O que é um servidor?

O que é um servidor?

Basicamente, um servidor é um computador que comanda uma rede de outros computadores. Além disso, os servidores costumam armazenar dados importantes da rede.
É possível que ele controle acessos e arquivos da empresa. Há discussões no que diz respeito aos tipos de servidores que existem. Algumas pessoas preferem o servidor dedicado, outras o VPS. Quando se fala em servidor, uma palavra que também se relaciona, é a hospedagem.
Vou explicar os tipos de servidores e o que a hospedagem tem a ver com isso. Qualquer dúvida, podem enviar por aqui ou no e- mail que nós respondemos. Os sistemas operacionais dos servidores são diferentes dos que usamos em máquinas “normais”.
O servidor dedicado é aquele que fica ligado 24h por dia, 7 dias por semana e conectado a uma alta velocidade de internet. Geralmente, as empresas maiores que preferem esse tipo de serviço, pois demandam um custo financeiro maior.
Esse servidor dedicado pode ser uma das melhores opções mas precisa de atenção na hora da contratação. Ele demanda um conhecimento de gerenciamento  e, por isso, é mais difícil de ser usado. Além disso, é necessário uma instalação do sistema operacional e configurações de software.
Servidor dedicado
O servidor VPS é um servidor virtual. A tradução de VPS é Virtual Private Server, ou seja: um servidor virtual privado. Nesse tipo de serviço, há um servidor com presença física e, inclusive, muito potente. O que acontece é que esse servidor é dividido e funciona separadamente  para diversas empresas, elas contratam o servidor, onde outras empresas também contratam esse mesmo serviço. Por isso, a potência do aparelho, diminui.
Servidor VPS
Há também, tipos diferentes de hospedagem.
A hospedagem padrão são hospedagens compartilhadas, equivalente ao servidor VPS. Há uma empresa que possui a hospedagem e vende os acessos para outras empresas. Essa hospedagem pode ser desvantajosa, pois o cliente fica refém do funcionamento.
Existem diversas reclamações a respeito da hospedagem padrão justamente por causa desse serviço compartilhado. A empresa divide a hospedagem com diversas outras e isso interfere no bom desempenho do site.
Hospedagem padrão
A hospedagem wordpress possui um serviço diferenciado. O sistema é relativamente leve e tem capacidade de ser utilizado em qualquer computador. O plano de hospedagem wordpress possui maior garantia de funcionamento do que o padrão, já que somente o contratado usa e não compartilha com mais empresas.
A qualidade do servidor é imprescindível para o bom funcionamento do site. É necessário que a escolha seja feita de acordo com a necessidade de cada empresa. É bom observar a complexidade das páginas e o número de visualizações por dia.
Hospedagem WordPress
Gostou do conteúdo? Nos dê um feedback e dicas de próximos posts!
Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!