Muito utilizadas em sites de mídias sociais, aquela palavra acompanhada de cerquilha, conhecidas como #hashtag, pode ter uma finalidade muito útil, como identificar e agrupar conteúdos de interesse coletivo através dos termos bem selecionados para acompanhar a postagem. Curiosamente, este símbolo surgiu no twitter, deixando a rede social mais dinâmica na prática. Deu tão certo que logo em seguida o Instagram aderiu a ideia, e hoje essa ferramenta é utilizada por boa parte dos seguidores que querem chamar a atenção para suas publicações.
Se a sua empresa já está presente nas redes sociais, saiba que usar a hashtag de forma prática pode fazer com que seus posts fiquem visíveis e se multipliquem cada vez mais para todos que compartilham do mesmo interesse. Quanto mais a sua utilização, mais visibilidade para o seu negócio. É por isso que uma sequência correta da hashtag pode aumentar um maior alcance em suas redes sociais. Quer saber mais sobre como utilizar esta ferramenta sem erro? Segue as dicas que separamos para você!

Use uma hashtag que tenha relação direta com a sua postagem

Se o seu post é sobre roupas de inverno, você pode até colocar palavras que tenham a ver com o estilo a seu gosto, como por exemplo #elegancia. Quem não acha as pessoas mais elegantes no inverno, não é mesmo? Parece óbvio, mas a hashtag deve ser utilizada de forma objetiva e deve estar coerente ao seu post. Dê ênfase para palavras que se relacionam à estação e às peças de roupas que serão expostas, assim, a postagem fica em sintonia com o seu propósito. Afinal, quem procura por roupas de inverno não vai querer saber o que você acha do estilo, mesmo porque isso independe da estação, certo? Não custa nada ser prático!

Não escreva muitas palavras juntas

Lembre-se que a ideia central da hashtag é o seu uso objetivo e dinâmico, por isso, escrever muitas palavras juntas pode desfocar a ideia principal, causar erros ortográficos e incompreensão da leitura. Não é nada bom, principalmente em se tratando da estética. Se os espaços existem para dar fôlego na leitura, então porque dificultar a leitura dos seus seguidores?

Também não precisa separar cada palavra da frase por hashtag, né?

Se escrever uma frase enorme pode fazer com que a mensagem seja incompreendida, separar cada palavra por hashtag pode prejudicar da mesma forma, pois as pausas servem para serem usadas coerentemente. Qual seria o sentido de colocar uma hashtag antes de um artigo ou de uma preposição se essas classes de palavras dependem de outros termos para formar um sentido completo? Visualmente, além de cansar o leitor, fica fora de estética e não direciona para os conteúdos relacionados por essas ferramentas gramaticais soltas. O adequado é que evite o uso de artigos e preposições procedidas de hashtag, a menos que seja um título ou uma frase bem pequena.

Procure hashtags com alto índice de procura

Dentre os temas que você pode explorar, que tal procurar os termos mais comuns relacionados à sua postagem? Uma vasculhada nas redes sociais pode te dar uma noção de como seria um direcionamento mais amplo para a sua postagem. Isso pode multiplicar ainda mais a sua visibilidade. Procure os termos mais comuns e com alto índice de alcance, mas evite gírias de internet como #tbt, por exemplo, pois estão sempre associadas ao entretenimento. Em se tratando de marketing empresarial, é sempre bom lembrar da coerência e formalidade com a postagem.
Como você viu, a hashtag não é uma futilidade estética de redes sociais, pode ser uma grande estratégia de publicidade para a sua empresa se souber usar. Agora que você captou como fazer uma boa utilização das hashtags, que tal começar agora a explorar o mundo dos vocabulários para ampliar o alcance do seu negócio? Fique atento ao nosso canal e fique por dentro do que há de melhor em estratégias de conteúdo!

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

É fácil montar um e-commerce? Levantei 10 tópicos, me fala o que acha
E-commerce

É fácil montar um e-commerce? Levantei 10 tópicos

Por duas vezes essa semana fui procurado por pequenos empresários que motivados pela pandemia investiram tempo, dedicação e muita energia para criarem suas linhas de produtos. Um cliente produz linha de biscoitos sem glúten e sem fibras,  o outro produz

Leia mais »
Cultura de promoção? Não venda preço, construa valor
Comunicação e Marketing

Já ouviu falar da cultura de promoção?

Já ouviu falar da cultura de promoção? Estamos há pouco mais de 30 dias da Black Friday e por isso quero chamar atenção para esta prática no comércio que é interessante, mas também pode se tornar um grande problema. Vamos

Leia mais »
Comércio eletrônico: corrida para participar do mercado
E-commerce

Comércio eletrônico: corrida para participar do mercado

O comércio eletrônico está crescendo rapidamente e sem sinais de desaceleração. Os varejistas estão descobrindo que no meio digital os planos para divulgação podem ser tão desafiadores quanto acertar um alvo em movimento. Por isso, vejo que as empresas precisam

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!