Fique de olho em seus concorrentes

Fique de olho em seus concorrentes

Conheça seu concorrente como a ti mesmo –
Está planejando se lançar no mercado digital com uma loja virtual? Imagino que tenha conhecimento absoluto sobre seu produto ou serviço, até mesmo sobre seu mercado e seu cliente. Mas o que realmente sabe sobre a concorrência?

Uma das melhores maneiras de entender completamente o seu mercado é dar uma boa olhada na concorrência. Em um primeiro momento pode parecer invasivo e talvez até desleal, mas não é. Quando me refiro a conhecer a concorrência é entender o que fazem e como fazem.

Mas me deixa falar um pouco sobre quem é seu concorrente na disputa de mercado. Tenho visto que alguns clientes confundem um pouco a relação entre sua empresa e outras do mesmo segmento. Para mercado, seu concorrente é aquela empresa que oferece solução correspondente a sua. Para produto a lógica é a mesma. Parece óbvio, mas já vi empresários “espionando” o concorrente errado. Então pra simplificar  seu concorrente é para quem perdeu a venda ou o negócio. Costumo brincar dizendo que uma operação comercial é como um Pokémon ela evolui em 4 possibilidades; O cliente compra; o clientes desiste de comprar; cliente adia a compra, o cliente compra no seu concorrente. No e-commerce, assim como na maioria dos negócios entender o que acontece é fundamental, em todos as quatro possibilidades. No caso da venda perdida para o concorrente você precisa saber o que fez seu cliente decidir por ele em vez de você.

Pesquisar sobre seu concorrente é bem fácil por isso não desanime de “espionar” sua concorrência, assumindo que ela é grande de mais ou que exigirá de você muitos recursos. Analise o site sites, faça uma compra, acompanhe as postagens de mídias sociais e as campanhas de publicidade pagas no Google e no Youtube. Só assim saberá o que está enfrentado e terá uma ideia de como seu público reage ao seu concorrente. Você perceberá lacunas e com criatividade, trabalho e investimento conseguirá oferecer ao seu cliente uma experiência de compra melhor.

Portanto, faz todo sentido eleger seus principais concorrentes e acompanhar seus passos. Assim como um aprendiz aprende com um mentor, você certamente aprenderá com o que sua concorrência está ou não está fazendo.

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