Black Friday: oportunidade de criar novos negócios

Black Friday: oportunidade de criar novos negócios

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A Black Friday, ou Sexta- feira Negra, como ficou conhecida no Brasil, é um evento que tem como objetivo promover enormes descontos para as compras de natal. Nos Estados Unidos, a Black Friday se popularizou na década de 70 e, desde então, é um sucesso. A data do evento é fixa e sempre acontece na última sexta- feira de novembro, seguinte ao dia de Ação de Graças. O feriado é marcado por abrir as compras de natal.

Há mais de 30 anos, as lojas no dia da Black Friday, oferecem descontos de até 80% aos clientes. Para os norte- americanos o evento já é tradição e muitos deles esperam o fim de novembro para efetuarem compras por preços imperdíveis. As lojas participantes podem ser e-commerce ou físicas. Geralmente abrem antes do horário tradicional e ficam lotadas o dia todo. Os produtos mais procurados são eletrônicos, porém roupas, sapatos e utensílios de casa também são incluídos na promoção.

No Brasil, a primeira vez da Black Friday foi no ano de 2010 e só as lojas online participaram. As edições de 2011; 2012 e 2013 foram um sucesso e renderam bilhões de reais. Além disso, o evento que acontecia só em lojas online, passou a ser feito por lojas físicas e se popularizou ainda mais no país. Entretanto, houveram algumas polêmicas que envolveram marcas famosas, como as Lojas Americanas. O impasse foi que as empresas aumentaram os preços uma semana antes do evento e baixaram os valores no dia. Essa situação ficou conhecida como “maquiagem de preços”.

Após acontecerem essas fraudes, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e o Busca Descontos, criaram um selo chamado “Black Friday Legal”, com a intenção de marcar as lojas que não usam nenhum tipo de farsa nos descontos e deixar os consumidores mais confiantes para realizarem suas compras.

Mesmo com a recorrência desses problemas que aconteceram em algumas lojas, a Black Friday ainda funciona no Brasil e é um dia de muitas compras. Como é fim de ano, os consumidores já estão pensando em presentes de natal e é nessa hora que as empresas usam seus descontos para atraírem os clientes. As lojas online têm grande espaço nesse evento e é possível faturar bastante.

É preciso que a empresa tenha os principais produtos em mente que atraiam o consumidor, que seja possível aplicar um bom desconto e que haja estoque dos produtos. Há muitos clientes que reclamam desse último ítem. Outro ponto que deve ser investido são as propagandas anunciando a Black Friday na sua loja. As pessoas já sabem que o evento vai acontecer, mostrar pra elas que sua loja aderiu, é fazer uma espécie de “ponte” entre procura e oferta.

No mercado existe produtos que possuem pouca margem de desconto e isso dificulta a empresa na hora de aderir ao evento. O ideal para esse tipo de venda que não é possível oferecer grande oferta, é investir em serviços diferenciados, brindes e sorteios de produtos da loja. Isso mostra ao consumidor que você se preocupa em agradá- lo.

A Black Friday é o momento de fisgar o consumidor, mostrar a ele que sua loja é interessante e possui um diferencial, mas o grande segredo é manter esse consumidor procurando sempre por sua loja. Não basta oferecer grandes descontos no dia do evento e depois não cultivar essas pessoas. É interessante fazer promoções que tragam o cliente de volta, e mais, que ele recomende sua marca para outras pessoas.

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Navegue por outros temas e saiba mais

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Como escolher um produto para e-commerce
E-commerce

Como escolher um produto para vender online

Para muitos que estão planejando iniciar um negócio online e mais especificamente um e-commerce, o aspecto mais difícil de começar é por decidir quais produtos

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco