Antes de começar, vou explicar o que é branding e só depois que tudo tiver sido entendido, iremos falar o porquê é necessário esse trabalho. Bom, muitas pessoas confundem branding com marca, mas são coisas diferentes.
A marca é a logo, o nome. Branding é tudo aquilo que esse nome e essa logo carregam. É a gestão que essa marca possui para permanecer no mercado. Vamos dizer que branding é uma pesquisa que sustenta a marca. Direciona caminhos e mostra oportunidades.
Podemos dizer que branding constrói para o público o que é determinada marca.
Quando pensamos em uma empresa e, logicamente na sua marca, a gente pode perceber várias coisas. Por exemplo, o perfil de seu público, a imagem dos seus produtos, sua linguagem etc. Algumas marcas, quando pensamos nelas, parecem ser íntimas de nós. Essa é a função do branding!
Uma das principais funções do branding é trazer clareza. A função da marca é mostrar aos consumidores qual é o seu objetivo, o que ela representa. Uma gestão de marcas bem feita, conquista o cliente e faz com que ele sempre lembre de você.
Além de transparência e identidade, o branding trabalha critérios de campanhas. Isso é muito importante para despertar o interesse do público na marca. O trabalho do branding é fazer com que o seu público se identifique com você e nunca mais esqueça da sua importância.
Além de se preocupar com o consumidor, o branding também é visto como uma forma de agregar contatos para a marca. Nós sabemos que uma marca precisa de parcerias e um bom relacionamento com o mercado. A gestão da marca pensa nisso e auxilia neste processo de reconhecimento.
O branding, além de tudo isso, gera economia para o marketing. Você pode estar se perguntando: “como assim?”. Pois é. Uma marca bem trabalhada gera um número maior de interessados, alcança melhor o seu público e conquista mais pessoas. As campanhas criadas através de pesquisas de branding tem mais chances de darem certo e, logicamente, a empresa não perde investimentos equivocados.
O branding dá à empresa um novo conceito de mercado e mostra como ela se posiciona nele. Ufa. Consegui responder a pergunta inicial?
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Até o próximo post!
Será que estão falando bem de você?
O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das