Muitas pessoas acreditam que o telefone é algo ultrapassado e em tempos de internet e redes sociais, ninguém mais faz ligações. É verdade que o fenômeno digital tomou conta da nossa vida e o WhatsApp e os chats são usados frequentemente.
Porém, o que não podemos esquecer é que existem muitas pessoas que fazem contato por telefone, inclusive no meio comercial. Há empresas que preferem que o telefone toque e o marketing digital também é responsável por essas ligações.
A eficiência dos anúncios online e o aumento de tráfego nos sites é o objetivo do marketing digital, mas muitas vezes o cliente entra em contato com a empresa por telefone e o atendente deve estar preparado para fazer esse primeiro contato.
Existe uma ferramenta que faz um monitoramento dessas chamadas e auxilia a empresa nesse contato com o telefone. Esse assunto vamos deixar para um futuro post.
O que eu quero evidenciar neste texto é que sim, o contato por telefone ainda existe e faz toda a diferença para início de um contrato, uma venda ou prestação de um serviço. A pessoa que chega até o seu site, navega, gosta do que viu e deseja te ligar, cria a expectativa de que o atendimento pelo telefone será do mesmo nível do site.
Imagina se isso não acontece? A empresa quebra a expectativa desse possível cliente e pode ser que ele não continue interessado. O marketing digital é uma porta de entrada da sua marca na internet, mas se o cliente decide um atendimento mais pessoal, é preciso que a empresa esteja preparada para tal situação.
O que espanta algumas pessoas que só se preocupam com o marketing digital, é que o atendimento pessoal tem que ser, inclusive, melhor do que antes de investir no digital. O que se espera de um serviço eficaz de marketing digital, é que as conversões aumente, que os clientes aumentem e as vendas aumentem.
Se suas campanhas foram boas e o atendimento da empresa não estiver no mesmo nível, pode ser que o marketing digital não resolva o seu problema. Nós sempre tentamos mostrar para os nossos clientes que além do nosso trabalho digital, a empresa deve surpreender no atendimento pessoal.
Não deixe que esse primeiro contato por telefone, que evidencialmente, pode acontecer, atrapalhe seus investimentos digitais.
Como eu já disse lá em cima, vamos fazer um post sobre uma ferramenta que monitora esse atendimento pelo telefone. Fique de olho, em?!
Até a próxima!
Será que estão falando bem de você?
O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das