Estar presente nas redes sociais e usá-las para melhorar o desempenho profissional é uma estratégia que muitas empresas têm usado. Dentre essas redes sociais, o Whatsapp ganhou espaço devido a sua praticidade e rapidez em manter contato com os clientes.
Graças ao aumento considerável do uso do Whatsapp pelas instituições, foi lançado oficialmente no início de Janeiro de 2018, o Whatsapp Business para micro e pequenas empresas no Brasil.
Ele melhora a comunicação entre a empresa e o cliente. E também fornece ferramentas pensadas em facilitar essa relação.
Lançamento do Whatsapp Business
A versão lançada inicialmente está disponível somente para Android, mas a opção para iOS deve estar disponível em pouco tempo. O Whatsapp Business beneficia não somente a empresa, como também o cliente. Numa negociação via Whatsapp comum, o cliente precisa esperar que a empresa responda e a partir daí ele pode tirar dúvidas e desenvolver sua negociação.
No Wpp Business é possível fornecer todas as informações mais importantes sobre a sua empresa no seu perfil. Você pode indicar o site da empresa, horário de atendimento, tipo de segmento, um resumo sobre a empresa, endereço, email e telefone para contato.
Pensando em otimizar o tempo de atendimento e não deixar o cliente sem resposta, o aplicativo dá a opção de mensagens instantâneas. Mensagens para saudar um novo contato, ou contactar o cliente após 14 dias sem atividade. Também há como informar que a empresa não está em horário de atendimento, mas que o cliente será respondido em breve.
Vantagens do Whatsapp Business
Além dos benefícios citados, separamos outras vantagens em usar o Whatsapp Business para a sua empresa:
Estatísticas
Um recurso excelente do novo Whatsapp são as estatísticas dos fluxos de mensagem. Com essa ferramenta você tem acesso a informações importantes, como, mensagens enviadas, entregues e lidas. Assim você consegue monitorar quem recebeu e leu sua mensagem. Também vê quais foram as mais lidas, e pode até descobrir qual perfil de mensagem mais agrada aos seus clientes.
Mensagens e a otimização do tempo
Em qualquer ramo de vendas, o vendedor normalmente repete diversas vezes informações a respeito de um produto ou serviço. Além de cansativo para quem fala, o enorme tempo gasto para responder e atender mais pessoas também prejudica a produtividade.
Uma boa notícia é que no aplicativo é possível cadastrar mensagens através de comandos, como exemplo, “/obrigado”. Neste comando você pode cadastrar uma mensagem de agradecimento pelo contato, ou compra, por exemplo.
Etiquetas
Para organizar a sua lista de contatos, o Whatsapp Business ainda traz um recurso muito útil: as etiquetas. As etiquetas permitem que você personalize os status que mais interessam ao seu negócio.
Você pode classificar os clientes como, pago, pagamento em andamento, novo pedido, novo cliente, pagamento pendente etc. Assim, mesmo com vários clientes é possível manter a organização e controlar as ações do seu negócio.
Como usar?
Além de todos os benefícios, ele ainda é fácil de ser instalado e utilizado. Como a maioria das pessoas já usa o Whatsapp comum, a familiaridade da interface do Business facilita seu manuseio.
Para usar, basta baixá-lo pelo Google Play e seguir as instruções de instalação e cadastro. Número de telefone, endereço, segmento, nome da empresa etc. Atenção para o nome e telefone, pois segundo o aplicativo, não é possível modificá-lo após a confirmação de instalação. Não é preciso indicar o CNPJ da empresa.
Para usar o Whatsapp Business você tem algumas opções:
- A primeira opção é ter os dois whatsapps em um mesmo aparelho eletrônico. Para isso, cada um tenha um número de telefone celular diferente. Não é possível usar o mesmo número para whatsapp normal e o Business.
- Outra opção é ter dois celulares: um para o whatsapp convencional, outro para o business.
- Você pode cadastrar o wpp Business com o número de telefone fixo da sua empresa, ao invés de um número de celular. Nesta opção não há necessidade de adquirir um novo número celular somente para o Business.
Dessa forma você pode ter os dois aplicativos num mesmo celular, já que cada um será um telefone diferente. Nesta opção, assim que for se cadastrar no aplicativo, insira o seu telefone fixo e em vez de pedir a confirmação por SMS, clique na opção “Me ligue”. Eles irão ligar para o número cadastrado e informar o código de verificação.
Ao usar o Whatsapp Business, lembre-se de sempre respeitar a privacidade do seu cliente e não ser invasivo. Comece a usar essa ferramenta digital para promover o seu negócio e aumentar sua produtividade.