Tudo o que nos cerca, nos contempla, é feito de conceitos. Podemos dizer então que publicidade é o que constitui esse amontoado de ideias que estão presentes o tempo todo em nosso cotidiano. Está nas ruas, nos jornais impressos, na televisão, sempre nos pegando desprevenidos com a sua forma dinâmica de nos conquistar.
Mas, para além de ideias criativas, a publicidade tem um propósito fundamental: o de divulgar produtos, serviços e marcas, estimulando o consumo e sendo responsável por fazer a economia e a cultura se expandir. Mais do que uma arte, se trata de uma área técnica dentro da comunicação social. A sua função abrange temas diversificados em constante circulação, estabelecendo sua relação com o público consumidor.
Não estamos falando apenas de interesses econômicos, mas sim de consumir tudo aquilo que também produzimos, afinal, há formas de usufruir da nossa própria cultura através de uma boa publicidade. Para isso, o publicitário está sempre de olho nas tendências e comportamentais da sociedade, para que a população se identifique com aquele produto.
Ainda que pareça uma mocinha comportada, a publicidade é, muitas vezes, polêmica. Ela pode ser malvista por ditar comportamentos e moldar tendências de uma determinada geração. Há ainda os abusos em propagandas enganosas e inadequadas. Por descuido ou de forma proposital, já que estamos falando de uma geração politizada, algumas propagandas podem trazer preconceitos arraigados que ferem determinadas esferas sociais e nada contribuem para o consumo consciente de determinados produtos. Outras, podem induzir o comprador a adquirir produtos inadequados, por meio da mentira. Para isso, é importante saber distinguir a publicidade do marketing. Para ficar esperto, a náutilos separou alguns tópicos para você!
A Publicidade X marketing
O marketing busca estratégias para atender um determinado tipo de público. Já a publicidade é focada em atingi-lo com uma comunicação persuasiva. Para que a publicidade seja uma ferramenta eficaz para o marketing, ela precisa estar aliada às pretensões de preço, praça, produto e promoção, que são os 4pps da comunicação.
Sobretudo, é focando na promoção que a publicidade tem um espaço maior, pois envolve outras esferas coletivas para fazer a ideia circular. Para isso, ela precisa estabelecer conexões com assessoria de impressa, patrocínio e outros tipos de relações que envolvem divulgação.
Já o marketing precisa estar alinhado aos 4 pps, pois, como se oferece um produto que não tem? Os meios de comunicação devem estar ativos e funcionando para que o público tenha acesso. Sendo assim ferramentas importantes, a publicidade e o marketing podem andar juntos, mas nem sempre concordam entre si, são os casos de propagandas abusivas ou enganosas.
Publicidade abusiva e enganosa
Falando em geração politizada, é muito importante enfatizar sobre a publicidade abusiva. Se tudo o que envolve mídia, envolve também a disseminação de ideias, está clara a existência da violência propagada, do desrespeito e do preconceito. É difícil manter o controle sobre a mídia, pois o meio de persuasão atinge, sobretudo, uma camada populacional que teve por base uma educação precária.
A publicidade tem também a capacidade de influenciar hábitos e consumo para motivar a venda de um produto, por isso, há muitas empresas usufruem das propagandas enganosas que reforçam uma falsa informação sobre a qualidade do produto ou sobre os seus componentes, levando-nos a ingerir algo prejudicial à nossa saúde ou desembolsar mais do que o necessário para adquiri-los.
Devido à falta de ética, a CONAR atua em defesa da ética publicitária, que regulamenta e fiscaliza a veiculação de propagandas indevidas.
Sites de publicidade:
Apesar de muito criticada, como podemos acompanhar, a publicidade é uma importante aliada em nossas relações sociais. Ela cria e recria parte da nossa história, e é responsável por nos trazer memória e entretenimento, mexendo com as nossas emoções e transformando opiniões. Porém, com a expansão tecnológica, os meios se tornam cada vez mais tendenciosos, colocando o mercado publicitário ainda mais à deriva de se reinventar e voltar a ser mais relevante positivamente. Alguns sites podem te manter atualizado sobre a esfera publicitária, é o caso de http://www.b9.com.br/, que traz muitas novidades sobre criatividade e inovação. Temos também o http://adnews.com.br/ e o http://adage.com/(internacional), sempre atualizando as últimas notícias sobre o mercado publicitário.
Gostou de saber tudo sobre marketing e publicidade? Agora que você sabe aliar e diferenciar os dois, dá para ficar mais esperto, né? Continue nos acompanhando para entender mais sobre essa profissão!