É fácil montar um e-commerce? Levantei 10 tópicos

Por duas vezes essa semana fui procurado por pequenos empresários que motivados pela pandemia investiram tempo, dedicação e muita energia para criarem suas linhas de produtos. Um cliente produz linha de biscoitos sem glúten e sem fibras,  o outro produz linha de shampoo e condicionadores naturais. Repare que ambos trabalham com produtos bem nichados e voltados para público específico. Eles sentiram necessidade de se organizarem  para venderem online.  Mas cada um a seu modo negligenciaram pontos importantes. Muitos empresários, pró ativos, decidem iniciar, dar esse passo sozinho. Embora, exista muita divulgação sobre a simplicidade de se ter um negócio online, uma loja virtual, alguns detalhes, que, por vezes, envolvem uma decisão estratégica ou por outras conhecimento tecnológicos, podem vir as se tornar em futuro próximo problemas. Abaixo comento alguns dos passos negligenciados e que considero importante.

Bora lá…

Para montar um e-commerce: Compre um domínio

Eu sei que algumas plataformas de e-commerce oferecem a “facilidade” de um subdomíno, tipos www.plataforma.com.br/suaempresa. Veja, você investiu tempo na criação de seus produtos, e certamente investe na divulgação da sua marca. Se puder evitar, evite. Seu domínio é tão importante quanto a sua marca e não é tão complicado. Visite o site https://registro.br/, faça a pesquisa do domínio que lhe convém. Se possível, mantenha curto, sem hífen e que não se confunda com o de outra empresa, principalmente se for sua concorrente. A categoria mais comum é a .COM, mas, hoje, a Nic.br, já oferece uma lista de categorias bem diversificada.

Quanto ao valor. Na compra direta na NIC.br o valor anual é de R$ 40,00 com descontos para o pagamento por dois ou mais anos.

Para montar um e-commerce: Escolha uma plataforma de comércio eletrônico

Agora que você comprou seu domínio, vamos começar a pensar como montar um e-commerce. Aqui vale uma auto análise. Explico: considere pelo menos três pontos sobre a escolha da plataforma, são eles: complexidade, praticidade e custo.

Complexidade: Algumas plataformas oferecem muitos recursos e possibilidades, porém algumas vezes não são necessárias ao seu momento, são vantagens que você pode não estar preparado para utilizar, ou não tem conhecimento suficiente, ou porque não cabem aos seu modelo de negócio. Por isso avalie os recursos e como são operados, tenha certeza que você vai conseguir dar conta da rotina de operação da plataforma.

Praticidade: Algumas plataformas como por exemplo magento ou woocommerce (código aberto) oferecem estrutura básica gratuita, no entanto exige conhecimento sobre implantação, e hospedagem. Esse conhecimento que inicialmente parece simples ao tempo se revela, quando mal configurado, uma caixinha de surpresas. Questões como usabilidade, integração com outras ferramentas, e velocidade de navegação podem se tornarem mais cara financeiramente do que a contratação de uma plataforma simples e básica como Loja Integrada, Nuvem Shop ou Shopify

Custo: Ao escolher a plataforma e comparar os preços considere a integração com ERP, número de produtos que possui, serviços de integração e dependendo do seu produto ou serviço a relação com marketplace.

Para montar um e-commerce: Crie um Sitemap

Pense no sitemap como uma planta baixa do seu site. A ideia é saber bem quais as páginas  que formarão seu site é tão importante quanto como se organizam em navegação, isto é, definir as categorias que vão organizar seus produtos.

Isso incluirá uma capa, categorias, páginas de produtos, sobre a empresa, as páginas de políticas e privacidade, e uma página de contato – tudo o que sua marca precisa para comunicar com seu visitante e deixá-lo seguro para comprar. Em seguida, organize a estrutura hierárquica e decida a URL exclusivo de cada página.

Para montar um e-commerce: Layout da capa

Em geral a estrutura de uma loja virtual deve ser bem objetiva e a capa costuma contar com logo, menu de navegação, top banner, vitrine de produtos e rodapé. Algumas plataformas oferecem a possibilidade de layouts mais livres com opções para menu, topo e rodapé, mas a implantação desse recursos são cobradas. Os layouts padrão varia tipo, cores e imagens.

Minha recomendação é para além da estética preocupe-se com a navegação, velocidade de abertura e principalmente como se comporta no celular. Por isso escolha um que seja legível, compatível com dispositivos móveis e adequado à sua marca.

Para montar um e-commerce: Configure seus produtos

Todos os produtos que você planeja vender devem incluir algumas das seguintes informações, se não todas: preço, variáveis, como tamanho e cor, dimensões, fotos, vídeos e uma descrição vendedora. Além disso, é uma boa ideia incluir uma seção de avaliação do cliente para cada produto, especialmente se você mesmo produz seus produtos.

Para montar um e-commerce: Incluir políticas

Seu e-commerce deve ter de forma clara e fácil as políticas de garantia, entrega, envio e devolução publicadas. Ao mesmo tempo, você precisa incluir a política de privacidade, que é uma declaração legal que divulga todas as formas como seu site coleta, usa, divulga e gerencia os dados dos usuários. Certifique-se de incluir também  Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para montar um e-commerce: SEO

Eu sei que aplicar SEO é algo complexo, mas é necessário. Podemos considerar pelo o menos o mínimo caso não tenha ajuda de um profissional. Para quem ainda não tem familiaridade o SEO é o processo de melhorar seu site para obter tráfego qualificado dos mecanismos de pesquisa, no caso Google. Lembre-se de que o Google exibe apenas informações relevantes, portanto, certifique-se de que o conteúdo voltado para o cliente contenha palavras-chave que correspondam às suas frases de pesquisa. Os mecanismos de pesquisa também levam em consideração as experiências do usuário, então fique atenta para esses tópicos.

Metadados

Metadados são informações sobre vários aspectos do seu site, como ALT (texto alternativo) de imagens, títulos de páginas ou meta descrições que nada mais é do que a descrição curta de cada página do site. Tudo isso ajuda os mecanismos de pesquisa como o Google a compreender o conteúdo e as mensagens de suas páginas da web para exibi-las aos usuários certos.

Compressão de imagem

Para reduzir o tamanho da página e o tempo de carregamento, compacte as imagens no menor tamanho de arquivo possível (sem reduzir drasticamente a qualidade). Recomendo o  site TinyPng.

Robots.txt e Favicons

Também recomendamos incluir um arquivo robots.txt em seu site para se comunicar com navegadores da web e outros robôs da web quais áreas devem e não devem ser rastreadas e indexadas. Os favicons, ícones de sites exibidos na parte superior do navegador, são outro impulsionador de SEO importante, mas bem examinado, pois ajudam os usuários a localizar seu site quando várias guias estão abertas.

Para montar um e-commerce: Testes

Agora você deve testar todos os seus recursos e funcionalidades e garanta que seu site funcione conforme planejado. Verifique os links, transações de pagamento, os email de comunicação pós-venda, caso utilize um ERP verifique a integração com estoque e automação. Pode ser uma boa ideia criar um cupom de 100% de desconto para realizar um teste em todo processo de compra, de referência por alguém que não conheça o site esteja comprando pela primeira vez, se for possível filme a navegação.

Redes Sociais e Mídia paga

De modo geral a configuração do ecossistema Google, Facebook e Instagram cobrem a comunicação essencial da maioria dos e-commerces. Se seu negócio possui regionalização para bairro ou cidade dê especial atenção ao Google Meu Negócio.

Paciência, determinação e assiduidade

A Implantação para montar um e-commerce se assemelha de certa forma a construção de um ponto comercial, isto é, leva tempo, requer dedicação comercial e assiduidade. Por isso não fique com a ilusão de que ao publicar a loja tudo acabou e agora é esperar pelas vendas. Não é assim não. Agora é que o trabalho de verdade começa.

Tamo Junto

Nós da Uttara temos uma equipe de profissionais especializados que podem ajudá-lo a planejar a publicação e divulgação da sua loja virtual. Fique a vontade para entrar em contato caso precise de ajuda para essa nova jornada.