Crie presença digital para seu empreendimento

Este texto “Crie presença digital para seu empreendimento” é para dar uma base para quem quer construir uma presença digital e não sabe por onde começar. É muito comum, hoje em dia, as pessoas começarem pela criação de um perfil no Instagram. E por isso vou direcionar o conteúdo para quem está iniciando essa presença digital, para micro-empreendedores e profissionais liberais, pois a fase inicial deste trabalho é igual e apresenta dificuldades semelhantes.

Estou falando com você, micro empreendedor, que tem produção pequena de doces, bonecas, salgados, arcos, biquínis etc. E para profissionais liberais como advogados, personal trainer, médicos, nutricionista etc.

Definição de estratégia de negócio para seu empreendimento

Então vamos lá, num mundo ideal você teria capital inicial para investir em consultoria para definir estratégia de negócio, com esta definida você teria como decidir uma série de questões tais como: nome do seu empreendimento, identidade de marca, modelo de gestão, posicionamento etc. Mas isso não é possível e você terá que pensar no seu empreendimento em paralelo ao seu trabalho regular, não é mesmo? Ou ainda, está pensando em ter um negócio próprio por sentir que não consegue mais espaço no mercado de trabalho. É hora de trabalhar para si mesmo. Essa é a realidade do empreendedorismo no Brasil.

O que será oferecido ao público?

Decidir o que vender é algo que muitos escolhem por aptidão e afinidade. Esse momento é importante pois você precisa definir para que público você irá ofertar. É muito comum começar com o apoio de amigos e familiares, que são, sem dúvida alguma, a forma de testar o produto, o processo de produção, a logística de entrega e o pagamento. Neste caso você parte do produto e define o público-alvo.

Há também a opção de partir da necessidade de algum conhecido e você perceber a oportunidade de oferecer um novo serviço. Neste caso, você parte do público-alvo para o produto. Vamos aos exemplos:

Do produto para o público-alvo: você curte fazer crochê (estou dando esse exemplo pelas centenas de perfis no Instagram de Amigurumi, técnica japonesa de crochê, e que são lindos!) e ver nessa produção a oportunidade de ter trabalho regular e sustentável.

Do público-alvo para o produto/serviço: você tem formação em psicologia e experiência no mercado de recursos humanos, e um amigo em busca de se recolocar no mercado de trabalho. O que você faz: o ajuda a criar um currículo adequado, orienta para entrevista, ajuda com a carta de apresentação, orienta com os perfis profissionais nas redes sociais, cria para ele um perfil profissional baseado em suas experiências, afinidades e essências. É capaz de ver um profissional qualificado para determinada função. Está aí a oportunidade de serviço: orientação profissional para quem está em busca de recolocação profissional.

Naming

Todo negócio precisa ser identificado, e por isso você precisa de um nome, uma marca. No mercado essa definição é conhecida por Naming que é o processo de criação de um nome para uma empresa ou um produto. Há sempre a velha opção de usar seu próprio nome, tem muitas empresas assim. É muito comum entre os profissionais liberais que não criam nomes para suas clínicas e escritórios de arquitetura, decoração e outros. Eu sinceramente, prefiro a criação de um nome específico para o empreendimento. É mais fácil perceber a separação do negócio, de seus interesses pessoais, além da possibilidade de agregar novos sócios, de escalar produtos e serviços.

Em caso de profissionais liberais é preciso sim trabalhar a presença digital através do “Personal Branding’. E se possível ter uma marca para o empreendimento, e um dos motivos que acredito neste posicionamento é que somos muito mais que apenas uma profissão. Vou aprofundar sobre a decisão de usar o próprio nome ou criar marcar futuramente num post aqui no blog sobre Personal Branding. A minha ideia não é desmerecer a presença digital do profissional. Vou dar o exemplo aqui da Uttara, somos três sócios, e cada um tem seu nome profissional respeitado, você tem os consultores: Paulo Canarim, Marcelo Saldanha e eu, Patricia Canarim e juntos agregamos valor para a empresa.

Ao definir um nome para seu empreendimento, verifique se está disponível para adquirir o domínio do site (minhaempresa.com.br), você pode pesquisar no Registro.BR, se é lícito (permitido por lei), se representa a essência do seu empreendimento.

Representação Gráfica

E se você tem um nome você precisa representar graficamente essa marca, então você precisa de uma logo. Com esta logo você irá aplicar em ambientes como site, avatar nas redes sociais, nos banners das postagens. E também em papel timbrado, cartão de visita, embalagens, e outros. Se tiver condições providencie Manual de Aplicação da Logo, neste documento o designer irá orientar a aplicação do logo em diversos ambientes (como impressão gráfica, ambientes digitais, em Preto e Branco, com fundo colorido etc), também vai fornecer as fontes utilizadas na logo, e as cores complementares. Quanto mais completo o Manual de Aplicação mais sua marca será respeitada nas diversas aplicações.

Entrega do Produto/Serviço

Como você vai entregar seu produto ou serviço. Serviço também precisa ter definido seus entregáveis. Vamos voltar aos nossos exemplos iniciais: produção de crochê e orientação profissional. No caso da orientação profissional através de uma consultoria online é possível atender em todo o Brasil. Neste caso, definição de quantidade e horas de encontros onlines é preciso ser claro na contratação. Você também pode definir se vai entregar algum relatório, algum documento com as orientações, um modelo de currículo e até mesmo um pós-atendimento para esclarecer dúvidas após a experiência com algum processo seletivo.

Para os produtores de crochê é preciso definir a área de cobertura. Claro que também é possível vender para todo o Brasil, porém você já pensou na dificuldade de despachar produtos via Correios para todo o Brasil e cumprir o prazo de entrega, e o valor do frete reverso de uma mercadoria produzida em Porto Alegre (RS) e que foi comprada por morador de São Luís(MA). Além disso, a questão de reconhecer seu público-alvo é muito mais viável no começo promover sua marca na região que mora, você já conhece um pouco o perfil desse público, hábitos de locomoção, e se precisar, em última instância, vai você mesmo fazer a entrega. Se você vai ter um negócio  é preciso ficar atento às políticas de direito do consumidor.

Crie presença digital para seu empreendimento

Agora que tem definido, produto ou serviço, público-alvo, nome do empreendimento, e sabe como vai fazer a entrega, vamos pensar em criar a presença digital para promover seu empreendimento.

Mesmo que no momento não seja possível desenvolver um site, compre seu domínio, é um valor baixo (40 reais ao ano) para não correr o risco de perder a disponibilidade. Feito isso, use o mesmo nome para criar perfis nas redes sociais. E mesmo que não vá produzir conteúdo garante o perfil nas principais redes: Instagram, Facebook, Pinterest, Twitter, LinkedIn.

Uma ferramenta muito importante para quem está começando é o Google Meu Negócio, faz parte do ecossistema Google que ainda engloba (Google Analytics, Google Search Console, Google Ads, Google Merchant, Youtube). No Google Meu Negócio você poderá colocar informações sobre seu empreendimento, fotos, telefone, horário de atendimento e principalmente, ajuda a destacar a sua marca no resultado de busca no Google. Se possível, tenha um único e-mail para organizar sua presença digital, e que não seja de uso regular e pessoal. Algo assim: [email protected] ou [email protected]. E lembre-se de preferência tenha um e-mail profissional para sua empresa, entrar em contato com cliente via [email protected] denota pouco atenção com sua marca.

Criação de Site ou One Page

Chamamos de site um ambiente que tem foco na organização da informação, em que a capa é uma vitrine de todos os serviços e produtos, visite o site da Bruna Salis  veja que há todos os serviços oferecidos e um menu superior para você navegar pelo site.

Blog é um ambiente que tem foco no conteúdo vertical, em que a última postagem tem maior destaque.

O site One Page é caracterizado por uma única página, todos os serviços na página principal sem navegação. Exemplo de um site One Page:  https://oncomg.com/

Mas, você poderá encontrar na internet variações como one page com blog, blog com algumas páginas.

O importante aqui é você saber que seja lá o formato decidido, o domínio é seu! Diferente das redes sociais que seu perfil não é seu, no caso do Instagram é do Mark Zuckerberg.

Dicas para comunicação no Instagram

Para começar uma presença digital crie um perfil comercial, a grande vantagem é ter acesso a informações de publicação com interações, visita ao perfil, alcance. Uma dúvida comum é se deve usar o perfil pessoal ou criar um novo. Isso vai depender do perfil de seus amigos e familiares (são seu público-alvo) e caso seja, você fica à vontade para ter um perfil aberto? O quanto você vai misturar sua vida profissional com a pessoal. São questões que não tem certo ou errado, tem estratégia a definir.

Outra questão importante no Instagram, é se diferenciar dos outros perfis, por isso evite copiar conteúdo e o óbvio, seja autêntico, tenha sua maneira própria de produzir conteúdo e compartilhar conhecimento.

Níveis de consciência do seu cliente

É muito comum também ouvirmos que é necessário a definição de persona, acredito ser muito limitante e somos consumidores complexos e por isso, atualmente, prefiro trabalhar com níveis de consciência do consumidor, é preciso formar esse cliente. Use a comunicação digital para formar e captar novos clientes.

E para finalizar, posicione-se!

Ao criar o empreendimento pense como você vai se comunicar com seu público, que mensagem você quer transmitir, como sua marca deve ser lembrada pelo público. Qual será seu diferencial? Você e seus concorrentes provavelmente têm a mesma qualidade, os preços são similares. O que fará uma pessoa comprar de você e não do seu concorrente. É neste momento que você precisa criar um posicionamento e definir o diferencial para construir valor para a marca. Esse diferencial precisa respeitar sua essência e posicionamento, caso contrário ele não se sustenta e você terá uma marca fraca, sem credibilidade.

Bom, essa foi a abordagem de hoje, a formatação do seu empreendimento para a presença digital. Lembre-se, o mercado brasileiro está cada vez mais competitivo, com o comportamento do consumidor mudando muito rápido. Marca é o que vai ditar o ritmo do mercado nos próximos anos. Posicione sua marca para ser competitivo!

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