O MarketPlace é um tipo de comércio que vem crescendo no Brasil, funciona como um shopping virtual de sucesso em que possui como característica positiva um enorme número de visualizações.
Por que ele é vantajoso para o comerciante? O MarketPlace pode ser muito vantajoso para quem deseja vender, por ser como um shopping onde há muita variedade de produtos e isso acaba atraindo um maior número de pessoas.
A palavra MarketPlace, sugere “market”= mercado e “place”= lugar. Esse lugar, no caso, é um local virtual. Pode parecer estranho acessar um site que possui uma variedade muito grande de produtos mas é muito interessante encontrar diversos tipos de objetos em apenas um acesso. E aí vem a vantagem do consumidor, é muito relevante para quem compra, entrar em apenas um site que contém muitos tipos de produtos em que o interessado possa escolher por melhor preço, tamanho e localização.
Esse canal de vendas é promissor e vêm tendo um grande número de adeptos. O MarketPlace é democrático e o consumidor pode fazer diversas buscas e encontrar o melhor produto dentro de diversas lojas cadastradas no país. No Brasil, o Submarino e as Lojas Americanas, são os mais famosos sites que cedem seus espaços para outras lojas poderem criar um relacionamento de vendas.
Inclusive, um MarketPlace que vende utensílios de casa, produtos femininos e masculinos de variadas marcas, esteve em um mau momento há algumas semanas. A Dafiti é um MarketPlace conhecido no Brasil e faz grande sucesso pela quantidade de marcas e ofertas que promovem.
No início de Dezembro de 2016, os usuários da internet boicotaram a loja pois nela havia uma blusa com uma frase machista, sugerindo que a frase “mulher burra” era um pleonasmo. A camiseta foi tirada do ar e não é possível comprá- la. Portanto, é sempre importante tomar cuidado com o quê se vende e se isso incomoda pessoas de gênero, idade, raça ou classe social diferente.
Assim como em e-commerce ou loja física, o MarketPlace possui algumas estratégias que, além de captar o cliente, o mantém sempre em contato com a loja e é uma forma das pequenas empresas participarem do marketing digital.
O relacionamento com esses clientes tem que ser um dos principais objetivos da empresa, como no site os consumidores terão contato com várias outras lojas, certamente o comprador irá considerar aquela que possui um melhor relacionamento com ele.
Outro ponto a ser considerado é o atendimento especializado, como o site possui diversas possibilidades de produtos e lojas, o consumidor pode ficar confuso ao tentar escolher o melhor produto e é bom que haja um atendente disponível para resolver todas as dúvidas ou possíveis desentendimentos.
A imagem é algo que atrai as pessoas e, nesse caso, como há uma exposição muito grande de vários produtos, sempre um vai ser mais atraente. Esse produto vai gerar um maior interesse nas pessoas e, consequentemente, um maior número de compras.
Além disso, a descrição e o título são dois componentes muito relevantes para a conversão do cliente. Um título chamativo, que não seja grande (nem falso) e que fale o que é o produto, garante o interesse do comprador. Após o clique impulsionado pelo título, a descrição não pode deixar a desejar, é preciso que o texto seja esclarecedor, convincente e apresente as características do objeto.
Um fator que precisa ser considerado quando se fala em venda, é o estoque. Ao se cadastrar em um site MarketPlace, é necessário que a empresa possua um grande número de produtos que atendam uma possível demanda. Como já foi dito, o MarketPlace pode aumentar o número de vendas da empresa e, por isso, deve estar sempre preparado.
Um dos objetivos quando falamos em MarketPlace, é: buy box . Isso é o que direciona o consumidor para o botão de compra. Para alcançar esse interesse, é preciso seguir as regras de determinado MarketPlace. Geralmente é considerado média de preço, avaliação dos consumidores, frete e período de tempo que a loja se encontra no site.
O MarketPlace é comumente usado por micro e pequenas empresas que desejam expandir seus negócios usando a credibilidade de marcas conhecidas. Isso é interessante, pois fomenta a pequena indústria. Contudo, não são só empresas varejistas que possuem interesse por esse mercado, há distribuidores descobrindo essa prática e usando o MarketPlace como forma de venda.
MarketPlace é um jeito inovador de vender e conseguir novos clientes. Há muitas possibilidades entre esses sites, é interessante explorar esse mercado e garantir novas vendas.
Será que estão falando bem de você?
O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das