O que é MarketPlace

O que é MarketPlace?

O MarketPlace é um tipo de comércio que vem crescendo no Brasil, funciona como um shopping virtual de sucesso em que possui como característica positiva um enorme número de visualizações.
Por que ele é vantajoso para o comerciante? O MarketPlace pode ser muito vantajoso para quem deseja vender, por ser como um shopping onde há muita variedade de produtos e isso acaba atraindo um maior número de pessoas.
A palavra MarketPlace, sugere “market”= mercado e “place”= lugar. Esse lugar, no caso, é um local virtual. Pode parecer estranho acessar um site que possui uma variedade muito grande de produtos mas é muito interessante encontrar diversos tipos de objetos em apenas um acesso. E aí vem a vantagem do consumidor, é muito relevante para quem compra, entrar em apenas um site que contém muitos tipos de produtos em que o interessado possa escolher por melhor preço, tamanho e localização.
Esse canal de vendas é promissor e vêm tendo um grande número de adeptos. O MarketPlace é democrático e o consumidor pode fazer diversas buscas e encontrar o melhor produto dentro de diversas lojas cadastradas no país. No Brasil, o Submarino e as Lojas Americanas, são os mais famosos sites que cedem seus espaços para outras lojas poderem criar um relacionamento de vendas.
Inclusive, um MarketPlace que vende utensílios de casa, produtos femininos e masculinos de variadas marcas, esteve em um mau momento há algumas semanas. A Dafiti é um MarketPlace conhecido no Brasil e faz grande sucesso pela quantidade de marcas e ofertas que promovem.
No início de Dezembro de 2016, os usuários da internet boicotaram a loja pois nela havia uma blusa com uma frase machista, sugerindo que a frase “mulher burra” era um pleonasmo. A camiseta foi tirada do ar e não é possível comprá- la. Portanto, é sempre importante tomar cuidado com o quê se vende e se isso incomoda pessoas de gênero, idade, raça ou classe social diferente.
Assim como em e-commerce ou loja física, o MarketPlace possui algumas estratégias que, além de captar o cliente, o mantém sempre em contato com a loja e é uma forma das pequenas empresas participarem do marketing digital.
O relacionamento com esses clientes tem que ser um dos principais objetivos da empresa, como no site os consumidores terão contato com várias outras lojas, certamente o comprador irá considerar aquela que possui um melhor relacionamento com ele.
Outro ponto a ser considerado é o atendimento especializado, como o site possui diversas possibilidades de produtos e lojas, o consumidor pode ficar confuso ao tentar escolher o melhor produto e é bom que haja um atendente disponível para resolver todas as dúvidas ou possíveis desentendimentos.
A imagem é algo que atrai as pessoas e, nesse caso, como há uma exposição muito grande de vários produtos, sempre um vai ser mais atraente. Esse produto vai gerar um maior interesse nas pessoas e, consequentemente, um maior número de compras.
Além disso, a descrição e o título são dois componentes muito relevantes para a conversão do cliente. Um título chamativo, que não seja grande (nem falso) e que fale o que é o produto, garante o interesse do comprador. Após o clique impulsionado pelo título, a descrição não pode deixar a desejar, é preciso que o texto seja esclarecedor, convincente e apresente as características do objeto.
Um fator que precisa ser considerado quando se fala em venda, é o estoque. Ao se cadastrar em um site MarketPlace, é necessário que a empresa possua um grande número de produtos que atendam uma possível demanda. Como já foi dito, o MarketPlace pode aumentar o número de vendas da empresa e, por isso, deve estar sempre preparado.
Um dos objetivos quando falamos em MarketPlace, é: buy box . Isso é o que direciona o consumidor para o botão de compra. Para alcançar esse interesse, é preciso seguir as regras de determinado MarketPlace. Geralmente é considerado média de preço, avaliação dos consumidores, frete e período de tempo que a loja se encontra no site.
O MarketPlace é comumente usado por micro e pequenas empresas que desejam expandir seus negócios usando a credibilidade de marcas conhecidas. Isso é interessante, pois fomenta a pequena indústria. Contudo, não são só empresas varejistas que possuem interesse por esse mercado, há distribuidores descobrindo essa prática e usando o MarketPlace como forma de venda.
MarketPlace é um jeito inovador de vender e conseguir novos clientes. Há muitas possibilidades entre esses sites, é interessante explorar esse mercado e garantir novas vendas.

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!