Por aqui a gente já falou da certificação de Google Partner, né?! Que, inclusive, nós já conquistamos, mas nunca comentamos sobre a certificação Google para profissionais, e portanto chegou a hora.
A Certificação Google é muito importante para os profissionais e também para a agência em que trabalham. Mas, por quê? Primeiramente, ela é essencial para a contratação de uma pessoa que vai trabalhar na área de marketing digital – atualmente, em toda vaga de emprego para marketing, é solicitado o certificado Google. Então, se você ainda não possui o seu certificado, comece a estudar o assunto e se agende para fazer a prova.
Em segundo lugar, a certificação Google é importante para as agências pois é necessário que pelo menos um funcionário seja certificado para que a empresa possa tentar a parceria com o Google. Ou seja: se você deseja o certificado de Google Partner para sua agência mas nenhum colaborador tem o certificado Google ainda, está na hora de começar a pensar nisso.
As provas de certificação do Google são objetivas (isto é, múltipla escolha) com em geral 100 questões a serem respondidas em 2 horas, com nota de aprovação de 80%. As questões abordam toda a gama de conhecimento sobre o tema, da estratégia até a operação direta da ferramenta, passando por conhecimentos de mercados e tendências. Na verdade, são provas bem curiosas, diferentes do que se encontra em escolas, cursos e vestibulares. Caso não seja aprovado, você pode tentar novamente depois de 1 semana.
Existem 7 exames disponíveis, todos gratuitos, que podemos dividir em 2 grupos:
- Exames Fundamental: incluem a primeira prova do AdWords e a única prova de Analytics;
- Exames Especialistas: incluem outras 5 provas de AdWords, cada uma abordando uma especialização: rede pesquisa, rede display, mobile, Shopping e YouTube.
A prova de Analytics não é obrigatória para conseguir a certificação Google, mas honestamente não sabemos o motivo. Entender o Google Analytics é tão importante quanto entender o Google AdWords, quando o objetivo é fazer campanhas melhores. De qualquer forma, recomendamos fazer a prova de Google Analytics primeiro. Ela é um pouco menor, 70 questões em 1h, e qualquer pessoa que já usa o Analytics há algum tempo deve conseguir uma nota de aprovação sem muito esforço. Há um treinamento disponível (em inglês) no próprio Google.
A prova Fundamentos de AdWords é obrigatória, e embora você possa fazer as outras sem ser aprovado nela, não recomendamos que tente. Para conseguir o certificado, é obrigatório estar aprovado na prova Fundamentos e em pelo menos 1 prova especializada. Seu certificado cita as especialidades que já conquistou.
As provas de certificação são feitas no ambiente do Google Partner, mas não é obrigatório que você esteja vinculado a uma agência (Partner ou não) para fazer as provas. As aprovações ficam vinculadas à Conta Google utilizada no login, e por isso você deve escolher bem que conta utilizar. É preciso lembrar que o certificado é “pessoal”, e por isso considere duas situações: primeiro, se usar uma conta profissional (em particular, uma conta da agência, caso ela use G Suite), é muito provável que na sua saída da agência a conta não fique com você. Segundo, se usar sua conta Gmail pessoal, seu certificado pode não valer para a agência.
Por isso, é bem frequente que um profissional faça a bateria de exames certificatórios mais de uma vez dentro do intervalo de validade do último exame. Numa troca de empregos, por exemplo, você pode ter que fazer os exames em uma nova conta, mesmo já tendo a certificação em sua conta pessoal ou na conta profissional do emprego anterior.
Um aspecto que em geral passa batido é que as certificações expiram, em geral a cada 18 meses. Logo, você terá que fazer todas as provas novamente depois de um tempo. Leve isso em conta caso seu tempo para exames seja muito reduzido: fazer todas as provas de uma vez pode implicar em todas elas vencerem juntas, e você pode se ver obrigado a passar em todas na véspera da renovação. Para evitar isso, programe-se.
As provas de certificação do Google estão disponíveis em vários idiomas, inclusive o português do Brasil. Mas cabe um alerta: tudo indica que as traduções são feitas usando o Google Translator, e por isso algumas perguntas ficam estranhas ou mesmo impossíveis de serem respondidas corretamente em traduções. Uma dica para quem domina o inglês é fazer a prova no idioma original do Google, porque embora elas não sejam perfeitas (nenhum conjunto de prova nesse nível é perfeito), pelo menos os textos são os originais, criados por pessoas. O próprio Google orienta que se você vai realizar a prova é importante que já seja familiarizado com o assunto e possua experiência no gerenciamento e campanhas de AdWords. Eles ainda oferecem links para guias de estudos.
Informações sobre os exames
Aqui na Nautilos, dois sócios possuem a certificação Google completa: o Marcelo Saldanha passou no “Desafio Specialist” de 2016, e a Patricia Canarim fez as provas em 2017, embora já tenha sido certificada antes pela conta pessoal. Confira a seguir uma dica deles para você que deseja fazer o teste.
“É importante se cadastrar com e-mail para uso profissional, pois você se inscreve dele e será esse e-mail que será certificado. Além disso, se você sabe inglês, opte por essa língua, pois a prova em português é traduzida através do Google Translator e isso dificulta a interpretação. ” (Patrícia Canarim)
“Comece pela prova do Analytics. Ela é relativamente mais fácil que as do AdWords e serve muito bem para você se acostumar com o tipo de prova americana, que é diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil. Se possível, faça a versão em inglês. Não se preocupe em tirar TODAS as certificações, foque nas mais relevantes para o seu trabalho. Por último, faça as provas num único fim de semana, e repita a cada 6 meses, para se manter sempre afiado. ” (Marcelo Saldanha)
Se você gosta desse tipo de post, conta pra gente. É um prazer escrever conteúdos para vocês.
Até o próximo post!