Lista qualificada de e-mails: e-mail marketing

Lista qualificada de e-mails: e-mail marketing

Lista qualificada de e-mails: e-mail marketing
Você tem uma lista qualificada e-mails? Para muitos, o e-mail marketing é sinônimo de spam, comunicação ultrapassada, ou até perda de tempo. De fato, muitos usam o e-mail marketing – essa ótima ferramenta – de forma errada. Por isso ela acabou ganhando essa fama. Porém, ela já passou por vários aperfeiçoamentos, e quando a lista de e-mail marketing é qualificada, a história é diferente.
O e-mail marketing é a comunicação entre a empresa e seus clientes – ou possíveis clientes – via email. Para que esse recurso seja útil, o email precisa chegar às pessoas certas.
Pensando no processo de qualificação da lista de e-mail marketing, pode-se dizer que é como o fechamento de um ciclo. Inicialmente existe a divulgação do site para atrair os clientes. Depois, há a captura de leads, que é a captura de e-mails dos possíveis clientes.
Por fim, você terá uma segmentação qualificada e uma lista efetiva que aumenta suas taxas de conversão.  

Como construir uma lista qualificada de e-mails?

No momento de construir uma lista qualificada de e-mails você deve se abdicar de comprar listas.
Primeiramente, essas pessoas não autorizaram que seus emails sejam divulgados para outras empresas. Além disso, muitos desses e-mails talvez não são usados mais. E mesmo que seja uma lista com e-mails ativos, eles dificilmente serão seu público-alvo, logo, não se encaixam no objetivo do e-mail marketing.
Outra possibilidade é que eles recebam seu e-mail, mas, como não conhecem sua empresa, considerem o e-mail spam, podendo manchar seu negócio e dificultar futuros diálogos. Então, fuja das listas prontas. Prefira qualidade em vez de quantidade.
O trabalho para conseguir uma lista qualificada é muito satisfatório. O principal caminho é a criação de espaços no site onde os visitantes possam disponibilizar seu e-mail para receber futuros conteúdos. Essa estratégia é chamada de Opt-In, que é a autorização necessária que o visitante dá para poder receber e-mails da sua empresa.
É importante não dificultar o registro do visitante. Cadastramentos longos que exigem muitas informações podem desanimar o usuário. Seja simples e objetivo. Ao conseguir a lista correta, você enviará o conteúdo certo para as pessoas que querem receber informações sobre seus produtos e serviços. Isso garante que uma campanha de marketing digital eficiente.
Normalmente esses comunicados vêm com a mensagem “faça parte da nossa newsletter”, ou “receba nossas promoções” etc. Muitos sites utilizam bônus, prêmios ou descontos para chamar atenção. Se sua empresa puder oferecer esse tipo de retorno, é uma boa estratégia para atrair a atenção do seu público.
Mas, se não for o seu caso, oferecer conteúdo de qualidade já é suficiente para poder transformar seu leitor em um cliente.

Mantendo a lista qualificada

Uma dica importante é dar a opção para a pessoa deixar de receber os e-mails enviados caso ela queira. Desta maneira ela informa a você que não se enquadra mais nos seus destinatários, o que ajuda a manter a lista qualificada. Essa também é uma boa forma de evitar ser marcado como spam.
Após o trabalho de captação de emails é importante cultivar um relacionamento com esses contatos através do email. E-mails periódicos com bons conteúdos são essenciais para que a relação entre a empresa e o cliente se prolongue e fortaleça a confiança entre eles.
Mantenha um calendário organizado com os dias e horários definidos para o envio das campanhas. O monitoramento e avaliação dos resultados é essencial para descobrir quais são os melhores dias e horários, e qual é a melhor estrutura de e-mail que tem uma resposta melhor.
Para ter essa organização bem feita, entre em contato conosco e saiba mais sobre qual a melhor maneira da sua empresa utilizar o e-mail marketing e construir uma lista qualificada de e-mails. 

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!