comparações: A grama do seu vizinho é mais verde?

A grama do seu vizinho é mais verde?

Acredito que todo mundo conheça o ditado “a grama do vizinho é sempre mais verde”. Procurar por critérios ou referências externas para sabermos se estamos gerindo a empresa de modo certo e adequado aos nossos objetivos é normal. 

Na sociedade atual com muitas empresas no mercado, com público-alvo segmentado e diversificado, com acesso à informação ampla, as comparações são ainda mais frequentes e as redes sociais colaboram muito para que as comparações ocorram, chega a ficar perceptível quando uma empresa transgride o conceito de comparação para o “copia e cola” de conteúdo. Mas, isso é uma outra história, vamos voltar para a grama verde do vizinho. 

Fazer comparações entre empresas do mesmo setor, com as grandes players de mercado tem seu lado bom e ruim. Comparações positivas são aquelas em mercados de mesma atuação considerando a essência de cada empresa e o contexto mercadológico. 

Por outro lado, uma comparação desigual entre empresas pode abalar o posicionamento da empresa, a percepção do cliente diante da imagem da marca e levar a falsa construção de valor da marca. Nenhuma prática que funciona em uma realidade empresarial vai funcionar em outra sem adaptações, por isso o maior perigo é o “copia e cola”. 

Um exemplo comum e corriqueiro foram as empresas que adotaram as salas coloridas e áreas de jogos sem que isso fosse representativo na cultura da empresa, e passou apenas a imagem para o funcionário que usar tais ambientes era negativo. Outro exemplo são as campanhas publicitárias com posicionamento antiracista, porém a empresa não abre espaço para profissionais negros em todos os setores e níveis hierárquico da empresa. 

A realidade de outra empresa sempre vai parecer melhor que a sua própria quando você se limita a vê-la de um único ângulo, ainda mais se esse ponto de vista for distante e permitir apenas uma observação superficial. Observar outras empresas de apenas um ângulo o impede de identificar os pontos negativos e os defeitos que toda organização carrega. 

Quando você deixar de analisar outras empresas como um todo – apenas sob um ângulo – e  deseja reproduzir a mesma mensagem sem contextualizar com a realidade de sua empresa, pode criar uma expectativa fantasiosa no seu cliente; Transmitir essa falsa imagem para o público em geral  possibilita uma percepção de imagem negativa, a imagem de progressista, diversificada e inclusiva e na prática não ser nada disso. E basta comentário num programa de TV para essa imagem ser desfeita e uma crise institucional ser imposta. 

Antes de observar outra empresa e querer o que ela tem a qualquer custo, observe suas próprias qualidades e defeitos. Assim, você vai encontrar sua essência e poderá transmitir ao seu público uma mensagem única. E sim, eu disse olhe para seu defeitos e dificuldades, assim como as pessoas, não há empresa 100% perfeita. 

Outras empresas, sejam grandes ou pequenas, podem servir de modelo a ser alcançado, mas é preciso ter consciência que o que fará sua empresa crescer e conquistar valor perante seus clientes são as qualidades ofertadas na relação empresa-consumidor.  

A comparação entre empresas é uma ferramenta que pode se tornar prejudicial se não controlada pois pode tornar o gestor num prisioneiro do modismo comercial e longe de mim querer ser coach mas a parte mais preocupante é perder a referência de quem realmente é sua empresa. 

Mas, como fazer essa comparação sem cair no risco da comparação superficial?

A essa ação de comparação no mundo dos negócios dá-se o nome de  benchmarking. Você sabe o que é benchmarking? Leia aqui. 

 

Posicionar sua marca é mais do que atender as expectativas de seu público alvo. Hoje podemos equiparar-se a uma construção de caráter, algo como caráter corporativo. Eu posso te ajudar e estou a sua disposição para uma conversa.

Fique bem, fique em casa se puder, a vacina tá chegando 🙂

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!