Tem muito tempo que não falamos sobre ferramentas por aqui, certo? Por isso hoje o assunto vai ser o Google Meu Negócio. Essa ferramenta possibilita sua empresa de ser localizada pelo Google e torna mais fácil os seus clientes a encontrem através de buscas pela internet.
O objetivo do Google Meu Negócio é a divulgação da sua empresa através da internet. Para tanto a ferramenta integra as informações disponíveis de outras ferramentas Google, como o Mapas e o Google+. Essa integração é muito útil e permite conseguir uma maior visibilidade para a sua marca.
Mesmo se a empresa não tiver site ou redes sociais, muitas pessoas podem procurar pelo nome dela no Google e a ferramenta disponibiliza informações importantes sobre o local, como: horário de funcionamento, telefone, endereço e até opiniões de usuários sobre a empresa. É cada vez mais comum as pessoas fazerem buscas por negócios locais, e a resposta provida pelo Google Meu Negócio está entre as mais consideradas (até porque o Google dá muito destaque a ela).
O Google Meu Negócio também permite que proprietários verificados tenham acesso às estatísticas de buscas realizadas e engajamentos feitos pelos usuários, além de favorecer a interação direta com esses clientes, respondendo perguntas ou tirando dúvidas deles. Para empresas e marcas que já possuem uma presença digital estabelecida, com site e redes sociais, o Google Meu Negócio é uma adição importante. Para empresas que não possuem sites, o Google até fornece uma “Site do Negócio” bem simples, com informações pontuais que atendem pequenas empresas que não lidam com o digital ainda. A integração com o Google+ fornece uma rede social para engajamento com o público de forma facilitada, e a integração com o Google Mapas faz a empresa aparecer em navegações, buscas locais e até em alguns GPS como Pontos de Interesse (POI).
Gostei da ferramenta, como me cadastrar?
Primeiro, acesse o Google Meu Negócio e entre com a sua melhor conta Google. Uma dica que eu posso dar é: concentre todas as ferramentas Google num único e-mail, de preferência profissional e que não seja usado como contato. Isso facilita a manutenção das suas ferramentas. Após a criação desse login, você gerencia sua conta, colocando informações, imagens e localização no mapa.
O Google Meu Negócio utiliza a base do antigo Google Places, com os conceitos de Listagem e Conta. Uma Listagem nada mais é que um local físico, como uma sede ou loja. Uma Conta é uma forma de agrupar Listagens e compartilhar acessos de forma unificada. O uso de Contas é opcional, e pode ser introduzido numa segunda etapa, depois que a ferramenta já estiver dominada.
Cada Listagem exige um endereço real e algumas informações relevantes, e em geral precisa ser Verificada. O Google tem seus próprios critérios quanto à verificação, sendo que por vezes não a exige, outras vezes permite que seja feita por telefone (uma chamada automática de voz para o número cadastrado que diz um código a ser introduzido na ferramenta) e, mais frequentemente, exige que a verificação seja feita através da inserção de um código que ele envia por Cartão Postal até o endereço cadastrado. Essa é a forma mais “forte” de verificação, porém também é a mais lenta, levando entre 10 e 30 dias, dependendo da localização e da qualidade do endereço informado.
Negócios que não atendem no endereço informado, como negócios 100% online ou Deliveries, podem marcar uma opção para ocultar sua localização, ou alternativamente utilizar um “raio de atendimento” de tantos quilômetros ao redor do endereço, sem necessariamente expor o endereço.
Vale ressaltar também a forte conexão entre o Google Meu Negócio e o AdWords, através de sua versão simplificada, o AdWords Express. De fato, em algumas contas a relação é tão forte que mesmo tendo criado uma conta normal, o Google insiste em listá-la como Express, obrigando o anunciante a mudar a interface para o AdWords normal (se ele quiser, claro).
A relação com o YouTube é feita através do conceito de Conta de Marca. É uma solução meio tortuosa que o Google implementou para que uma Listagem, ou coleção delas, compartilhe de um único canal do YouTube, como seria esperado de uma rede de lojas, por exemplo.
Ainda tem alguma dúvida sobre a ferramenta? Envia pra gente!
Até o próximo post!
Será que estão falando bem de você?
O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das