Como encurtar endereços URL e monitorá-los

Como encurtar endereço URL

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Encurtadores de URL é nosso tema de hoje, vamos explicar o que é e como funciona. Atualmente, muita gente usa a internet para funções pouco importantes e acaba não utilizando as coisas positivas que a web tem.
As inúmeras ferramentas que a internet possui, são muito úteis e, geralmente, fáceis de usar. O que vamos falar no post de hoje é sobre encurtadores de URL.
Existem vários tipos de ferramentas com essa função e eu vou explicar um pouco sobre como funciona. Mas antes vou mencionar o porquê é importante utilizá- las.
A primeira impressão é sempre a que fica. Clichê, mas muito verdadeiro. Quando uma pessoa cria uma página e o link é muito grande, cheio de informações e não tem nada a ver com o conteúdo, o buscador não o reconhece como relevante.
Como assim? A função do buscador, seja ele o Google ou Bing ou Yahoo é buscar o que é relevante quando uma pesquisa é feita por um usuário. Se o link da sua página não tiver a ver com o conteúdo que está dentro dela, não possuir a palavra chave e for uma sequência sem sentido de letras e números, o Google não consegue relacionar aquele link com o conteúdo e o site acaba não sendo indexado de forma adequada.
Outro fator é a aparência e o tamanho da URL. Não é nada agradável um link com muitos caracteres e que não fale um pouco do que está no conteúdo.
Um link amigável é mais interessante por carregar informações do conteúdo e ficar aparentemente mais harmonioso.
Bom, a primeira ferramenta que encurta os links, é do próprio Google, https://goo.gl/. É muito simples mexer mesmo sendo em inglês. Ao abrir, o site já tem uma “caixinha” em que você coloca a URL que deseja mudar e clicar no botão SHORTEN URL. Assim que esse botão for acionado, a URL já é encurtada e pode ser usada.
Outra opção é o http://migre.me/, esse site também é muito simples de acessar e fácil de mexer, além de ser português, o que facilita um pouco. Funciona basicamente do mesmo jeito da ferramenta Google. Possui uma “caixinha” assim que o site abre, em que é preciso colar a URL para ser encurtada.
Essas duas ferramentas contam quantas vezes os links foram acessados e isso é muito interessante para saber se o site está atraindo o público.
A terceira opção é o https://bitly.com/, que tem o mesmo design dos outros dois e também é de fácil entendimento apesar de ser em inglês. O que o Bitly tem de diferencial é que é possível ter um domínio com o seu nome ou o nome que você desejar. É interessante, pois quem clica e usa aquela URL, vê o nome da empresa e isso já uma forma de fixar a marca.
Essas ferramentas ajudam em diversas situações, até mesmo quando queremos postar algo no Twitter e o link está muito grande, ocupando quase todo o limite de caracteres. Use esses encurtadores de URL e depois nos conte o que achou.
Qualquer dúvida é só nos enviar perguntas nos comentários!
Twitter: @nautilosmkt
Instagram: @nautilosmktdigital
Facebook: www.facebook.com/NautilosMarketingDigital

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Um novo tempo Blog Paulo Canarim
Gestão e Estratégia

Um novo tempo

“No novo tempo Apesar dos castigos Estamos crescidos Estamos atentos Estamos mais vivos Pra nos socorrer”   Estamos vivendo um momento único uma crise sem

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos Parceiros Estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

Anunciar no Google Ads

Auditoria e Consultoria e Planejamento.

Criação de sites

Tenha um site otimizado e personalizado com WordPress.

Curso Online E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco