Como encurtar endereço URL

Como encurtar endereços URL e monitorá-los

Encurtadores de URL é nosso tema de hoje, vamos explicar o que é e como funciona. Atualmente, muita gente usa a internet para funções pouco importantes e acaba não utilizando as coisas positivas que a web tem.
As inúmeras ferramentas que a internet possui, são muito úteis e, geralmente, fáceis de usar. O que vamos falar no post de hoje é sobre encurtadores de URL.
Existem vários tipos de ferramentas com essa função e eu vou explicar um pouco sobre como funciona. Mas antes vou mencionar o porquê é importante utilizá- las.
A primeira impressão é sempre a que fica. Clichê, mas muito verdadeiro. Quando uma pessoa cria uma página e o link é muito grande, cheio de informações e não tem nada a ver com o conteúdo, o buscador não o reconhece como relevante.
Como assim? A função do buscador, seja ele o Google ou Bing ou Yahoo é buscar o que é relevante quando uma pesquisa é feita por um usuário. Se o link da sua página não tiver a ver com o conteúdo que está dentro dela, não possuir a palavra chave e for uma sequência sem sentido de letras e números, o Google não consegue relacionar aquele link com o conteúdo e o site acaba não sendo indexado de forma adequada.
Outro fator é a aparência e o tamanho da URL. Não é nada agradável um link com muitos caracteres e que não fale um pouco do que está no conteúdo.
Um link amigável é mais interessante por carregar informações do conteúdo e ficar aparentemente mais harmonioso.
Bom, a primeira ferramenta que encurta os links, é do próprio Google, https://goo.gl/. É muito simples mexer mesmo sendo em inglês. Ao abrir, o site já tem uma “caixinha” em que você coloca a URL que deseja mudar e clicar no botão SHORTEN URL. Assim que esse botão for acionado, a URL já é encurtada e pode ser usada.
Outra opção é o http://migre.me/, esse site também é muito simples de acessar e fácil de mexer, além de ser português, o que facilita um pouco. Funciona basicamente do mesmo jeito da ferramenta Google. Possui uma “caixinha” assim que o site abre, em que é preciso colar a URL para ser encurtada.
Essas duas ferramentas contam quantas vezes os links foram acessados e isso é muito interessante para saber se o site está atraindo o público.
A terceira opção é o https://bitly.com/, que tem o mesmo design dos outros dois e também é de fácil entendimento apesar de ser em inglês. O que o Bitly tem de diferencial é que é possível ter um domínio com o seu nome ou o nome que você desejar. É interessante, pois quem clica e usa aquela URL, vê o nome da empresa e isso já uma forma de fixar a marca.
Essas ferramentas ajudam em diversas situações, até mesmo quando queremos postar algo no Twitter e o link está muito grande, ocupando quase todo o limite de caracteres. Use esses encurtadores de URL e depois nos conte o que achou.
Qualquer dúvida é só nos enviar perguntas nos comentários!
Twitter: @nautilosmkt
Instagram: @nautilosmktdigital
Facebook: www.facebook.com/NautilosMarketingDigital

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!