O mercado atual está muito competitivo e as empresas têm buscado estratégias para conseguirem se manter vivas. Há diversas maneiras de se destacar e algumas possibilidades de fracasso. O que não se pode fazer em um momento de tamanha concorrência, é deixar o relacionamento com o cliente em segundo plano.
Algumas marcas prezam por esse relacionamento e se dão bem, outras já não consideram isso tão importante e, por isso, não conseguem alcançar novos objetivos. O cliente é o principal componente dessa trama.
Estudando e pesquisando sobre marketing, é possível conhecer várias estratégias que podem atrair mais visibilidade. O marketing é fundamental no processo de captação e compra. Ao mencionar a palavra estratégia, relacionamento, cliente, captação e compra, o que vem a mente é: funil de vendas.
Você sabe o que é?
O funil de vendas é uma estratégia de condução do cliente, desde o início, quando o consumidor nem se interessa pelo produto, até a finalização do processo de compra. É uma prática tradicional do processo de vendas e ganhou recente visibilidade no marketing digital por ser essencial para entender o Inbound Marketing.
Alguns profissionais dividem o funil de vendas em três ou quatro etapas. Acredito que, além de fragmentar esses serviços, eles devem ser excepcionalmente bons. Como o funil é contínuo, uma etapa mal executada pode interferir na eficácia da próxima.
Tentarei explicar de forma informal e simplificada como funciona os processos do funil de venda. O objetivo deste texto é que o leitor desperte um interesse por esse tipo de estratégia e comece a observar cada parte de seu negócio como um componente importante para realização de vendas e consolidação de relacionamento com os clientes.
Parte 1- Essa primeira etapa, assim como as outras, é muito importante para se ter um funil de vendas eficiente. Esse processo é de atenção, quando o indivíduo ainda não sabe do problema que possui ou do possível interesse em algum serviço. O intuito da etapa é fazer com que a pessoa descubra o problema que ela possui e se torne um comprador.
Parte 2- Nesta etapa do processo, o consumidor se interessa em resolver o problema identificado na parte anterior. Situação em que o cliente começa a pesquisar sobre suas dúvidas. É o momento em que a empresa deve se preparar para o próximo passo. Como já dito, o funil é um ciclo e as etapas dependem umas das outras, por isso é necessário que haja um planejamento e que todas as áreas estejam preparadas para lidar com o cliente quando encontrar a empresa.
Parte 3- Este momento é quando o consumidor já sabe que vai realizar a compra e começa a procurar qual empresa é a ideal. O desejo já foi despertado, nessa parte é preciso que o consumidor te encontre e que você esteja pronto para auxiliar. O possível comprador vai avaliar diversos aspectos da empresa, como atendimento, prazos, comprometimento e interesse. É nessa situação que o relacionamento se estreita e os responsáveis precisam impressionar o cliente. É quando a empresa deve mostrar as qualidades dos produtos e serviços que ela oferece para ser escolhida na próxima etapa.
Parte 4- Bem, estamos no fim do funil e conquistando um cliente. Após mostrar o problema ao consumidor, fazer com que ele se interesse por sua empresa e que haja uma necessidade do seu produto, é a hora de realizar a compra. O comprador escolhe a partir de um planejamento eficaz do funil. Pela necessidade do bom desempenho de cada etapa, também é relevante que a finalização da compra seja igualmente eficiente. O comprador tem que querer voltar na sua empresa e indicá- la para outras pessoas.
Realizado todos os processos, o funil se finaliza. Porém, não o bom desempenho da empresa nem o relacionamento estreito com o cliente. É importante que o contato não se perca após a venda e que o cliente confie na marca para realizar outros negócios.
Tudo entendido sobre funil de vendas? Agora você já pode ler sobre O que é Inbound Marketing em outro post aqui do blog!
Será que estão falando bem de você?
O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das