Fake News: A importância de identificar

Fake News: A importância de identificar

Com a expansão dos meios de comunicação, as notícias transcorrem de forma dinâmica, pois estão aliadas à falta de tempo do leitor e o amplo espaço das redes sociais. É fato que o poder da comunicação gera impactados, sobretudo, nas decisões políticas e na economia do Brasil e do mundo. Com isso, novos meios têm contribuído para a expansão de informações falsas, que tem tomado grandes proporções em nosso cotidiano.
A disseminação dessas notícias falsas é feita pelas redes sociais, por anúncios pagos, pessoas, bots e perfis falsos de personalidades. Agindo em grande escala, o intuito desse “mercado” é persuadir o leitor, utilizando a variedade de ferramentas que dispõe a internet, além dos recursos retóricos discursivos. É fato que espalhar notícias falsas sempre foi uma prática recorrente. Entretanto, o termo fake News ganhou popularidade nos dias de hoje, à medida em que a superprodução dessas informações foi sendo difundida em meio aos canais de comunicação.
Com o aumento da polarização política e da popularidade das mídias sociais, principalmente o facebook e o twitter, o impacto gerado na percepção do leitor tem se tornado uma ameaça para as esferas políticas sociais. A questão é: como não cair nas chamadas dos Fake News? A Nautilos separou 3 dicas importantes para não se enganar em transmissões que parecem confiáveis.

Não confie apenas no título da chamada:

Ler apenas o título e o subtítulo da chamada pode gerar um grave erro de interpretação. Muitas vezes, na ânsia de compartilhar a informação com chamadas bombásticas, acabamos não discorrendo sobre o assunto contido na página. Mesmo o meio sendo verídico e de confiança, nunca aposte as suas fichas no título. Leia o conteúdo, pois também é uma forma de identificar Fake News, caso a página seja semelhante aos grandes portais jornalísticos, como o G1. Geralmente, ao ler o texto, é possível também verificar erros ortográficos e de formatação, o que comprova a falta de seriedade do canal.

Faça uma rápida pesquisa no Google:

Se o título chama a atenção, verifique no google se há outros meios compartilhando informações semelhantes. Notícias importantes tem uma rápida diluição na internet. Verifique quantos e quais são os sites que publicaram a mesma nota e compare os resultados obtidos. Se apenas este canal está compartilhando essa notícia, é importante desconfiar.

Verifique em sites de checagem:

Atualmente, felizmente, novos canais têm surgido com o intuito de desmascarar notícias falsas. É o caso dos portais E-farsas/ e Boatos.org. Há também outros meios de cunhos políticos e sociais, que fiscalizam discursos utilizados de candidatos que tem por intuito a obtenção de benefícios no período eleitoral. Você pode encontrar essas informações “desmanipuladas” em Publica, Lupa e Politize. Use e abuse desses recursos!

Agora que você já sabe como evitar e como identificar Fake News, fique atento e não compartilhe! O modo como você utiliza os canais de comunicação faz toda a diferença. Gostou das dicas? Confira mais em nosso canal Nautilos!

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

E-commerce de sucesso para além da loja online
E-commerce

E-commerce de sucesso para além da loja online

Já tem alguns anos que tornar-se empresário tem sido um sonho para muitos, realidade para alguns e sucesso para uma minoria. A taxa de fechamento para negócio ainda é alta e existem várias razões para isso. Entre tantas as possibilidades

Leia mais »
O que é processo de branding | Consultoria Branding
Branding

O que é processo de branding

Processo de branding é uma estratégia de negócio que visa relacionar a imagem da marca a sua identidade de marca. É processo constante de entender o que a marca é e materializar o conceito nos pontos de contato do público

Leia mais »
É fácil montar um e-commerce? Levantei 10 tópicos, me fala o que acha
E-commerce

É fácil montar um e-commerce? Levantei 10 tópicos

Por duas vezes essa semana fui procurado por pequenos empresários que motivados pela pandemia investiram tempo, dedicação e muita energia para criarem suas linhas de produtos. Um cliente produz linha de biscoitos sem glúten e sem fibras,  o outro produz

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!