Qual sua marca afetiva?

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Nesse momento que vivemos em distanciamento social é natural relembrarmos de acontecimentos que passamos tanto em ambientes familiar, social, e profissional. E por acaso lembrou de alguma marca? 

Ser lembrado por seus clientes no momento de compra é o objetivo de toda empresa, mas ser lembrado no momento de crise mundial de forma afetiva é resultado de gestão de marca bem definida. Por isso, é importante que as empresas definam um modelo de gestão que priorize o fortalecimento da marca perante a cliente e não clientes. As empresas que desenvolveram e ofereceram a seus clientes boas experiências de modo a transformar em memória afetiva tem mais potencial que clientes voltem a consumir seus produtos e serviços. 

 Uma das questões que pensei quando comecei o distanciamento social era necessidade de fazer compras para entregas em casa e logo decidi procurar pelos contatos do comércio local que já usava normalmente. E a minha surpresa que lojas que frequento há anos aqui em BH – mas tenho certeza que se repete em todas as cidades – é que estavam nada preparadas para essa demanda. A maioria sequer tinham um site, alguns com cadastro no Google Meu Negócio, porém com informações desatualizadas. E o mais importante não construíram uma marca de valor para ser lembrada e considerada em momento de crise. 

Depois de alguns dias tentando definir as empresas que daria prioridade nas compras semanais – inclui no critério a segurança e cuidados com os profissionais que lhe prestam serviço e com o produto na entrega – acabei optando em comprar alguns produtos em outras lojas. Não basta eu ter lembrado do produto X da loja Y se a mensagem que me foi transmitida é que estavam fazendo pouco caso com os cuidados e prevenção contra o COVID-19. 

Então, não adianta ter somente produtos bons é necessário estar alinhado com o contexto atual da sociedade. Não importa o tamanho da empresa, o que importa é a imagem que ela tem em sua mente.  A Quitanda Sabores, empresa de comida congelada, inseriu em seu processo de entrega mais um item de segurança aos seus clientes, embalagem extra.  Como já comentei aqui é hora de pensar em três abordagens para comunicação neste momento de crise: consumo consciente,  conscientização, comunidade.

 

Vamos fazer um exercício: Qual sua marca afetiva? 

  • Escreva três marcas que você mais admira, e diga o motivo; 
  • As três marcas que você considera com o melhor atendimento, que foi surpreendido ou que já está tão acostumado com o bom atendimento que não espera algo abaixo de muito bom;
  • As três marca que você considerou dar aquela força neste momento. 

 

As minhas marcas afetivas

As três marca para dar aquela força neste momento:

Soul Jazz Burger → além de ter um hambúrguer maravilhoso, ao fechar logo colocou o serviço de entrega disponível tanto para entrega de seus produtos quanto para a doação de produtos essenciais para moradores de rua ou em situação de risco da região. 

Quitanda Sabores → empresa de produção de comida congelada para veganos e vegetarianos com entrega em toda BH, que conscientes de sua responsabilidade na produção de alimentação saudável aumento ainda o rigor na produção e entrega dos produtos incluindo uma solução simples e importante, uma embalagem extra que protege a embalagem durante o percurso de entrega depois que sai do ambiente higienizado da cozinha. 

Padaria Ping Pong → apesar de não achar o melhor pão da região, é uma empresa local reconhecida pelos cuidado que o proprietário tem tanto com a produção quanto com os funcionários, e por isso no momento que me vi em casa sem poder sair, foi para lá que liguei para fazer algumas compras para casa, já que padaria vende quase tudo hoje em dia. 

Atendimento que ficam registrados na mente:

Liberty Seguros → há alguns anos tive problemas com meu carro no Rio e morava em BH, fui surpreendida com o atendimento preciso, objetivo e claro. Normalmente não esperamos isso de uma seguradora de carro. 

Google ( suporte ao cliente) → É claro que uma empresa do porte do Google tenha uma série de posicionamento políticos e econômicos que podem ser questionados. Mas, aqui quero falar somente do atendimento aos clientes usuários dos serviços Google de link patrocinado. Apesar da queda de qualidade na ferramenta o atendimento sempre foi claro, objetivo, atento a necessidade e realidade de cada cliente. 

Borém San Marino → uma empresa de calçados femininos também aqui perto de casa e que me atendeu prontamente com disposição para resolver um problema no calçado após a compra. E eu continuo cliente. 

Minhas três marcas afetivas:

Revista Vida Simples – conheci a revista há muito anos e comprava todos os meses, era coleção lá em casa. Fiquei um tempo sem comprar, época de cortes e que abri mão de “acumular” coisas, e a revista ficou na minha memória como referência de qualidade de texto. Há cerca de 1 ano a capa da revista voltou a chamar minha atenção nas bancas de revista (e no instagram) e voltei a comprar na banca, e o texto está ainda melhor. E o que mais gostei, tem um posicionamento claro, bem definido e suas ações não entram em conflito com seus valores e são bem representados na comunicação com público. 

TAG Clube do Livro – conheci o clube no início de 2017 e fiquei surpresa com a qualidade  do atendimento e atenção com os assinantes. O melhor do clube é poder conhecer outros participantes, eu até me considerava uma leitora assídua, então descobrir que leio muito pouco comparado com outros assinantes. Outra ponto interessante foi me permitir a ler livros com estilos que até então não me interessavam e conhecer novos autores. 

Biscoito Globo – como carioca  essa marca me remete minha infância quando íamos à praia na Barra da Tijuca. O biscoito é símbolo presente em todas as praias do Rio e até hoje tenho em minha memória o barulho do biscoito ao comer e a pergunta do vendedor na areia: Salgado ou doce? 

Lembre-se, marca é o que vai ditar o ritmo do mercado nos próximos anos. Posicione sua marca para ser competitivo!

Se puder fique em casa, cuide-se. Até a próxima. 

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