Você tem uma lista qualificada e-mails? Para muitos, o e-mail marketing é sinônimo de spam, comunicação ultrapassada, ou até perda de tempo. De fato, muitos usam o e-mail marketing – essa ótima ferramenta – de forma errada. Por isso ela acabou ganhando essa fama. Porém, ela já passou por vários aperfeiçoamentos, e quando a lista de e-mail marketing é qualificada, a história é diferente.
O e-mail marketing é a comunicação entre a empresa e seus clientes – ou possíveis clientes – via email. Para que esse recurso seja útil, o email precisa chegar às pessoas certas.
Pensando no processo de qualificação da lista de e-mail marketing, pode-se dizer que é como o fechamento de um ciclo. Inicialmente existe a divulgação do site para atrair os clientes. Depois, há a captura de leads, que é a captura de e-mails dos possíveis clientes.
Por fim, você terá uma segmentação qualificada e uma lista efetiva que aumenta suas taxas de conversão.
Como construir uma lista qualificada de e-mails?
No momento de construir uma lista qualificada de e-mails você deve se abdicar de comprar listas.
Primeiramente, essas pessoas não autorizaram que seus emails sejam divulgados para outras empresas. Além disso, muitos desses e-mails talvez não são usados mais. E mesmo que seja uma lista com e-mails ativos, eles dificilmente serão seu público-alvo, logo, não se encaixam no objetivo do e-mail marketing.
Outra possibilidade é que eles recebam seu e-mail, mas, como não conhecem sua empresa, considerem o e-mail spam, podendo manchar seu negócio e dificultar futuros diálogos. Então, fuja das listas prontas. Prefira qualidade em vez de quantidade.
O trabalho para conseguir uma lista qualificada é muito satisfatório. O principal caminho é a criação de espaços no site onde os visitantes possam disponibilizar seu e-mail para receber futuros conteúdos. Essa estratégia é chamada de Opt-In, que é a autorização necessária que o visitante dá para poder receber e-mails da sua empresa.
É importante não dificultar o registro do visitante. Cadastramentos longos que exigem muitas informações podem desanimar o usuário. Seja simples e objetivo. Ao conseguir a lista correta, você enviará o conteúdo certo para as pessoas que querem receber informações sobre seus produtos e serviços. Isso garante que uma campanha de marketing digital eficiente.
Normalmente esses comunicados vêm com a mensagem “faça parte da nossa newsletter”, ou “receba nossas promoções” etc. Muitos sites utilizam bônus, prêmios ou descontos para chamar atenção. Se sua empresa puder oferecer esse tipo de retorno, é uma boa estratégia para atrair a atenção do seu público.
Mas, se não for o seu caso, oferecer conteúdo de qualidade já é suficiente para poder transformar seu leitor em um cliente.
Mantendo a lista qualificada
Uma dica importante é dar a opção para a pessoa deixar de receber os e-mails enviados caso ela queira. Desta maneira ela informa a você que não se enquadra mais nos seus destinatários, o que ajuda a manter a lista qualificada. Essa também é uma boa forma de evitar ser marcado como spam.
Após o trabalho de captação de emails é importante cultivar um relacionamento com esses contatos através do email. E-mails periódicos com bons conteúdos são essenciais para que a relação entre a empresa e o cliente se prolongue e fortaleça a confiança entre eles.
Mantenha um calendário organizado com os dias e horários definidos para o envio das campanhas. O monitoramento e avaliação dos resultados é essencial para descobrir quais são os melhores dias e horários, e qual é a melhor estrutura de e-mail que tem uma resposta melhor.
Para ter essa organização bem feita, entre em contato conosco e saiba mais sobre qual a melhor maneira da sua empresa utilizar o e-mail marketing e construir uma lista qualificada de e-mails.