Planejamento de marketing de conteúdo: 5 dicas para criar o seu

Planejamento de marketing de conteúdo: 5 dicas para criar o seu

O marketing de conteúdo precisa ser planejado. O que é comum são as pessoas acreditarem que qualquer conteúdo que elas colocam no site, é válido. Isso é um erro que faz com que muita gente não saia do lugar.
Quando falamos que é importante a produção de conteúdo para indexação de sites e valorização do Google, existe alguns quesitos que devem ser levados em conta. O Google é inteligente e não aceita qualquer palavra ou imagem em seu site sendo que não tenha sentido aquilo estar ali.
Hoje nós decidimos dar algumas dicas de como planejar o marketing de conteúdo da sua empresa para que você faça tudo certo e consiga ter bons resultados.
1- Objetivo: a primeira coisa a se fazer, é traçar um objetivo. Você tem que se perguntar porque irá iniciar o trabalho de marketing de conteúdo. Se é para indexação do site, captação de novos clientes, impulsionamento de uma campanha etc. O passo crucial é ter essas informações, sem elas, começar um trabalho pode ser em vão.
2- Público/ Linguagem: após decidir qual será o seu objetivo, é preciso definir um público e qual linguagem usar com esse público. Para interpretar isso, é necessário que haja uma pesquisa que tente compreender qual tipo de mídia atende melhor esse público e qual a linguagem mais adequada. Se você não sabe como definir termos, dê uma olhada em um post que nós escrevemos sobreGoogle Trends: monitorar resultados de busca do Google”, ele nos ajuda a entender melhor as buscas feitas através do Google.
3- Conteúdo: eu diria que essa parte é a mais importante para um bom marketing de conteúdo. Como o nome já submete, o conteúdo é a parte principal dessa prática de marketing. Lembrando sempre que o que é produzido tem uma intenção (aquela lá da primeira dica). Tudo que for escrito, filmado, fotografado, deve ter um sentido com o serviço que a empresa presta e deve ser de informação relevante, verdadeira e bem trabalhada.
4- Processo de avaliação: após a escolha do conteúdo, do público, de produções e experimentações é hora de ver se aquilo está dando certo. Seu objetivo está sendo cumprido? Têm conseguido atrair o que deseja? Falo desse processo pois é importante avaliar o trabalho e ver se está somente perdendo tempo com algo ou se aquilo é realmente vantajoso.  
5- Relacionamento: Outro ponto importante a ser comentado é o relacionamento com o seu público. O feedback vindo dele é a melhor pesquisa de satisfação. Ouvir o seu público e dar espaço para que ele se sinta à vontade para questionar ou apontar sugestões, é uma boa maneira de avaliar seu trabalho de marketing de conteúdo.
Essas foram algumas dicas que podem ser seguidas na hora de iniciar o trabalho de marketing de conteúdo. Existem outras etapas que as pessoas consideram, mas acredito que essas sejam fundamentais para o começo.
Outro post que pode te ajudar a entender como funciona a lógica do marketing digital é esse aqui “Esperando mais de suas campanhas de marketing digital”, do Paulo Canarim.
Se você gostou do post, nos dê um feedback e sugestões do que gostariam de ler por aqui!
Até o próximo post!

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!