Identidade de marca e imagem de marca no branding

Vamos conversar sobre a diferença entre identidade de marca e imagem de marca. Vamos compreender essa diferença para não pensar que a marca é simplesmente o logotipo da empresa.

É muito comum as pessoas ainda confundirem o logotipo da empresa como a marca, a identidade corporativa. O logotipo é a identidade visual da marca e apenas 1 dos pontos de contato da marca com o mercado. Há outros pontos de contato: atendimento ao cliente, sites, redes sociais etc.

Se você ainda confunde design e gestão de branding, esse artigo é para ajudar você a esclarecer essa diferença. Ressalto que os elementos visuais de uma marca são, apenas, a parte tangível e visível de uma estratégia de marca. Ou para ficar mais ilustrativo, o logotipo é a ponta do iceberg.

Criar uma marca significa reunir conceitos palpáveis e intangíveis e vai além de nome da empresa ou palheta de cores. Uma marca transmite ideias e sensações e hoje, mais do que nunca valores. É com base na mensagem transmitida pela marca que as pessoas se identificam, desejam e compram e, por isso, os conceitos de identidade e imagem da marca tornam-se tão relevantes. Toda marca é composta por duas parte: Identidade de Marca e Imagem da marca.

Identidade de marca

Então já sabemos que a identidade de marca não é somente nome e logo. É a cultura, são os valores, jeito de ser e aquilo que acredita. Enfim, a essência da sua marca, o que a torna única no seu mercado. É a mensagem comunicada e materializada em sua identidade de marca e demais pontos de contato. Pode e deve ser gerida e controlada.

Sobre a identidade você tem controle sobre as manifestações dessa identidade que serão apresentadas ao mercado por meio de logo, arquitetura, publicidade, forma de atendimento ao clientes. São todos pontos de contato com o cliente. É o momento que você externaliza o que verdadeiramente a empresa é.

Imagem da marca

A imagem da marca é percebida do ponto de vista de quem a recebe, nem sempre corresponde à identidade e dificilmente será única e homogênea para todas as pessoas. Não pode ser controlada, mas pode ser influenciada.

Pode influenciar com uma boa gestão dos pontos de contato. Porém a imagem construída estará na mente do público alcançado.

Como identidade e imagem se relacionam

O desafio da gestão de marca, ou gestão de branding é justamente construir essa percepção intangível sobre a marca da empresa. Gestão de branding é um modelo de gestão empresarial para a construção de valor para a marca que trabalha sempre com o conceito identidade x imagem com objetivo de construir valores simbólicos e não materiais entre marca e mercado estabelecendo diferenciais intangíveis da marca perante ao segmento de atuação e não tão focado no produto.

A falta de alinhamento entre identidade e imagem da marca pode causar um desgaste para empresa que poderá perder oportunidades e principalmente ter sua reputação afetada. Saber relacionar e trabalhar a identidade de marca visando valorizar a imagem da marca percebida pelo mercado é essencial para alcançar o objetivo de construção de marca.

 

 

 

Até a próxima.