O mercado vai voltar aquecer

O mercado vai voltar aquecer! Vamos para os colchões!

Não, não desta vez, consigliere, sem mais discussões, sem mais reuniões, sem mais truques de Sollozzo, você dá a eles uma mensagem, eu quero Sollozzo, se não, é toda a guerra, vamos para os colchões!

Sonny Corleone – Filme O Poderoso Chefão

Não é de hoje que tratamos os negócios como guerra, entre tantos exemplos posso citar facilmente a leitura do livro Su-tzu a arte da guerra e as chamadas ações de marketing de guerrilha. Então citar o filme O Poderoso Chefão faz todo sentido. Explico: a frase é uma espécie de ditado italiano que tem uma referência histórica quando um nobre protege as torres de seu castelo com colchões contra a artilharia inimiga, salvo engano foi no século XVI, com o passar do tempo o significado passou a ser “preparar-se para guerra”. 

A eterna disputa pelo mercado tem sido recorrentemente comparada a guerra e neste momento mundial vivemos um ineditismos. O mercado está desacelerado e diferente de tudo que a últimas gerações centradas na economia do capital já viram ou mesmo imaginaram. 

Sabemos que esta condição de afastamento é importante e necessária, mas sabemos também que ela passará e quando passar o mercado vai voltar a se aquecer e sua disputa voltará a ser intensa. Pensando nisso, nós todos, empresários de todos os tamanhos devemos ir para os colchões. 

Com as operações em marcha lenta precisamos manter nossos produtos, marca, serviço, o nosso trabalho em geral aceso na mente de nossos clientes. Para isso sugiro alguns pontos que podem lhe ajudar nesse momento, tão específico.

Minha sugestão em 5 pontos para você seguir e preparar sua atividade de marketing durante essa crise do Coronavírus:

  1. Faça um severo levantamento financeiro;
  2. Seja flexível e trabalhe de maneira inteligente para manter sua base de clientes existente;
  3. Fique ainda mais visível diante do seu mercado-alvo;
  4. Concentre-se em gerar novas conversões;
  5. Medir, medir, medir.

 

Levantamento da realidade financeira

Fique calmo e não entre em pânico. Analise com cuidado a realidade financeira da sua empresa. E para pequenas empresa a da qual é proprietário verifique a sua também. Veja quais fornecedores estão dispostos a conversar e negociar.  Abra uma comunicação franca com seus colaboradores. Se existe chance de venda e entrega crie facilidades e siga as orientações da OMS para garantir a segurança de sua equipe e de seus clientes. O objetivo financeiro nesta crise é resistir, vamos deixar o lucro para quando o mercado se normalizar.

Considere em seu orçamentos divulgação. Eu sei que o investimento em marketing é um alvo fácil para as pequenas empresas que precisam fazer cortes no orçamento. Mas, veja, o corte na atividade de marketing é sim uma correção de curto prazo, mas que certamente terá consequências a médio e longo prazo. Manter a visibilidade em seu mercado é essencial para rentabilidade a longo prazo.

Trabalhe com inteligência para manter sua base de clientes existente

Ficar longe significa ficar fora da mente  e ser esquecido. Você precisa manter contato com seus clientes ou correrá o risco de perdê-los. É sempre mais barato manter um cliente do que adquirir um novo. Eu tive um gerente de vendas da Mobil que dizia: Conquistar um cliente é difícil, perder é muito fácil, reconquistar é quase impossível”.

Fique ainda mais visível aos olhos de seus clientes

Você precisa aumentar o conhecimento da sua marca e obter mais visibilidade, o que significa direcionar os visitantes ao seu site para realizar as conversões em leads ou em vendas. E um dos melhores momentos para ser encontrado por clientes em potencial é quando eles estão pesquisando o que você está vendendo. Você precisa ser encontrado em todas as etapas do ciclo de vida da compra, desde a exploração de novos fornecedores até a avaliação de ofertas específicas.

Atualize seu conteúdo, inove e renove, mesmo que sua empresa possua uma base de conteúdo relevantes e interessantes. Revisite seu conteúdo, atualize com o objetivo de melhorar sua indexação no Google.

Lembre-se que o que as outras pessoas falam sobre seu produto, negócio ou serviço tem peso e é mais importante do que o que você diz sobre você. Outra maneira de baixo custo de se tornar visível diante de um conjunto maior de clientes em potencial é alavancar a sua autoridade junto a parceiros e especialistas respeitados.

Concentre-se em gerar conversões

Uma técnica de marketing digital de baixo custo e alto impacto para se concentrar na otimização da taxa de conversão. Pequenas alterações no site podem contribuir para uma boa navegação e experiência do seu visitante, essa atitude vai contribuir para tornar seus  visitantes em clientes.

Medir, medir, medir

Se você não medir, não poderá planejar. E se você não planeja, pode estar jogando dinheiro fora .

Você pode avaliar as vendas, o número de leads gerados, origem do acesso e outras referências importantes para o seu planejamento. 

  • Configure o Google Analytics corretamente;
  • Você cadastrou seu site no Google Search Console? 
  • Avalie o Retorno Sobre o Investimento Publicitário (ROAS).

Quando o orçamento fica curto as decisões parecem mais difíceis, e são mesmo. Definir onde será feito o investimento, se no Google ou nas redes sociais é sempre um decisão delicada uma vez que o retorno é muito importante somado a urgência de resultados.

E, finalmente, não há uma resposta única para o quebra-cabeça do marketing digital. Na verdade você precisará ser ágil e criativo. O mercado vai voltar aquecer!

E sempre poderá contar conosco, o Nautilos está aqui para passar por tudo isso com você.  

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

É fácil montar um e-commerce? Levantei 10 tópicos, me fala o que acha
E-commerce

É fácil montar um e-commerce? Levantei 10 tópicos

Por duas vezes essa semana fui procurado por pequenos empresários que motivados pela pandemia investiram tempo, dedicação e muita energia para criarem suas linhas de produtos. Um cliente produz linha de biscoitos sem glúten e sem fibras,  o outro produz

Leia mais »
Cultura de promoção? Não venda preço, construa valor
Comunicação e Marketing

Já ouviu falar da cultura de promoção?

Já ouviu falar da cultura de promoção? Estamos há pouco mais de 30 dias da Black Friday e por isso quero chamar atenção para esta prática no comércio que é interessante, mas também pode se tornar um grande problema. Vamos

Leia mais »
Comércio eletrônico: corrida para participar do mercado
E-commerce

Comércio eletrônico: corrida para participar do mercado

O comércio eletrônico está crescendo rapidamente e sem sinais de desaceleração. Os varejistas estão descobrindo que no meio digital os planos para divulgação podem ser tão desafiadores quanto acertar um alvo em movimento. Por isso, vejo que as empresas precisam

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!