O que é Gamificação no marketing

O que é Gamificação no marketing

Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso criar estratégias para estimular a interação dos consumidores com a sua empresa. Por conta da demanda exigente do mercado, a gamificação tem sido uma das propostas mais inovadoras capazes de manter os jogadores conectados e engajados no que acontece em torno da sua marca, de uma maneira descontraída. Os jogos são cativantes e por isso perpetuam um bom relacionamento entre a marca e seus colaboradores.
A estratégia de gamificação tem como ponto muito positivo, a coleta de dados, uma vez que os jogos passam a ser orientados pelos próprios clientes, cumprindo o objetivo de fazer com que adquiram mais produtos e serviços, gerando então mais lucros para a empresa. Porém, por se tratar de um novo conceito na tecnologia, muitas empresas ainda não sabem como gerenciar essa estratégia, perdendo uma boa oportunidade de se aproximarem de novos clientes mais qualificados. Quer saber mais sobre este novo recurso que a tecnologia tem para você? Confira os benefícios que trouxemos até aqui!

Os jogadores podem gerar resultados para a empresa por meio da própria experiência:

Uma boa estratégia de gamificação pode gerar resultados positivos, mas principalmente proporcionar experiências para os usuários. Isso porque o objetivo é priorizar o público e não a marca, em se tratando deste recurso. O público deve sentir que a sua participação e presença é importante para a empresa, e que ele faz diferença naquele espaço. Um jogador pode ter benefícios e descontos em uma loja de roupas, se tiver que montar um figurino de acordo com o seu gosto, por exemplo. Assim, essa interação permite à loja mensurar os resultados e observar as principais tendências de acordo com as peças mais selecionadas pelos “jogadores”. Além disso, em vias de regra, esse figurino pode ser compartilhado nas redes sociais para que ele consiga o desconto.
Uma outra estratégia interessante seriam os testes. Pessoas gostam de participar de quizes que trazem a elas respostas e opiniões, sejam de conhecimentos gerais ou suposições intuitivas da própria empresa, com títulos que chamem a atenção, como por exemplo: “descubra qual estilo combina mais com você”. Outras ideias para outros segmentos comerciais podem aderir essa participação, como fazer com que o cliente “descubra” qual país deveria morar, selecionando opções de comidas, música, estações do ano, etc. Dessa forma, uma agência de viagem pode, por meio dos resultados obtidos, delimitar um perfil de seus visitantes e oferecer descontos e pacotes em determinadas épocas do ano. Certamente, esses resultados podem gerar para a empresa uma quantidade de dados satisfatórios para um bom levantamento de público.

Os clientes ficam engajados com as novidades da sua empresa

Além de ser um meio alternativo de interação, criar desafios e competições pode fazer com seus clientes fiquem cada vez mais engajados com as novidades da sua marca. Quando pessoas cumprem seus objetivos e têm suas recompensas, acabam se sentindo satisfeitas e isso gera uma sensação de bem-estar. Esse prazer faz com quem o consumidor permaneça o tempo todo conectado, pois o que encanta é justamente o resultado de um vício. Logo, ter um produto associado a essa estratégia pode fidelizar os consumidores e dar mais visibilidade e engajamento das pessoas com a empresa. Logo, é preciso produzir conteúdo interessante que levem os consumidores a participarem desses meios de interação, contribuindo com informações, opiniões, visitas e compartilhamentos.

O compartilhamento e a visibilidade que a sua empresa pode adquirir com a gamificação

Fazer com que os clientes consigam mais bonificações por meio de convites de amigos e compartilhamentos é outra estratégia que as empresas têm investido em suas regras. Dessa forma, a gamificação pode auxiliar no marketing da marca por meio das redes sociais, gerando mídia espontânea e o fortalecimento da empresa na mente do consumidor, pois oferece desafios, competição e recompensa. Tudo isso faz com a sua empresa consiga mais destaque frente aos concorrentes.
E aí? Viu como este recurso veio para inovar e só trazer benefícios para a sua empresa dando destaque e visibilidade? Fique atento em nosso canal para as novidades do mercado. A concorrência não espera!

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