing de Busca que está na segunda edição Martha aborda a questão da pesquisa como fator essencial para os negócios, pois com o grande volume de informações é necessário ser encontrado por seu potencial cliente. No livro Marketing Na Era Digital apresenta as diversas oportunidades que a web oferece para um negócio.
Sem e Seo – Dominando o Marketing de Busca – Martha Gabriel
Marketing Na Era Digital – Conceitos, Plataformas e Estratégias – Martha Gabriel
Os 8 Ps do Marketing Digital (Conrado Adolpho)
Neste livro Conrado Adolpho apresenta os principais conceitos do marketing digital de forma prática, com ferramentas e com exemplos claros de como planejar ações em marketing digital.
Os 8 Ps do Marketing Digital – Conrado Adolpho
Estratégias de Marketing Digital e E-commerce (Sandra Turchi)
Sandra Turchi aborda o e-commerce, um material contextualizado com números e pesquisas do mercado brasileiro o que o torna importante para quem se dedica ao e-commerce.
Estratégias de Marketing Digital e E-commerce – Sandra Turchi
Planejamento Estratégico Digital (Felipe Morais)
No livro Planejamento Estratégico Digital, Felipe Morais, apresenta como um planejamento é eficaz é essencial para o fortalecimento de uma marca, em especial, no ambiente digital.
Planejamento Estratégico Digital – Felipe Morais
Manual de Marketing em Mídias Sociais (Darren Barefoot e Julie Szabo)
As mídias sociais exigem muito mais que um conhecimento técnico, é preciso compreender conceitos e comportamentos. Com este livro de Barefoot e Szabo apresentam como alcançar visibilidade e fortalecer relacionamento na web.
Manual de Marketing em Mídias Sociais – Darren Barefoot e Julie Szabo
Estratégia de Conteúdo para Web (Kristina Halvorson)
Para quem trabalha com gestão de conteúdo este livro é o diferencial em sua formação. Com ele você entenderá que gerir um site não é simplesmente responder um contato ou produzir um texto para o blog.
Estratégia de Conteúdo para Web – Kristina Halvorson
Guerreiro SEO (John I. Jerkovic)
Com o livro Guerreiro SEO você vai aprender a fazer na prática as ações que vão contribuir para a otimização de seu site nos buscadores, principalmente no Google. Este livro é técnico, um conhecimento básico de programação é importante para o completo entendimento. Se você não, a leitura vale para você saber o que pedir, o que solicitar a seu profissional de TI.
Guerreiro SEO – John I. Jerkovic
Google Analytics (Justin Cutroni)
Monitorar seu site é estratégia de negócios. É a base de dados onde alcançaram novas informações e por isso, entender o Google Analytics é importante. Nada que for feito em site, em sua estratégia, seja de preço, de relacionamento, seja de otimização, terá resultado se não tiver uma boa análise.
Google Analytics – Justin Cutroni
Livros de Chris Anderson
Chris Anderson apresenta em dois livros a importância da web para os negócios. Em Cauda Longa faz relação da internet com o mercado de nicho e como este é importante para os negócios em que tem na web a sua principal fonte de negócios. O Conceito de Cauda Longa surge com um novo direcionamento dos negócios, que deixam de dar valor unicamente para o mercado de massa. O segundo livro é Free – o futuro dos preços em que aborda como a política do grátis pode ser um diferencial para alcançar volume e tráfego ao seu site e conquistar clientes realmente interessados em seu negócio.
A Cauda Longa – Do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho – Chris Anderson
Free – o futuro dos preços – Chris Anderson