A #hashtag vêm sendo muito usada por adeptos das redes sociais há alguns anos, mas o que muita gente ainda não sabe, é o porquê de colocar esse jogo da velha na frente das palavras e nem o que isso significa. A primeira vez em que a internet teve a presença da #hashtag usada como forma de comunicação, foi em 1988, na Finlândia. Era uma plataforma para compartilhamento de mensagens, chamado IRC (Internet Relay Chat).
Depois disso, a #hashtag voltou a ser usada quase 20 anos depois. Conforme o site O Gênio Criador, em 2006 e 2007 existiu uma rede de microblogs chamada Jaiku, que também usava o jogo da velha como forma de reunir mensagens, mas logo parou de ser utilizada. Nessa pausa, o Twitter também começou com a utilização da #hashtag e viralizou.
Em 2007 a #hashtag ficou mundialmente conhecida por causa dessa rede. A realidade é que deu certo, mas virou uma grande bagunça. As pessoas colocavam o símbolo na frente das palavras desenfreadamente e isso gerou transtorno para quem estava tentando usar de maneira eficiente. A intenção da #hashtag sempre foi agrupar assuntos que tinham a mesma palavra e, assim, ajudar as pessoas nas pesquisas e conexão com outros usuários que tinham o mesmo interesse no conteúdo.
Quando muitas pessoas começaram a usar essa #hashtag e gerar grandes proporções para alguns assuntos, o Twitter criou, em 2010, uma ferramenta chamada “Trending Topics”, como se fosse uma estatística com os assuntos mais mencionados da internet. Isso é um marco na história da #hashtag e do Twitter, é claro. Artistas e influentes digitais começaram a usar dessa nova ferramenta, material para divulgação de campanhas e trabalhos.
Aí a #hashtag virou moda, popularizou e outras redes sociais começaram a perceber que essa ideia de agrupar assunto surtia algum efeito.
Foi assim que os “facebookianos” e utilizadores do instagram começaram a usar a #hashtag para procurar assuntos com a mesma temática e fotos em determinados lugares. A ferramenta também começou a ter um cunho irônico e de humor, como o famoso #SoQueNao.
#ComoUsar
Quando você cria uma campanha ou inicia o uso de #hashtags para promover sua empresa, fazer uma pesquisa com as palavras que irão ser usadas é fundamental. Procure a melhor forma de escrever e veja se essa frase já não é usada por outra empresa ou pessoa.
O interessante é sempre usar a mesma #hashtag para que ela represente sua marca quando for clicada pelos usuários. Outro ponto a ser mencionado são as várias #hashtags que vêm sendo colocadas em cada foto, isso não é legal nem eficiente. Esteticamente não fica bonito e tira o foco da hashtag principal. Poucas pessoas lêem todas as tags.
Considerando os efeitos da #hashtag, use a mesma em todas as redes sociais da sua empresa para que ela crie uma identidade. No caso de campanhas factuais, crie #hashtags e use bastante quando a campanha estiver circulando, mas não a utilize depois que a campanha acabar. #Hashtags muito grandes às vezes conseguem um bom rendimento mas prefira sempre as menores, com poucas palavras e não utilize frases, é mais difícil fazer com que as pessoas usem quando as frases são muito grandes.
Famosas empresas usam #hashtag, por exemplo o Starbucks, a Coca- Cola e Bob’s. As empresas que possuem franquias pelo mundo todo, geralmente costumam colocar as #hashtags em mais de uma língua, para que clientes de diversos países tenham acessos àquele conteúdo.
Além de criar a #hashtag, usá-la e fazer com que ela crie uma identidade, é necessário monitorar sua frase, saber onde ela está sendo mais usada e as outras #hashtags que vêm sendo utilizadas por pessoas do seu país, estado ou cidade. Através do site https://www.trendsmap.com/, é possível saber tudo isso! No site é apresentado um mapa do mundo e as #hashtags mais usadas pelas pessoas daquele continente. Mais do que necessário, é interessante pesquisar sobre esses assuntos virtuais e estar ciente dos assuntos da internet. Pode ser que em algum momento haja uma #hashtag interessante a ser relacionada com a sua marca e isso lhe trará mais visibilidade. É sempre bom aproveitar essas oportunidades para expor seu negócio.
Será que estão falando bem de você?
O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das