O que saber antes de fazer campanhas nas redes sociais?

O que saber antes de fazer campanhas nas redes sociais?

O que saber antes de fazer campanhas nas redes sociais?Estar presente nas redes sociais é uma estratégia de marketing digital muito importante para as empresas. Uma das ferramentas que ela oferece é a produção de campanhas nas redes sociais. Porém, ao pensar em criar campanhas, podem surgir dúvidas sobre como é feito esse processo. Separamos algumas dicas, como um passo a passo, a partir das principais dúvidas mais comuns para poder te ajudar. Confira:

Qual o propósito de campanhas nas redes sociais?

As campanhas nas redes sociais precisam primeiramente de um propósito. Pense no resultado que você deseja ter com essa campanha. Os objetivos podem ser: apresentar sua empresa para novos clientes em potencial; novidade ou novo produto/promoção; aumentar suas vendas; aumentar o tráfego para o seu site; ampliar o engajamento do público; aprimorar o relacionamento com os seus clientes etc.
Somente a partir da definição do objetivo da campanha será possível dar os próximos passos e encontrar a melhor estratégia para sua necessidade.

Com quem vou falar?

Depois de saber o motivo pelo qual você está fazendo campanhas nas redes sociais, o próximo passo é descobrir para quem você vai falar. Conhecer o seu público é fundamental neste momento. Você precisa descobrir se ele está na rede social escolhida para começar a campanha.
Com a ajuda de ferramentas você consegue identificar o perfil de uso e compra do seu público. Sabendo exatamente quais os melhores dias e horários, você vai conseguir dialogar com o seu público de forma eficiente. Isto fará com que seu objetivo de campanha seja alcançado.

Como e onde vou anunciar?

Você já sabe o objetivo da campanha e também com quem vai falar. Agora precisa definir como e por onde será feita essa comunicação com o seu público.
A maneira de desenvolver sua mensagem para o público vai depender do segmento do seu negócio e do perfil dos seus clientes. Mas, de forma geral, o ideal é que sua mensagem seja clara, objetiva e principalmente atrativa. Produza conteúdo voltado para o seu objetivo central que consiga abranger essas questões.
Como seu objetivo é atrair a atenção do seu público nas redes sociais, a imagem da campanha é muito importante. Invista em fotos que tenham boa qualidade e sejam agradáveis visualmente.
Além disso é importante saber como anunciar. Não basta escolher a rede social. É preciso definir qual será o formato do anúncio. Então, após definir a mensagem, escolha qual o formato que seu anúncio vai ter. Lembre-se que cada rede social dispõe formatos que funcionam de forma diferente das demais redes sociais.

Qual a melhor maneira de administrar meu investimento?

Para fazer uma campanha é necessário investimento. E para usar bem o seu saldo você precisa de um bom planejamento. Monitorar os resultados é a melhor forma de aprimorar todo o trabalho desenvolvido e fazer com que seu investimento seja bem usado.
Para conseguir otimizar seu investimento você precisa analisar quais os melhores dias, horários, dentre outros, para sua campanha rodar. É preciso também delimitar sua campanha para a região que você quer atingir, e até para o perfil de cliente que pode te trazer mais retorno. Homem, mulher, idade, tipo de celular (iOS ou Android) etc. Vários fatores que precisam ser respeitados para que seu saldo seja usado da melhor forma possível. Por isso é tão importante conhecer a pessoa que você deseja alcançar.

Dica bônus: a comunicação é circular!

Isso significa que o seu trabalho vai além de planejar uma campanha nas redes sociais. A comunicação “vai e volta”.
Não se esqueça de cultivar esse contato que você tanto quis. Manter e melhorar o relacionamento com o seu público faz com que você desenvolva uma comunicação mais forte com ele, e assim, tenha mais sucesso nos seus objetivos de venda.
Acha que é muita coisa para planejar, desenvolver e monitorar? Você tem razão. Conte com a gente para fazer a campanha ideal para o seu tipo de negócio. Converse, tire suas dúvidas e saiba qual é o melhor caminho para você.

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!