Essas expressões são muito usadas quando falamos sobre e- mail marketing e cada uma possui um significado que vai te ajudar a estabelecer a melhor estratégia para a construção da lista de contatos da sua empresa. O mailing list da empresa sempre deve ser de qualidade e nada invasivo, né?! Mas, como fazer isso? Vamos para as explicações.
Soft Opt- in
O Soft Opt- in é a maneira mais “simples” de construir uma lista de contatos visto que a pessoa não precisa autorizar o cadastro de seu e- mail para o mailing list. Essa lista é construída a partir de pessoas próximas, contatos profissionais e compradores.
Feiras de negócios, palestras e congressos, onde as pessoas trocam muitos contatos, é bastante comum acontecer isso. Muitos empresários usam esses contatos feitos para construírem a lista de e- mails da empresa. Segundo o Código de Autorregulamentação para Prática de e- mail Marketing (CAPEM), a estratégia de Soft Opt- in é aceita desde que haja “relação comercial ou social prévia e comprovável com o destinatário”.
Há empresários que apostam na eficiência dessa lista, acreditando que ter muitas pessoas no mailing, é interessante. Mas há outras empresas que acreditam que o Soft Opt- in não seja tão eficiente e prefira as outras estratégias.
Opt- in
Essa prática é muito usada nas empresas. Opt- in é quando uma empresa solicita o seu contato de e- mail num primeiro contato com o site. Geralmente essa solicitação vem acompanhada de uma mensagem “Faça parte da nossa newsletter” para que a pessoa interessada nas informações da empresa se cadastre.
O Opt- in é a forma mais comum de entrarmos nas listas de contatos das empresas, pois sempre estamos fornecendo nosso e- mail para sites de compras ou pesquisas, ainda mais quando se refere a uma marca que gostamos. A diferença do Opt- in é que as pessoas que não concordarem em fazer o cadastro, não irão receber informações sobre a empresa.
Double Opt- in
O Double Opt- in tem o mesmo objetivo do Opt- in mas, além de fornecer o contato, o consumidor recebe, no e- mail permitido, um link para a confirmação do cadastro. Algumas empresas acreditam que essa estratégia é mais inteligente, pois só recebem as informações aquelas pessoas que realmente estejam interessadas.
A lista que é construída através do Double- Opt in pode demorar mais a ter um número considerável de contatos, pois muitas pessoas não fazem a confirmação do e- mail, seja por falta de interesse ou até mesmo porque o e- mail passou despercebido. Porém, quando a lista já possui um número significativo de pessoas, ela é mais eficiente.
Bom, cada prática agrega um perfil de clientes e cabe a você, decidir qual delas é mais pertinente para o seu negócio.
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