Três abordagens para comunicação digital - E agora, mundo?

Três abordagens para comunicação digital – E agora, mundo?

Agora é todo dia analisar o cenário e ver o que pode e deve ser feito. Esse período de isolamento, é algo fora de qualquer planejamento e não temos ideia do que pode acontecer. Não tem como planejar o futuro. É hora de fortalecer a marca, atender pontualmente esta situação, e tentar se preparar para o retorno do mercado ativo.

A minha visão para esta semana ou de hoje é: as pessoas estão em fase de transição do susto da mudança repentina para rotina de um novo dia a dia. Há muitos medos em questão: perda de emprego, diminuição de renda, segurança alimentar, estresse mental, excesso de atividade dentro de casa (trabalho home office, filhos estudando, fazer almoço, limpar a casa, higienizar tudo que chega da rua, etc) e um excesso de informação negativa.

O que sei é que há segmentos que podem ter potencial de venda imediata, alguns outros vão precisar de se reorganizar. Aqueles que tem claramente um público nichado e já fidelizada terão mais facilidade para manter uma conversa e redirecionar a forma de atendimento. Há os que vão encarar o momento para estabelecer novos serviços e os que vão enfim mergulhar na transformação digital. Empresas descobrem que é possível trabalhar remotamente e colaborar com a qualidade de vida do funcionário ao tirar alguns das ruas no horário do rush.

O que temos que fazer agora?
Estar aberto ao diálogo, estar aberto a novas propostas, inovar, pensar e agir diferente.

E podemos pensar em três abordagens para comunicação digital*:
Consumo consciente – reforçar ações de posicionamento de marca, estreitar laços e propor soluções com responsabilidade;
Conscientização – ajudar ao consumidor a tomar decisões, influenciar de forma positiva, e trabalhar a lembrança da marca;
Comunidade – fortalecer laços e gerar confiança. Um estudo feito pela BrandZ/WPP aponta que marcas com reputação forte e que geram confiança nas pessoas sofrem menos impactos nos negócios.

Como fazer agora?
Comunicação digital com site otimizado → A busca orgânica é a principal fonte de tráfego de um site, construa confiança e credibilidade! Fortaleça sua marca no ambiente digital.

Comunicação digital nas redes sociais → rede social é trabalhoso, pensar diariamente o que postar, torna-se até desumano, o que oriento é fazer planejamento mensal. Você pode usar o Mlabs que tem plano trimestral com preço acessível, e o melhor, você poderá com o conteúdo planejado para o Instagram, adaptar esse material e publicar em outras plataformas como o Google Meu Negócio ou LinkedIn. Porém, só faz sentido a contratação da Mlabs (A SEMrush oferece também acesso gratuito a várias ferramentas e serviços) é ter a regularidade do planejamento mensal. Isso diminui o trabalho diário nas redes sociais e conforme algum evento importante você faz atualizações, com atenção mais pontual e artesanal. Fica um trabalho mais harmônico e humanizado.

Comunicação digital por mídia paga → Num mundo altamente competitivo o trabalho de mídia paga sempre será essencial. Quanto melhor for o seu trabalho orgânico com produção de conteúdo, uma site altamente otimizado, e sua marca fortalecida, talvez (depende do segmento e concorrência) o seu investimento em mídia paga poderá ser menor. Mas, para alcançar esse trabalho de construção de marca, é preciso de tempo, autenticidade, seriedade.

Ninguém estava esperando uma crise econômica e até comportamental tão forte para esse ano. Como falei vamos ter que pensar mais pontualmente, “manter a pipa no ar”, e passar por essa fase e principalmente se preparar para a próxima.

Vamos pensar juntos o que você deve fazer para manter sua empresa e marca valorizadas?
O Nautilos está disponível para ser um ponto de referência em gestão de marcas e negócios aos nossos clientes neste momento que há um sem número de informações confusas.

Se cuide e vamos passar por isso juntos!

 

 

*referência: Marketing de Influência em tempos de Pandemia de COVID-19

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