Uma crise empresarial é tudo aquilo que causa, ou pode causar, prejuízos à instituição de alguma forma. Sendo interna ou externa, a crise é perigosa para a reputação da marca. Por isso é essencial saber lidar com ela, e principalmente, saber evitá-la.
Existe um tipo de crise que surge a partir de pequenos barulhos ou ruídos comunicacionais no ambiente virtual.
Há várias maneiras da crise se instaurar. Desde um comentário ou avaliação negativa nas redes sociais, até um posicionamento errado da empresa. Evite a crise.
Das várias formas para evitar essas crises, como, ter planejamentos e protocolos para as mais diferentes situações, com a tecnologia e as mídias sociais o monitoramento é, sem dúvida, a alternativa mais proveitosa.
O que é o monitoramento de crises?
Tratar uma crise assim que ela surge é a melhor forma de conseguir contornar a situação. O monitoramento de crises é exatamente isso: indicar e antecipar uma possível crise. É acompanhar as mídias e notícias e monitorar tudo que é dito em relação à sua empresa, ou que pode atingi-la futuramente.
O monitoramento de crises dá a empresa a oportunidade de conhecer o que acontece e o que é falado nas mídias sociais a seu respeito. Assim ela pode se preparar para lidar com essas opiniões e evitar uma exposição negativa.
Como é feito o monitoramento?
O monitoramento de crises pode ser feito através de ferramentas gratuitas, como o Google Alerts ou o Social Mention. Essas ferramentas enviam notificações quando um nome, da sua marca por exemplo, ou assuntos do seu interesse são citados.
Dessa forma é possível filtrar, de um conteúdo muito grande, apenas o que é interessante à empresa. A partir das informações geradas por essas ferramentas é possível identificar uma possível crise e se preparar para agir.
Ferramentas para o monitoramento
O Google Alerts é uma ferramenta do Google. Ela dá a opção de criar alertas para todas as vezes que um novo resultado com a palavra-chave escolhida aparece na Pesquisa Google. Sejam notícias, referências, ou demais conteúdos.
A ferramenta Social Mention mostra importantes informações a partir da palavra-chave determinada. Você tem acesso a menções positivas e negativas. Sabe qual o seu alcance, se o termo é valorizado e até em qual rede social é melhor aproveitado. O Social Mention permite que você cadastre outras palavras-chave de temas relacionados à sua empresa, e receba notificações sobre tudo o que é postado sobre isso nas redes sociais.
Além do monitoramento
As redes sociais não devem ser encaradas apenas como uma forma de vigiar as possíveis crises. Inclusive, uma maneira de evitar que elas surjam é manter um bom relacionamento com o seu público pelas mídias sociais.
Twitter, Facebook, Instagram e tantas outras redes sociais, podem ser um excelente canal de comunicação com o seu cliente. Investir em um bom monitoramento e boa construção de imagem nas redes sociais é melhor do que enfrentar crises que prejudiquem a sua empresa.Evite a crise: monitore
E se você deseja ter mais presença no ambiente virtual, lidar melhor com o seu público e quer evitar crises, entre em contato conosco e saiba mais.