Whatsapp como canal de atendimento

Whatsapp como canal de atendimento

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Atualmente, o WhatsApp é um dos canais de comunicação que mais crescem no mundo. Pensando por esse lado é muito interessante usá- lo como canal de atendimento, mas é necessário cautela para que esse serviço seja prestado com qualidade e profissionalismo.
O principal objetivo do texto é mostrar como usar o WhatsApp a favor de uma empresa. Está mais do que explícito que esse aplicativo é um grande canal de comunicação e, se soubermos aproveitar, podemos garantir um maior contato com o cliente.
O primeiro passo para iniciar o serviço é desvincular número pessoal e  número de atendimento. O número profissional deve ser apenas para resolver assuntos que envolvem o negócio pois o modo de tratar o cliente é diferente como se trata uma pessoa íntima.
Manter os canais (íntimo e profissional) separados é importante para que não haja confusão de assuntos, mensagens erradas e linguagem desapropriada.
Abrir canais de atendimento cria uma proximidade com o cliente, assim como o WhatsApp, o chat online também é uma boa opção. Já leu nosso texto “Vantagens de ter um chat no seu site” ?

WhatsApp é a instantaneidade de respostas

Outra parte importante no atendimento: seja rápido. Uma das maiores vantagens do WhatsApp é a instantaneidade de respostas. Então, não quebre a expectativa do seu cliente. Assim que ele mandar uma mensagem, esteja acessível para uma resposta rápida.
Para que você seja rápido, é preciso que seja estipulado um horário de atendimento. Esse horário é importante para manter a qualidade do canal.
É bom, inclusive, acrescentar essa informação em cartões e redes sociais, pois como o atendimento via Whatsapp tem a intenção de ser instantâneo, o cliente pode achar que vai encontrar o seu serviço em qualquer horário ou dia.
Como o atendimento via aplicativo é mais novo do que o telefone, é interessante divulgar que a empresa possui outro canal de contato para clientes que ainda não sabem do serviço. É possível anunciar em cartões de visita, redes sociais e no próprio site.
Quanto mais perto de seu cliente estiver, melhor. Mas é preciso que haja uma linguagem profissional nesse relacionamento. Um dos erros mais frequentes das pessoas responsáveis pelo atendimento via WhatsApp é o mau jeito de lidar com os clientes.
Volto a mencionar aquilo que eu já escrevi lá em cima. É muito importante separar o pessoal do profissional e, por isso, utilizar um português correto, sem gírias e abreviações. É interessante usar a linguagem do seu cliente mas mesmo assim manter a formalidade que uma relação profissional pede.
Manter o bom senso é fundamental para que o serviço seja usado de forma eficaz.
Além disso, enviar mensagens todos os dias com mensagens motivacionais ou até mesmo promoções, não é interessante. O canal é feito para um atendimento ao cliente e não como uma forma de intimidação.
É necessário que a empresa esteja sempre disponível mas nunca ultrapasse esse limite.
Achou interessante a ideia de criar o WhatsApp como canal de atendimento? Há diversas maneiras de abrir portas usando serviços digitais, entre em contato conosco.
Até o próximo post!

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Um novo tempo Blog Paulo Canarim
Gestão e Estratégia

Um novo tempo

“No novo tempo Apesar dos castigos Estamos crescidos Estamos atentos Estamos mais vivos Pra nos socorrer”   Estamos vivendo um momento único uma crise sem

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos Parceiros Estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

Anunciar no Google Ads

Auditoria e Consultoria e Planejamento.

Criação de sites

Tenha um site otimizado e personalizado com WordPress.

Curso Online E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco