A palavra- chave negativa tem quase a mesma função da palavra- chave, só que com finalidades opostas. Deu pra entender? Deixa que eu explico.
A palavra- chave serve para segmentar os anúncios feitos através do Google AdWords. Por exemplo, uma empresa que vende tecidos tem em seus anúncios, palavras- chave como: tecidos, malhas, renda etc. Já a palavra- chave negativa tem a função de fazer com que o seu anúncio não apareça para pessoas que buscam por determinados termos, no caso do exemplo acima, o anunciante pode usar como palavra-chave negativa: imposto de renda, reembolso do imposto de renda ou doença do tecido cardiovascular.
Ela funciona basicamente para não deixar que seus anúncios sejam disparados para buscas que não são interessantes para o seu negócio. Segundo o Thiago Oliveira, que faz o monitoramento de campanhas de AdWords da Nautilos, “você vai adaptando o seu anúncio a partir da otimização da sua campanha”. Essa é a forma mais eficiente de segmentar suas palavras- chave negativas, pois o Google, dentro da própria ferramenta AdWords, disponibiliza relatório de buscas e a partir dessas pesquisas, é possível direcionar sua campanha e negativar alguns termos que não são interessantes.
As palavras- chave negativas são muito importantes para criação e eficiência de uma campanha, mas há um porém no qual devemos mencionar. É preciso tomar bastante cuidado quando for selecionar quais termos negativos, pois eles podem prejudicar outros grupos de anúncios.
Por exemplo, sua empresa oferece cursos online e presenciais, para o grupo de anúncio presencial, você negativa o termo online e para o grupo de anúncio online, você negativa o presencial. Certo? Para que esses termos não se prejudiquem, é preciso especificar para qual grupo de anúncio cada palavra vai se referir.
Bom, as campanhas sempre devem ser monitoradas, não só as palavras- chave, mas a performance de cada anúncio. Se você gosta de acompanhar nossos conteúdos, deixa pra gente sugestões de tema, é sempre um prazer tirar as dúvidas de vocês!
Até a próxima.
Será que estão falando bem de você?
O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das