Gatilhos mentais: Autoridade e Prova Social

Gatilhos mentais: Autoridade e Prova Social

Gatilhos Mentais: Autoridade e Prova socialNo texto de hoje vamos continuar conhecendo gatilhos mentais que são muito úteis para melhorar as vendas do seu negócio. Os gatilhos mentais de hoje são a autoridade e prova social. Confira:

Gatilho Mental da Autoridade

O objetivo do gatilho mental da autoridade é associar o seu negócio a uma autoridade no assunto para aumentar a confiança e credibilidade da marca em relação aos seus clientes. É uma técnica muito usada, mas deve ser feita com cuidado.
O primeiro passo é conhecer bem o seu público e o seu produto. A partir disso será possível escolher qual autoridade poderá ser usada.
Se o seu objetivo, por exemplo, é vender um livro para médicos, não faz sentido usar como autoridade alguém fora desse universo, como um cantor, ou apresentador. Neste caso, o ideal é usar como autoridade um médico renomado ou uma instituição médica reconhecida positivamente.
Quando os clientes associam pessoas ou marcas bem reconhecidas dentro do segmento do seu produto, eles tendem a acreditar mais, o que pode fazer que eles comprem mais.

Dicas de como aplicar o gatilho mental da autoridade no seu negócio:

“Produto aprovado..”

Frases que indiquem que o produto foi aprovado pelo órgão regulamentador daquele tipo de produto, como a Anvisa ou Inmetro, por exemplo, passam confiança para o cliente. Outro exemplo são frases como “aprovado pelo especialista x”, ou “aprovado no teste y”. Usar grandes marcas, famosos e celebridades, dependendo do produto, também é uma ótima opção.
O gatilho mental da autoridade quer fazer com que os seus clientes sintam que podem confiar e obedecer aos seus comandos. Não se engane: conseguir chegar neste ponto de relação de confiança com o seu cliente requer muita dedicação. Não adianta ter uma autoridade no assunto para falar pelo seu produto, se outras questões são incompletas, como site, propagandas, anúncios, e um bom marketing digital.

Influenciadores digitais

Não podemos deixar de citar as redes sociais. Hoje muitos famosos no Instagram e Youtube, os “influenciadores digitais”, fazem muito esse papel de autoridade. Eles divulgam produtos e muitos seguidores se tornam clientes por causa desse anúncio.
Para potencializar o uso do gatilho mental da autoridade, é interessante usar também o gatilho mental da prova social. Você sabe o que é?

Gatilho Mental da Prova Social

Este gatilho também tem o objetivo de aumentar a confiança do cliente em relação a marca. Diferente da autoridade, a prova social trabalha mais com números, não necessariamente de pessoas famosas. Mas, unir os dois gatilhos mentais é uma receita que garante resultados.
O gatilho mental da prova social funciona como um ímã, um atrativo para os clientes. Como existem X pessoas falando bem do produto, ou Y pessoas que já compraram, se inscreveram, baixaram o e-book etc, o cliente sente uma forte vontade de comprar também. A lógica é: “se tantas pessoas compraram e gostaram, eu também preciso comprar e vou gostar”.
A estratégia é usar pessoas do mesmo grupo que os seus clientes. Isso desperta um sentimento de identificação do cliente com a sua marca, aumentando sua credibilidade e chance de venda.

Dicas de como aplicar o gatilho mental da prova social no seu negócio:

Números e números

Mostrar números é um dos principais exemplos. “Mais de 2.000 alunos formados”, “1.000 clientes satisfeitos”, “500 alunos satisfeitos” etc. Os números também podem indicar outros fatores relevantes para o seu negócio em particular. Número de inscritos, produtos vendidos, avaliações, arquivos baixados, indicações, prêmios recebidos e por aí vai.

Use as informações a seu favor

Uma dica é usar tudo que puder ser usado, e ainda assim, promover possíveis materiais. Por exemplo, se alguém te elogia, use o elogio como forma de divulgar seu trabalho, mas claro, com a aprovação de quem opinou. Mas, se você não tem nenhum material, promova feedbacks para saber qual a opinião dos seus clientes e o que você pode melhorar.
Outra dica é fazer as contas de quantos clientes, vendas, inscritos, prêmios, visualizações etc, sua marca já teve. Talvez você até se surpreenda com o número obtido, e passe a usá-lo para comprovar seu trabalho e reconhecimento no mercado.

Use as redes sociais

Uma ótima estratégia é usar as redes sociais a seu favor. Grave vídeos, faça publicações e use o marketing digital para atrair novos clientes através da prova social. Expor as opiniões e mostrar imagens de pessoas usando o produto também é uma opção.
Como as redes sociais têm o poder de viralizar rapidamente certos conteúdos, usar o gatilho da prova social para divulgar dados importantes pode garantir mais reconhecimento da sua marca ou produto.
Continue acompanhando a nossa série de gatilhos mentais para impulsionar seu negócio e aumentar suas vendas. Até o próximo texto!

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