E chegamos na última newsletter deste inimaginável ano de 2020. Em um mundo frenético e pandêmico desacelerar é preciso. Como disse na newsletter anterior, desacelerar não significa ser devagar, e sim prolongar o presente e viver sem pressa. Imagino que você queira o mesmo que eu: descansar.

 

Em entrevista para a revista Gama o Leandro Karnal diz que “sem descanso, a crise destrói ainda mais. Descansar é estratégico”. 

 

Quero aproveitar que estamos naquele momento do ano de reavaliação para pensar como podemos nos manter resilientes em meio a crise, mas sem deixar de evoluir. A The Shift realizou uma pesquisa com assinantes e fez a seguinte pergunta: “o que tira seu sono à noite?” a resposta mais marcante, segundo The Shift foi “Como me tornar relevante?” Para ser relevante evolua, foi o retorno dado pelo The Shift, veja a matéria aqui. 

E como podemos fazer isso? Com foco no aprendizado e habilidades. Estar disponível para novos conhecimentos, aberto para receber diversos tipos de  informação, ter habilidade de planejamento e ação com flexibilidade para encontrar soluções e resolver problemas. Vale tanto para profissionais quanto para empresas.

Informação

Antes de falar sobre informação, vamos lembrar que dados são a coleção de evidências relevantes sobre um fato observado e informação são dados tratados. Ao fazer a manipulação dos dados, organizando-os, dando um propósito, gera-se informações. Informação é a interpretação de um conjunto de dados segundo um propósito relevante. 

Você deve ter muito cuidado com a captação de informação, como todos sabemos há muita informação falsa distribuída pela internet. Já compartilhamos aqui alguns links para receber newsletter que tem cuidado na curadoria de informação. Outra opção é seguir as empresas de checagem tais como: E-Farsas | Agência Lupa | Aos Fatos | Fato ou Fake | Painel do CNJ | Boatos.org.

Ter consciência que há muita informação errada com objetivo de confundir e atrapalhar a tomada de decisão é chave para melhorar a qualidade da informação assimilada. Consciente das falsas informações a primeira reação deve ser o questionamento, a pesquisa por fontes confiáveis. 

Todos nós podemos receber informações diversas, nos informar sobre vários assuntos, alguns temas nos interessam mais, outros menos e por isso vamos naturalmente receber e buscar por temas que temos mais nos identificamos. E com esses temas saberemos com mais facilidade separar o que é informação falsa da verdadeira. 

Conhecimento

Conhecimento é o novo saber, resultante de análises e reflexões de informações. A geração do conhecimento ocorre quando uma pessoa tem ciência dos fatos, de verdades e de informações que agregados às suas experiências anteriores (aprendizados), são trabalhados (processados) segundo sua capacidade de raciocínio e introspecção. O ato de aquisição do conhecimento é denominado cognição. Portanto, conhecimento é a integração das informações contextualizadas e capacidade de aplicação desse conhecimento. O conhecimento pode ser formado através de aprendizagem ou por meio de prática e experiências pessoais que são denominados como conhecimento tácito e explícito: 

Conhecimento tácito é o acúmulo de saber prático sobre um determinado assunto, que agrega convicções, crenças, sentimentos, emoções e outros fatores ligados à experiência e à personalidade de quem o detém. 

Conhecimento explícito é o conjunto de informações organizadas, documentadas para serem compartilhadas por suporte como aulas, livros, documentos, e outros. 

Planejamento 

Segundo o dicionário é o ato ou efeito de planejar. Preparação, organização e estruturação para alcançar um objetivo. Planejar é prever e organizar ações e processos que vão acontecer no futuro, aumentando a sua eficácia.  Com planejamento é possível estar há 15 dias da Black Friday de 2021 e já ter uma campanha pronta e ativa no mercado. Percebeu o quanto isso é estratégico para ter um descanso na véspera da BF? Planejar economiza tempo e recursos otimizando resultados. 

E um planejamento anual não precisa ser feito em dezembro, ou começar no primeiro dia do ano. Estabeleça um ciclo anual e faça o planejamento antecipadamente. Por exemplo, estamos em dezembro, crie um ciclo anual de abril de 2021 até março de 2022. E você tem aí 3 meses para elaborar seu planejamento e criar um plano de ação para começar a pôr em prática no dia D, que pode ser no dia 5 de abril, que é uma segunda-feira.

Porém nada adianta ter um planejamento estratégico se não tiver também um plano tático e operacional. 

Ação

Planejamento tático e operacional é responsável por criar metas e dar condições para que o estratégico seja executado. Para ter um plano de ação você precisa ter datas, profissionais responsáveis em executar tarefas,  recursos, verba definida. 

Um planejamento estratégico que não sai do papel não possibilita evolução. É preciso agir, colocar em ação, em movimento o seu planejamento. Somente assim, você será capaz de evoluir, percebendo alguns erros e tendo a oportunidade de aprender e corrigir. Se o planejamento não precisar de ajustes (muito raro) você terá dados novos para gerar novas informações que serão base para futura tomada de decisão, e um ciclo de aprendizagem terá sido realizado e você com certeza adquiriu um conhecimento tácito daquela ação realizada. 

Estratégico é descansar

Descanse para iniciar um novo ciclo. Somente assim você terá disposição para avaliar de forma crítica as informações que recebe e ser capaz de selecionar as que podem contribuir para futuras tomadas de decisões em sua vida profissional. 

Para adquirir novos conhecimentos você poderá buscar através de atividades estruturadas com novos cursos e leituras, assim como pela experiência vivida num processo profissional. 

Para isso você precisa tirar do papel o seu planejamento e agir. Planejar economiza tempo e recursos otimizando resultados. Com isso você não será mais reativo, passando a ter controle do seu tempo e da dinâmica de profissional, com qualidade de vida.

Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.” Essa frase, de Roberto Pompeu de Toledo, nunca fez tanto sentido. 

Os dias de descanso estão quase aí, a vacina tá quase aí e novos projetos também. Cuide-se, estamos quase lá. Que venha 2021!

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

E-mail marketing no e-commerce gera receita recorrente
E-commerce

E-mail marketing no e-commerce gera receita recorrente

Campanha de e-mail marketing no e-commerce é a prática de usar emails para gerar vendas para sua loja virtual. Os e-mails podem ser separados em informativos, promocionais, acompanhamento de venda, recuperação de desistentes e para momentos importantes na jornada do

Leia mais »
Perguntas sobre produtos para e-commerce: consegue responder?
E-commerce

Perguntas sobre produtos para e-commerce: consegue responder?

Perguntas e respostas sobre produtos para e-commerce para quem está planejando montar seu e-commerce. É quase que intuitivo começar pelo produto. Por isso mesmo, sempre recomendo aos que estão começando aceitar iniciar com um número de produtos menor, que possibilite

Leia mais »
Pega Na Mentira - 5 mitos sobre E-commerce
E-commerce

Pega Na Mentira – 5 mitos sobre E-commerce

Cuidado com estes 5 mitos do comércio eletrônico Todo mundo sabe que o e-commerce está em pleno crescimento. No entanto, para empresas e pessoas que estão planejando iniciar suas vendas online descobrir como selecionar todas as informações, dicas ou conselhos

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!