Fique de olho em seus concorrentes

Fique de olho em seus concorrentes

Conheça seu concorrente como a ti mesmo –
Está planejando se lançar no mercado digital com uma loja virtual? Imagino que tenha conhecimento absoluto sobre seu produto ou serviço, até mesmo sobre seu mercado e seu cliente. Mas o que realmente sabe sobre a concorrência?

Uma das melhores maneiras de entender completamente o seu mercado é dar uma boa olhada na concorrência. Em um primeiro momento pode parecer invasivo e talvez até desleal, mas não é. Quando me refiro a conhecer a concorrência é entender o que fazem e como fazem.

Mas me deixa falar um pouco sobre quem é seu concorrente na disputa de mercado. Tenho visto que alguns clientes confundem um pouco a relação entre sua empresa e outras do mesmo segmento. Para mercado, seu concorrente é aquela empresa que oferece solução correspondente a sua. Para produto a lógica é a mesma. Parece óbvio, mas já vi empresários “espionando” o concorrente errado. Então pra simplificar  seu concorrente é para quem perdeu a venda ou o negócio. Costumo brincar dizendo que uma operação comercial é como um Pokémon ela evolui em 4 possibilidades; O cliente compra; o clientes desiste de comprar; cliente adia a compra, o cliente compra no seu concorrente. No e-commerce, assim como na maioria dos negócios entender o que acontece é fundamental, em todos as quatro possibilidades. No caso da venda perdida para o concorrente você precisa saber o que fez seu cliente decidir por ele em vez de você.

Pesquisar sobre seu concorrente é bem fácil por isso não desanime de “espionar” sua concorrência, assumindo que ela é grande de mais ou que exigirá de você muitos recursos. Analise o site sites, faça uma compra, acompanhe as postagens de mídias sociais e as campanhas de publicidade pagas no Google e no Youtube. Só assim saberá o que está enfrentado e terá uma ideia de como seu público reage ao seu concorrente. Você perceberá lacunas e com criatividade, trabalho e investimento conseguirá oferecer ao seu cliente uma experiência de compra melhor.

Portanto, faz todo sentido eleger seus principais concorrentes e acompanhar seus passos. Assim como um aprendiz aprende com um mentor, você certamente aprenderá com o que sua concorrência está ou não está fazendo.

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!