O futuro é privado

O futuro é privado

Já ouviu falar que o futuro será privado? A frase “O futuro é privado”  foi dita pelo Mark Zuckerberg no já longínquo ano de 2019 no evento anual do Facebook. Para ele, a lógica do compartilhamento de conteúdo na internet está mudando. Não podemos negar que se tem alguém com potencial de acompanhar as mudanças no comportamento de usuários é o proprietário do Facebook, Instagram e WhatsApp. E quando falou isso, ninguém imaginava que uma pandemia estava por vir.

Hoje há um excesso de informação e de conteúdo. Tem muita gente falando o que quer, como quer para quem quiser ouvir, um excesso de tudo. Cansa estar antenado a tudo; gera ansiedade a busca insana por saber de tudo um pouco. Ninguém espera, ou não deveria esperar, ter algum conhecimento se restringindo a leitura de manchetes. Lembra do pessoal que ficava em pé na banca de jornal? Hoje ficam no twitter, no instagram, no facebook e no whatsapp. 

Desacelerar não é ser devagar

A pandemia fez todo mundo dar uma parada e perceber que era hora de desacelerar. E desacelerar não significa ser devagar, e sim prolongar o presente e viver sem pressa. Assim, foi explicado pela newsletter da Vida Simples ao convidar para uma live sobre Movimento slow: a pressa é inimiga da perfeição em parceria com a revista HSM. Aqui você tem o link para a live gravada.  Na conversa foram abordados a questão da desaceleração da sociedade, movimento anterior a pandemia, em função de um consumidor mais atento às questões sociais, ambientais e éticas. E foi citado o case da revista Vida Simples.  A revista tem como propósito transmitir informação de uma forma mais profunda e contextualizada, valorizando mais a qualidade do que a quantidade. Dando espaço a profundidade, a reflexão e a criatividade. Eu adoro a revista, #ficaadica. 

Acredito que o Zuckerberg defende que o futuro será mais privado no sentido de um conteúdo com curadoria, uma informação contextualizada, uma conversa mais direcionada na primeira pessoa.  A  internet sempre teve a característica de ter uma comunicação de 1 para n, ou seja, para muitas pessoas e com alcance cada vez maior da mensagem. Com a necessária desaceleração essa Era talvez esteja chegando ao fim. É hora de termos mais pessoalidade. 

Conteúdo privado 

Produtores de conteúdo estão se dedicando a um formato mais privado. Conectar-se de forma mais personalizada com seu público, compartilhar experiências, fazer uma curadoria direcionada e uma maneira mais segura e privada de publicar conteúdo. 

Mesmo com toda a interação que a internet possibilita você deve ter a permissão e a atenção de seu público para um conteúdo específico – num mundo acelerado e com excesso de informação – é algo extremamente relevante. Já parou para pensar que num determinado momento, o seu público dedica tempo e atenção para seu conteúdo? Esse conteúdo privado é encontrado quando o seu público quer se desligar do excesso de informação que lhe é direcionado para dar atenção a um conteúdo específico. Dois formatos tem chamado a atenção dos público: newsletter e podcast. 

E nesse sentido quero dar destaque ao formato que curto de fazer e acompanhar: a newsletter. Quanto ao formato podcast deixarei para o próximo ano quando vou  abordar o crescimento desse formato no Brasil e o uso pelo público e pelas marcas.  

Newsletter 

Assim como um site é seu, sua casa, seu porto na internet, na newsletter seus assinantes são seus e estão longe de serem afetados pelas ações instáveis dos algoritmos das redes sociais. 

Beatriz Guarezi que escreve a newsletter Bits to Brands, fez um comentário, numa palestra sobre Newsletter como ferramenta de marketing, que representa bem o que é alcançar seu público num formato de conteúdo mais privado: “a newsletter é convidar as pessoas para sua sala de estar e portanto passou a ser um ótimo lugar para se estar e alcançar seu público”. Beatriz também mencionou alguns pontos interessantes sobre o porque a newsletter voltou a ter espaço e crescimento: 

Newsletter permite que você seja mais dono da sua base. A lista é sua, e não de um Mark ou algum outro proprietário de rede social que pode afetar sua comunicação dependendo de questões políticas, econômicas ou puro mau humor mesmo. 

A Newsletter tem permissão. A sua lista é conquistada (essa é a forma correta) quando a pessoa deixa o seu e-mail na página do site. Não compre lista de e-mails. Aliás, segue bônus: não compre seguidores no perfil do instagram. 

A newsletter tem atenção. O assinante pode ler o assunto no momento confortável para ele, não precisa ler no momento que vê, não vai ser perdido no meio de outras informações. E pode ser arquivada para pesquisa posterior. 

A newsletter precisa ter consistência. É preciso cumprir com o compromisso assumido com os assinantes. O que não impede de você produtor de conteúdo tirar uns dias de férias, e perder todo o alcance conquistado, né? 

As newsletters fazem sucesso porque os leitores estão cansados da quantidade esmagadora de informação disponível na internet.  

A informação relevante é a capacidade de curadoria, isto é, falar o para quem quer ouvir.  Hoje não pretendo ser uma pessoa antenada, e sim ter a minha bolha com conteúdo diversificado que me permita ter assuntos diversos, que permitam ter vontade de buscar novos conhecimentos, mas sem o estresse do excesso informativo.  Por isso me dedico a selecionar os conteúdos que me chegam.   

 

Se puder fique em casa, cuide-se. Até a próxima. 

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!