Como reduzir o abandono do carrinho de compras

Como reduzir o abandono do carrinho de compras

Vamos pensar sobre alguns dados estatísticos: 

 

  • Estatística #1: Havia 1,66 bilhões de compradores digitais no mundo em 2017 isso representa 20% da população do planeta(Statista);
  • Estatística #2: Em 2018 as vendas de comércio eletrônico representaram 11,9% de todas as vendas no varejo ao redor do mundo (Statista);
  • Estatística #3: O principal motivo para as pessoas comprarem on-line é porque elas podem comprar 24 / 7 (KPMG);
  • Estatística #4: 30% dos consumidores prefeririam comprar em um site do qual já compraram anteriormente (KPMG);
  • Estatística #5: 60% dos compradores on-line abandonam seus carrinhos por causa de custos extras inesperados (Baymard Institute);
  • Estatística #6: Os emails de carrinho abandonado têm uma taxa de abertura média de 45% (Moosend);
  • Estatística #7: E-mails de carrinho abandonado enviados dentro de 20 minutos possuem uma taxa de conversão média de 5,2% (SaleCycle).

Os dados são mundiais, mas refletem bem a realidade do e-commerce nacional. No Brasil somos mais de 55 milhões de compradores e a taxa de crescimento cresce acelerado. Por isso que combater o abandono do carrinho de compras é tão crítico quanto direcionar o tráfego ou criar um design atraente. Vamos pensar em ações que reduzam esse impacto em seu negócio recuperando vendas e melhorando a taxa de conversão.

Nº 1: identificar o momento do abandono do carrinho de compras

Saber em que momento o abandono do carrinho de compras acontece é primordial para planejar as ações. O checkout é a última etapa para as vendas. Você provavelmente deve acompanhar a navegação através do Google Analytics. Saiba que para ter uma idéia precisa sobre onde e como a maioria dos visitantes abandona a compra levará tempo, precisará de assiduidade e dedicação. O abandono do carrinho de compras costuma ser a soma de vários motivos: Abandono na página inicial; dificuldade na navegação para os produtos, dificuldade de incluir o produto no carrinho; tempo de carregamento da página de carrinho, carrinho em pop up e falha na resposta no celular são apenas alguns do motivos.

Você precisa isolar as principais causas do abandono do carrinho de compras para definir as ações e minimizar o problema. Cada caso é um caso, mas de modo geral cadastros antecipados ao processo de compra é um fator de rejeição. Defina o momento certo e solicite um pré cadastro com apenas nome e e-mail. Com isso você já consegue monitorar com precisão seu cliente. 

 # 2: Ser claro sobre todos os custos

De acordo com um relatório da Baymard sobre motivos de abandono de carrinho de compras, 24% dos participantes da pesquisa disseram que abandonaram seus carros porque não conseguiam calcular o custo total da compra antecipadamente e 61% disseram que os custos extras (frete, impostos, taxas) frustram a compra. O processo de compra on-line é um processo de confiança, veja que seu cliente tem entre você e a compra um sistema que por vezes ele ainda não conhece, o equipamento que pode ser um celular e a conexão,  que no Brasil em determinados locais é oscilante, pode ser falha.

Em geral o comprador inicia o processo pensando “será que isso vai da certo?” por isso não é recomendado depois de vencer tantas etapas apresentar um fatura com custos extras. Portanto, ser direto e claro sobre o custo total da compra é fundamental para reduzir o abandono do carrinho de compras. 

Nº 3: configure campanhas de marketing

Um cenário potencial é que você tenha o contato de e-mail dos clientes que abandonam os carros no seu site. O e-mail marketing pode fazer maravilhas para salvar suas vendas trazendo de volta um percentual de venda significativo. Os e-mails de abandono de carrinho são acionados quando os clientes saem do site sem concluir o pedido do carrinho. Uma campanha de abandono de carrinho pode ser uma série de mais de 1 email para acompanhar os clientes até que o carrinho seja recuperado. De acordo com um relatório da Salescycle, 46,1% de todos os emails de abandono de carrinho são abertos. Muitos clientes abandonam o carrinho acidentalmente por condições externos, como falhas no site, velocidade de carregamento ou falha na conexão. Esses e-mails são eficazes na medida que lembram e levam os clientes de volta ao site para concluir a compra. 

Nº 4: use anúncios de remarketing 

Para segmentar quem abandonou o carrinho um cenário menos positivo é que seus clientes saem sem fornecer detalhes para entrar em contato. Para seguir esses clientes e devolvê-los ao site, você precisa segmentá-los com anúncios quando eles visitam outros sites ou acessam as redes sociais. A técnica de remarketing ajuda a manter vivo na memória de seu visitante a intenção da compra. Especialmente, fazer redirecionamento social em plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram,Twitter, Linkedin.

Nº 5: Tenha fácil e visível o Suporte ao Cliente

Os compradores on-line inevitavelmente terão perguntas durante as compras na sua loja. Eles precisam de suporte sobre especificações do produto, garantia, envio, pagamento ou, às vezes, simplesmente buscam confiança conversando com uma equipe real atrás da loja. Você não deve ter apenas os canais de suporte (e-mail, ligar, conversar) visíveis no seu site, mas também torná-los instantâneos. O telefone funciona bem, mas às vezes as pessoas ficam com preguiça de pegar o telefone e ligar enquanto estão navegando na web. Então pense em um Chat com atendimento real e online.

# 6: Simplifique e otimize o processo de checkout 

O relatório da Baymard também aponta que 27% dos compradores on-line pesquisados ​​disseram que abandonaram os carros por causa de um processo de compra muito longo e complicado. A otimização do processo de checkout para ser um procedimento mais simples com opções flexíveis pode reduzir drasticamente o abandono do carrinho de compras da sua loja. Considere revisar todos os itens desta lista de verificação para otimizar seu processo de pagamento para obter uma taxa de conversão mais alta: Torne sua página de check-out otimizada para celular para reduzir o abandono do carrinho de compras em dispositivos móveis. Encurte o formulário de checkout exigindo apenas informações vitais e minimize o número de campos obrigatórios.

Nº 7: venda de produtos alternativos

Nas páginas de carrinho e check-out, ao revisar itens no carrinho, muitos clientes consideram com mais cautela e racionalidade. Se eles perceberem que alguns itens que apesar de gostar não precisam realmente, podem abandonar o carrinho sem pensar duas vezes. Neste ponto, eles estão tão perto de fazer uma compra. Uma notícia terrível é que aproximadamente 68% dos clientes largam o carrinho bem no finalzinho da compra, causando as lojas virtuais uma perda milionária em venda. Mostre aos seus clientes que você tem muitos produtos alternativos que eles podem levar em consideração. Não é para oferecer uma camisola de dormir para quem está comprando um fogão… Em vez disso, você deve deixar visível produtos personalizados de acordo com o interesse deles, com base no que eles navegaram ou  pesquisaram. 

Pra Fechar: Como reduzir o abandono do carrinho de compras

A preocupação aqui é que mesmo agindo para garantir bom tráfego a sua loja, você pode não conseguir boas vendas, por conta do problema de abandono de carrinho de compras. Para resolver efetivamente o problema, você precisa entender por que e onde seus clientes abandonam seus carrinhos. Seja claro sobre seu custo inicial, reduza os custos extras ao máximo, agilize o processo de compra, ofereça incentivos para motivar a finalização da compra, faça upsell para aumentar a lucratividade da venda. Repare que todos essas estratégias ajudam quando somadas a otimizar a experiência do usuário e melhorando sua taxa de conversão em compras.  

 

Espero ter contribuído para melhorar sua taxa de conversão e vendas.

 

Abraços e até a próxima!

 

Fonte das estatísticas: https://sleeknote.com/pt-pt/blog/estatisticas-de-e-commerce

 

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