Onde a web quer chegar?

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Onde a web quer chegar?
Esse texto tem como objetivo apresentar as mudanças causadas na sociedade através da web. O principal foco dessa reflexão é descobrir como a tecnologia “invadiu” a vida das pessoas e como ela foi modificada e usada ao longo dos anos. Outro interesse é falar sobre a expectativa das redes, o futuro da internet e o que a sociedade espera usufruir da tecnologia. É fato que as redes sociais trouxeram grandes avanços para o mundo, elas nos permitiram uma nova forma de relação e integração de pessoas em várias partes do universo. Isso é incrível!
Porém, a Era Digital nos trouxe alguns problemas que não existiam antes de sua invenção. Há correntes de pensamentos que acreditam numa superficialidade de relações após a invasão da internet na vida das pessoas. Segundo artigo da Revista Exame, um livro denso e com muitas informações foi trocado por duas páginas de resumo na internet. Apesar do enorme fluxo de informações que surgiu depois da criação da web e da melhoria em termos de comunicação, a evolução das tecnologias nos tornou apressados e desejando sempre algo mais inovador.
As notícias publicadas nos sites não possuem divisão entre manhã, tarde ou noite como acontece nos telejornais. A difusão de informações postadas na web ocorre o dia todo e podem ser publicadas assim que forem escritas ou gravadas. Depois de visualizada por um número razoável de pessoas, elas rapidamente se conectam com outras pessoas (através de aplicativos e outros sites) e isso se espalha pelo mundo com grande agilidade.
As mobilizações causadas pelas pessoas na web quando acontecem guerras, atentados e outros eventos de grande porte como eleições, mostra que a solidificação desse meio é algo positivo a ser mensurado. As populações possuem mais acesso as notícias ao redor do mundo e isso faz com que elas compartilhem as emoções de indivíduos nativos de outros continentes. Contudo, nem sempre as mobilizações são agradáveis e a internet também tem o poder de piorar a situação. Como no caso de perseguições à pessoas quando expõem suas opiniões e recebem inúmeras críticas ofensivas à respeito da postagem.
Outro ponto que eu queria chegar é no prestígio que a web dá às pessoas que têm acesso à ela. Uma pessoa com um smartphone ou tablet, pode ter um considerável poder de destruição ou construção dependendo do que ela faz e se ela acessa a web por meio desses aparelhos.
A web deu voz às pessoas que nunca tinham tido oportunidade de falar e serem ouvidas. Por um lado, isso é bom. É interessante receber mais opiniões, isso apura nosso senso crítico e nos faz questionar mais as coisas ao nosso redor. Porém, existem pessoas que absorvem todo e qualquer tipo de informações que recebem e acabam considerando relevante toda opinião postada na rede.
As redes sociais como instrumento de relacionamento e buscas
As redes sociais ultrapassaram os limites dos relacionamentos e alcançaram patamares muito maiores. Sites de pesquisas e notícias são muito utilizados por estudantes e bastante comentados e indicados por professores. A internet é um universo de possibilidades, basta saber o que você quer encontrar.
Segundo o artigo “A influência das redes sociais e seu papel na sociedade” de Arthur Barros, Michelle do Carmo e Rafaela da Silva, a internet é um espaço de colaboração baseada na interação de quem produz e recebe conteúdo.
Uma grande vantagem da internet é a possibilidade de edição e criação de conteúdos, que revoluciona os meios de comunicação, dando capacidade a todos aqueles que possuem acesso à rede. Além da interação, há uma enorme liberdade de expressar-se na internet. Como foi mencionado acima, a internet é um “lugar” de quem produz e recebe, mas com um detalhe: todos podem produzir e receber simultaneamente. Ela permeia pelo mundo todo e alcança incontáveis pessoas a todo momento.
É difícil saber onde a internet vai chegar pelo fato de muitas pessoas estarem apostando diferentes possibilidades para o futuro. Acredito que a internet não chegou ao seu limite mas precisa de inovadoras ações para continuar garantindo acessos e sendo a plataforma de comunicação mais usada no mundo. Essa condição de liberdade não havia sido experimentada de nenhuma forma até os dias atuais.

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Navegue por outros temas e saiba mais

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Como escolher um produto para e-commerce
E-commerce

Como escolher um produto para vender online

Para muitos que estão planejando iniciar um negócio online e mais especificamente um e-commerce, o aspecto mais difícil de começar é por decidir quais produtos

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco