O que significa Opt- in, Double Opt in, Soft Opt in

O que significa Opt-in, Double Opt-in e Soft Opt-in

Essas expressões são muito usadas quando falamos sobre e- mail marketing e cada uma possui um significado que vai te ajudar a estabelecer a melhor estratégia para a construção da lista de contatos da sua empresa. O mailing list da empresa sempre deve ser de qualidade e nada invasivo, né?! Mas, como fazer isso? Vamos para as explicações.

Soft Opt- in

O Soft Opt- in é a maneira mais “simples” de construir uma lista de contatos visto que a pessoa não precisa autorizar o cadastro de seu e- mail para o mailing list. Essa lista é construída a partir de pessoas próximas, contatos profissionais e compradores.
Feiras de negócios, palestras e congressos, onde as pessoas trocam muitos contatos, é bastante comum acontecer isso. Muitos empresários usam esses contatos feitos para construírem a lista de e- mails da empresa. Segundo o Código de Autorregulamentação para Prática de e- mail Marketing (CAPEM), a estratégia de Soft Opt- in é aceita desde que haja “relação comercial ou social prévia e comprovável com o destinatário”.
Há empresários que apostam na eficiência dessa lista, acreditando que ter muitas pessoas no mailing, é interessante. Mas há outras empresas que acreditam que o Soft Opt- in não seja tão eficiente e prefira as outras estratégias.

Opt- in

Essa prática é muito usada nas empresas. Opt- in é quando uma empresa solicita o seu contato de e- mail num primeiro contato com o site. Geralmente essa solicitação vem acompanhada de uma mensagem “Faça parte da nossa newsletter” para que a pessoa interessada nas informações da empresa se cadastre.
O Opt- in é a forma mais comum de entrarmos nas listas de contatos das empresas, pois sempre estamos fornecendo nosso e- mail para sites de compras ou pesquisas, ainda mais quando se refere a uma marca que gostamos. A diferença do Opt- in é que as pessoas que não concordarem em fazer o cadastro, não irão receber informações sobre a empresa.

Double Opt- in

O Double Opt- in tem o mesmo objetivo do Opt- in mas, além de fornecer o contato, o consumidor recebe, no e- mail permitido, um link para a confirmação do cadastro. Algumas empresas acreditam que essa estratégia é mais inteligente, pois só recebem as informações aquelas pessoas que realmente estejam interessadas.
A lista que é construída através do Double- Opt in pode demorar mais a ter um número considerável de contatos, pois muitas pessoas não fazem a confirmação do e- mail, seja por falta de interesse ou até mesmo porque o e- mail passou despercebido. Porém, quando a lista já possui um número significativo de pessoas, ela é mais eficiente.
Bom, cada prática agrega um perfil de clientes e cabe a você, decidir qual delas é mais pertinente para o seu negócio.
Gostou do conteúdo? Nos dê mais dicas de conteúdo que gostaria de ver por aqui!

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!