Encurtadores de URL é nosso tema de hoje, vamos explicar o que é e como funciona. Atualmente, muita gente usa a internet para funções pouco importantes e acaba não utilizando as coisas positivas que a web tem.
As inúmeras ferramentas que a internet possui, são muito úteis e, geralmente, fáceis de usar. O que vamos falar no post de hoje é sobre encurtadores de URL.
Existem vários tipos de ferramentas com essa função e eu vou explicar um pouco sobre como funciona. Mas antes vou mencionar o porquê é importante utilizá- las.
A primeira impressão é sempre a que fica. Clichê, mas muito verdadeiro. Quando uma pessoa cria uma página e o link é muito grande, cheio de informações e não tem nada a ver com o conteúdo, o buscador não o reconhece como relevante.
Como assim? A função do buscador, seja ele o Google ou Bing ou Yahoo é buscar o que é relevante quando uma pesquisa é feita por um usuário. Se o link da sua página não tiver a ver com o conteúdo que está dentro dela, não possuir a palavra chave e for uma sequência sem sentido de letras e números, o Google não consegue relacionar aquele link com o conteúdo e o site acaba não sendo indexado de forma adequada.
Outro fator é a aparência e o tamanho da URL. Não é nada agradável um link com muitos caracteres e que não fale um pouco do que está no conteúdo.
Um link amigável é mais interessante por carregar informações do conteúdo e ficar aparentemente mais harmonioso.
Bom, a primeira ferramenta que encurta os links, é do próprio Google, https://goo.gl/. É muito simples mexer mesmo sendo em inglês. Ao abrir, o site já tem uma “caixinha” em que você coloca a URL que deseja mudar e clicar no botão SHORTEN URL. Assim que esse botão for acionado, a URL já é encurtada e pode ser usada.
Outra opção é o http://migre.me/, esse site também é muito simples de acessar e fácil de mexer, além de ser português, o que facilita um pouco. Funciona basicamente do mesmo jeito da ferramenta Google. Possui uma “caixinha” assim que o site abre, em que é preciso colar a URL para ser encurtada.
Essas duas ferramentas contam quantas vezes os links foram acessados e isso é muito interessante para saber se o site está atraindo o público.
A terceira opção é o https://bitly.com/, que tem o mesmo design dos outros dois e também é de fácil entendimento apesar de ser em inglês. O que o Bitly tem de diferencial é que é possível ter um domínio com o seu nome ou o nome que você desejar. É interessante, pois quem clica e usa aquela URL, vê o nome da empresa e isso já uma forma de fixar a marca.
Essas ferramentas ajudam em diversas situações, até mesmo quando queremos postar algo no Twitter e o link está muito grande, ocupando quase todo o limite de caracteres. Use esses encurtadores de URL e depois nos conte o que achou.
Qualquer dúvida é só nos enviar perguntas nos comentários!
Twitter: @nautilosmkt
Instagram: @nautilosmktdigital
Facebook: www.facebook.com/NautilosMarketingDigital
Será que estão falando bem de você?
O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das