Fake News: A importância de identificar

Fake News: A importância de identificar

Com a expansão dos meios de comunicação, as notícias transcorrem de forma dinâmica, pois estão aliadas à falta de tempo do leitor e o amplo espaço das redes sociais. É fato que o poder da comunicação gera impactados, sobretudo, nas decisões políticas e na economia do Brasil e do mundo. Com isso, novos meios têm contribuído para a expansão de informações falsas, que tem tomado grandes proporções em nosso cotidiano.
A disseminação dessas notícias falsas é feita pelas redes sociais, por anúncios pagos, pessoas, bots e perfis falsos de personalidades. Agindo em grande escala, o intuito desse “mercado” é persuadir o leitor, utilizando a variedade de ferramentas que dispõe a internet, além dos recursos retóricos discursivos. É fato que espalhar notícias falsas sempre foi uma prática recorrente. Entretanto, o termo fake News ganhou popularidade nos dias de hoje, à medida em que a superprodução dessas informações foi sendo difundida em meio aos canais de comunicação.
Com o aumento da polarização política e da popularidade das mídias sociais, principalmente o facebook e o twitter, o impacto gerado na percepção do leitor tem se tornado uma ameaça para as esferas políticas sociais. A questão é: como não cair nas chamadas dos Fake News? A Nautilos separou 3 dicas importantes para não se enganar em transmissões que parecem confiáveis.

Não confie apenas no título da chamada:

Ler apenas o título e o subtítulo da chamada pode gerar um grave erro de interpretação. Muitas vezes, na ânsia de compartilhar a informação com chamadas bombásticas, acabamos não discorrendo sobre o assunto contido na página. Mesmo o meio sendo verídico e de confiança, nunca aposte as suas fichas no título. Leia o conteúdo, pois também é uma forma de identificar Fake News, caso a página seja semelhante aos grandes portais jornalísticos, como o G1. Geralmente, ao ler o texto, é possível também verificar erros ortográficos e de formatação, o que comprova a falta de seriedade do canal.

Faça uma rápida pesquisa no Google:

Se o título chama a atenção, verifique no google se há outros meios compartilhando informações semelhantes. Notícias importantes tem uma rápida diluição na internet. Verifique quantos e quais são os sites que publicaram a mesma nota e compare os resultados obtidos. Se apenas este canal está compartilhando essa notícia, é importante desconfiar.

Verifique em sites de checagem:

Atualmente, felizmente, novos canais têm surgido com o intuito de desmascarar notícias falsas. É o caso dos portais E-farsas/ e Boatos.org. Há também outros meios de cunhos políticos e sociais, que fiscalizam discursos utilizados de candidatos que tem por intuito a obtenção de benefícios no período eleitoral. Você pode encontrar essas informações “desmanipuladas” em Publica, Lupa e Politize. Use e abuse desses recursos!

Agora que você já sabe como evitar e como identificar Fake News, fique atento e não compartilhe! O modo como você utiliza os canais de comunicação faz toda a diferença. Gostou das dicas? Confira mais em nosso canal Nautilos!

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!