O Pinterest é uma rede social virtual de compartilhamento de imagens. Ele é bastante conhecido por ser um lugar de inspiração.
Através das palavras-chave os usuários podem encontrar seus conteúdos preferidos.
Eles também podem salvar suas imagens favoritas em pastas públicas ou privadas para navegar futuramente. Também é possível acompanhar as atividades dos demais usuários.
Mesmo com bons recursos, muitas empresas não conhecem ou nunca pensaram em investir e expandir seu negócio para o Pinterest. E o que muitos não sabem, é que essa pode ser uma excelente forma de aumentar o alcance de novos clientes e propagar sua marca e produtos.
Qual o benefício para as empresas e-commerce?
O uso do Pinterest é extremamente proveitoso para negócios e-commerce. Empresas que possuem produtos ou serviços voltados para o visual, como, roupas, decoração, moda, arte ou beleza, podem se beneficiar ao investirem nesse aplicativo. O engajamento vai depender do seu público-alvo. Um recurso interessante do Pinterest é que sua navegação é adequada tanto para celulares como para computadores desktop, facilitando a navegação ao usuário.
O Pinterest é como uma vitrine onde o usuário pode se interessar pelo que vê, salvar a imagem, e a partir daí, chegar até a loja online. Essas imagens que o usuário salva funcionam como uma lista de desejos, ou um grande catálogo que varia de acordo com o seu interesse.
Por isso, empresas e-commerce que investem no aplicativo, alcançam clientes novos. Além disso, aumentam a visibilidade dos seus produtos e o tráfego para o site.
Como investir no Pinterest
Antes de compartilhar imagens do site no aplicativo ou simplesmente criar pastas e enchê-las de fotos ou infográficos, é preciso organização. Afinal, cada publicação deve ser bem pensada, pois é a imagem da empresa que está em jogo e é ela que atrai possíveis clientes ao seu site.
Ter um calendário com os melhores dias e horários facilita a composição do seu perfil. O ideal é manter o perfil sempre atualizado, já que a quantidade e qualidade das imagens é a principal forma de contato com o cliente.
Imagem e palavras-chave
A informação principal do Pinterest é a imagem. Bom enquadramento, iluminação e equilíbrio entre as cores são alguns fatores que precisam ser considerados no momento de produção. Tais fatores são decisivos para atrair a atenção do cliente, que a partir das postagens, deve se identificar com a marca.
As imagens são importantíssimas. Mas, a forma do cliente chegar até essas imagens é através da busca com palavras-chave. Portanto, saber usar as palavras corretas é vital para conectar os usuários à sua empresa.
Se você pensa em começar a usar o Pinterest, não tenha medo. Disponibilize boas imagens com as palavras-chave adequadas. Com a prática, o aplicativo pode se tornar uma ótima ferramenta para o seu negócio.