Marketing

Pensando no mercado e nas possibilidades em que se apresentam, podemos lançar mão de estratégias corporativas como push and pull. Elas se apresentam como duas soluções, que aparentemente são opositoras aplicadas às diferentes lógicas que sustentam a relação entre o negócio e a demanda final do mercado/cliente.

A estratégia de push refere-se ao desenvolvimento de processos que surgem da empresa e vai em direção ao mercado: a empresa cria/inventa, desenvolve e propõe um produto que se destina ao mercado consumidor ainda por ser estimulado. A oferta é, portanto, levantada pela empresa.

Já a estratégia pull é o oposto, porque refere-se aos processos que começam a partir do mercado e vão em direção à empresa: a demanda representa uma carência de produto/serviço e ‘puxa’ a empresa para o mercado. Podemos dizer que o mercado estimula as necessidades que levam a empresa a desenvolver um produto específico e mais recentemente uma empresa/negócio específico.

Marketing – Comunicação e divulgação

O marketing push e pull são duas técnicas diferentes baseadas em como o cliente é abordado para comprar um produto ou serviço. No push marketing, a ideia é promover produtos sugerindo “empurrando-os” para as pessoas. Para o marketing push, considere expositores de produtos/serviços. Por outro lado, no pull marketing, a ideia é estabelecer seguidores fiéis e atrair consumidores para os produtos. No meio digital significa ser encontrado.

No mundo digital, existem muitas ferramentas que você pode utilizar para promover o seu negócio. Google, SEO, publicidade no Facebook, marketing por email e campanhas nas redes como instagram e Twitter são apenas alguns exemplos. Essas estratégias de marketing podem ser categorizadas como push ou pull,.

 

Push Marketing  

O marketing push, também conhecido como marketing de saída, é bem isso mesmo, divulgar para um público identificado a sua marca ou produto. Os consumidores não estão procurando ativamente seus serviços; mas você pode sugerir seus produtos ou serviços baseados em critérios definidos de acordo com sua estratégia e público alvo. 

O marketing push pode vir na forma de estratégias digitais ou presenciais:

  • exibição de publicidade
  • envio de email para base cadastrada (opt-in) 
  • exposição presencial
  • produção de conteúdo
  • Influenciadores

 

Pull Marketing

O marketing de atração, ou marketing de entrada, é quando seus clientes vêm até você. É utilizado para gerar interesse por um produto ou empresa, incentivando o consumidor a buscar seus serviços por conta própria. 

As estratégias de marketing pull são quase exclusivamente online. Vários exemplos desse método de marketing incluem:

  • Mídia paga – Google pesquisa
  • Google Meu Negócio
  • Youtube

O marketing pull funciona melhor quando associado a produto já estabelecido, por exemplo quando uma pesquisa é feita assim: “Comprar headset marca tal” , ou “ comprar bateria do Honda Civic”. Notamos que quando a marca é bem trabalhada tanto para empresa quanto para produto a taxa de conversão é mais alta, por isso, é necessário que haja um certo conhecimento da marca para que o marketing de pesquisa seja mais eficaz.

Para fechar!

Sua empresa se beneficiará com o conhecimento e aplicações das estratégias de marketing push e pull, considerando cada cenário, claro. Em certos momentos, você vai perceber que deve  usá-las juntas! 

Os resultados do marketing push and pull variam de um negócio para outro. Faça sua pesquisa para descobrir qual estratégia funcionará melhor para seu negócio. Existe a hora certa para cada uma delas 

Peter Drucker, escreveu em um de seus artigos que “a meta do Marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço se ajuste a ele e se venda sozinho”.

Os dois conceitos são ressignificados e transformados ao longo do tempo, mas é certo que nenhuma empresa deve prescindir deles.

 

Use máscara, mantenha o distanciamento e evite aglomerações.

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

E-mail marketing no e-commerce gera receita recorrente
E-commerce

E-mail marketing no e-commerce gera receita recorrente

Campanha de e-mail marketing no e-commerce é a prática de usar emails para gerar vendas para sua loja virtual. Os e-mails podem ser separados em informativos, promocionais, acompanhamento de venda, recuperação de desistentes e para momentos importantes na jornada do

Leia mais »
Perguntas sobre produtos para e-commerce: consegue responder?
E-commerce

Perguntas sobre produtos para e-commerce: consegue responder?

Perguntas e respostas sobre produtos para e-commerce para quem está planejando montar seu e-commerce. É quase que intuitivo começar pelo produto. Por isso mesmo, sempre recomendo aos que estão começando aceitar iniciar com um número de produtos menor, que possibilite

Leia mais »
Pega Na Mentira - 5 mitos sobre E-commerce
E-commerce

Pega Na Mentira – 5 mitos sobre E-commerce

Cuidado com estes 5 mitos do comércio eletrônico Todo mundo sabe que o e-commerce está em pleno crescimento. No entanto, para empresas e pessoas que estão planejando iniciar suas vendas online descobrir como selecionar todas as informações, dicas ou conselhos

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!