Whatsapp Business vs Chatbots: entenda a diferença

Whatsapp Business vs Chatbots: entenda a diferença

Whatsapp businessO lançamento do Whatsapp Business é uma notícia muito importante para as micro e pequenas empresas. Por ser uma novidade, muitos têm dúvidas sobre o Business.
Como usá-lo, se ele é a melhor maneira de lidar com os clientes etc. Dentre essas questões, pode surgir a dúvida sobre qual é a diferença entre o Whatsapp Business e os Chatbots.
Você conhece cada um deles e sabe diferenciá-los?
Para falar sobre isso, convidamos o Marcelo Saldanha, nosso diretor de tecnologia da Nautilos. Ele é bacharel em Ciência da Computação e respondeu algumas perguntas sobre o assunto. Confira:

P: O que são os Chatbots?

R: Chatbots são sistemas baseados em Inteligência Artificial. Através de respostas automáticas baseadas em condições previamente programadas, bancos de soluções e reconhecimento de linguagem, simulam um ser humano ao conversar com outras pessoas. Eles estão na moda e muito se tem comentado sobre eles ultimamente. Eles vêm em vários preços e complexidades, e há quem diga que serão uma das grandes sensações de 2018.

P: Como os Chatbots funcionam?

R: Uma vez conectados ao seu Whatsapp (ou Facebook Messenger ou ainda outras ferramentas de interação com o público), os Chatbots são capazes de guiar uma pessoa e qualificar o contato, entregando ao final um cliente já informado ao vendedor humano.
Como muitas das dúvidas que chegam por Whatsapp são básicas e comuns, esses Chatbots economizam muito tempo e geram “hot leads” que valem a pena ser trabalhados por pessoas.

P: Existe algum ponto negativo no uso dos Chatbots?

R: Sim. Mesmo economizando tempo, o problema é que eles podem ser complicados de instalar, e principalmente, de programar. Além disso, nem todo usuário aprecia o atendimento por chatbot.

P: E o Whatsapp Business, o que ele é e qual a diferença dos Chatbots?

R: O Whatsapp Business é um Chatbot. A diferença e vantagem, é que além de ser do próprio Whatsapp e ser gratuito, ele é mais simples que os Chatbots comuns. Embora permita atendimento automático, o foco do Whatsapp Business é facilitar a vida de empresas que se comunicam com os seus clientes por Whatsapp.
Ao contrário dos Chatbots comuns, ele não substitui os atendentes, apenas facilita a comunicação entre empresa e cliente. Por isso, ele oferece soluções ágeis que aumentam a produtividade dos atendentes, sem contudo tirar o calor humano da operação.

P: O que é melhor para a empresa: Chatbots ou Whatsapp Business?

R: Não há uma regra, isso depende de cada empresa. Há empresas que não irão se adaptar ao Whatsapp Business. Outras empresas irão adorá-lo. Decidir em qual grupo sua empresa se encaixa melhor, será uma parte importante de sua estratégia.

P: Como saber em qual grupo a empresa se encaixa melhor?

R: Aqui entramos num âmbito de opiniões pessoais. Para mim, a primeira condição é a quantidade de atendentes e contas Whatsapp envolvidas. Muitas empresas já utilizam um celular exclusivo para o Whatsapp que fica ligado no carregador e “escondido no armário”, porque a única função dele é liberar o uso do Whatsapp Web em algum computador.
Todo o atendimento é feito por lá. Para um empresa nessa linha, o Whatsapp Business pode ser uma adição interessante. Mas, não vai revolucionar o atendimento, apenas agilizá-lo (o que é ótimo, por sinal).
Já outras empresas tem vários atendentes. Nessas, uma solução de Chatbot por Whatsapp pode ser mais apropriada que o Whatsapp Business, simplesmente porque os Chatbots do mercado tem funcionalidades extras como integração com CRM, menu de atendimento, reatribuição de atendente, etc.
Ao meu ver, o público que irá apreciar realmente o Whatsapp Business são os pequenos empreendedores, que hoje misturam seus Whatsapps pessoais com o da empresa. Ser capaz de criar um Whatsapp com um número fixo e trabalhar num app separado (ainda que com alguma confusão na sincronização de contatos) pode ser uma alívio para essas pessoas.

P: Qual a sua opinião sobre o Whatsapp Business até agora? Por que?

R: Eu acho que a novidade é um passo importante do Whatsapp, mas que o melhor ainda está por vir. O Whatsapp Business tem como maior falha, nesse momento, a mesma limitação que seu ancestral: 1 número, 1 aparelho e 1 acesso pela Web.
Para mim, isso limita demais a adoção da solução. Acredito que muitos empresários estariam dispostos a pagar um (pequeno!) valor para permitir que sua equipe inteira pudesse ter o Whatsapp Business da empresa aberto na máquina de trabalho (ou quem sabe no celular?), com o mesmo número, num ambiente colaborativo.

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!