Criar a persona do seu negócio é extremamente importante para o sucesso dos seus serviços e produtos. Quem trabalha com publicidade, marketing ou comunicação de uma forma geral, já ouviu falar da importância em saber qual a sua persona.
Muita gente chama a persona de público-alvo — inclusive, já escrevemos um texto que fala sobre as “Diferenças entre público- alvo e persona” – mas a persona é mais do que isso. Ela é a especificação desse público, geralmente possui um nome, uma idade e até criam- se currículos para exemplificar quem ela é.
Bom, já deu pra entender a importância de descobrir a persona da sua empresa, né?! É preciso compreender para quem você vende e quais as características dessa pessoa. Isso facilita o sucesso do seu negócio, porque é direcionado para quem procura o seu serviço.
A pesquisa de persona é feita através dos clientes que você já tem. Para criar essa persona são necessários alguns passos. É preciso selecionar o perfil dos seus principais clientes e fazer um “balanço” de idade, gênero, escolha profissional e situação econômica.
Além dos clientes que você já tem, é bom cruzar esses dados com os clientes que você deseja e preencher lacunas que podem estar impedindo que você chegue até o seu cliente ideal.
É interessante mencionar que uma marca pode ter mais de uma persona, mas essa pesquisa deve ter acontecido para que a empresa defina isso. O principal ponto para achar a sua persona é esse estudo de clientes, de possíveis clientes e o cruzamento desses dados.
Ao interpretar essa persona, o trabalho da empresa é direcionado e mais eficiente. Direcionar estratégias e conseguir resultados é muito mais fácil após a definição do seu cliente ideal.
Além de definir estratégias, é importante estabelecer linguagens, horários e conteúdos que são do interesse dessa persona. Entendeu a importância de fazer essa pesquisa e descobrir quem é que sua empresa deseja atingir?
O marketing de conteúdo, ou inbound marketing, só consegue ser efetivo após a definição de quem é o seu cliente ideal. Por isso, não deixe para depois. É necessário trabalhar com sua persona definida. Você perde menos tempo e dinheiro.
Se tiver alguma dúvida sobre esse ou qualquer outro assunto que envolva marketing digital, pode mandar para a gente. Estamos sempre disponíveis.
Até o próximo post!
Será que estão falando bem de você?
O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das