A tradução direta para o termo “linkbait” é isca para links. Com esse nome já deu pra imaginar sobre o que vamos falar hoje, né?! O linkbait é o que vai atrair os leitores para o seu link. Isso pode ser usado como títulos chamativos, expressões muito buscadas na web ou até nomes de pessoas famosas.
O linkbait é uma técnica muito usada por sites conhecidos, como esses exemplos do BuzzFeed e Catraca Livre. Portais como esses já possuem experiência em linkbait e sabem como atrair possíveis leitores com termos chamativos em títulos, como “dicas de”, “saiba como”, “os últimos” e vários outros termos que instigam nossa curiosidade. Mas há também os sites que, vez ou outra, fazem linkbait sem querer e usam uma palavra-chave forte e acabam atraindo muitos leitores para determinado post. Quando o linkbait acontece, o tráfego da página aumenta muito, diversos leitores compartilham e referenciam seu conteúdo e isso é bom para o site.
Como essa técnica têm sido muito usada, as pessoas passaram a desconfiar das chamadas apelativas, pois os conteúdos nem sempre são pertinentes à chamada. Um exemplo muito comum são os “posts relacionados” de alguns sites, em particular os posts patrocinados. Costumam ter chamadas como “Professor de Belo Horizonte leva cursos de inglês à falência com novo método de estudo” e ao clicar tudo o que se vê é um texto sem graça sobre mais um curso de inglês com promoção para novos alunos.
Até o Facebook, há aproximadamente três anos, decidiu avaliar e eventualmente penalizar esse tipo de estratégia, pois as pessoas estavam reclamando da má organização hierárquica do site clicando em muitos títulos falsos. Como eles examinam isso? Analisando quanto tempo, em média, as pessoas permanecem na página, considerando que os leitores que ficam mais tempo em um site, gostam do conteúdo e se interessam pelas informações. Já os que entram e em poucos segundos saem, podem ter tido alguma frustração.
Então o linkbait pode ser uma técnica positiva ou negativa, depende de como você vai usar. Acredito que a criatividade é o ponto chave da estratégia e, dessa maneira, haverá um tráfego e permanência de usuários em seu site. O mais importante é sustentar o peso do título no conteúdo e não usá- lo somente como atrativo.
Falando em conteúdo, postamos um texto super bacana sobre os principais erros de produção para sites, acessa lá: Veja onde você erra ao produzir conteúdo
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O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das