Entender Marketing para entender o que é Marketing Digital

Entender Marketing para entender o que é Marketing Digital

Aprender Marketing é importante para entendermos o que é Marketing Digital. Um dos principais pensadores da área de negócios e referência mundial em marketing, Phillip Kotler, explica que marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, “supra necessidades lucrativamente”.

O marketing ocorre quando uma das partes num relacionamento de troca procura atender as necessidades e desejos da outra parte. E para atingir esse objetivo, é preciso compreender o público-alvo que se destina o produto a ser comercializado. Então, podemos entender marketing como a forma de captação, manutenção e fidelização de clientes através de uma mensagem de comunicação.

E para chegarmos ao marketing digital, vamos compreender a evolução do marketing. Ainda citando Kotler, o marketing evolui desde o seu advento na revolução industrial, que tinha como princípio básico o desenvolvimento de um produto para venda num relacionamento um-a-um. O que isso significa?

As empresas estavam voltadas para um marketing de produto, em que as características desse produto eram relevantes e valorizadas para atender as necessidades do consumidor e com uma comunicação direta, abordando o produto e reforçando sua importância e criando desejo de possuir aquele produto.

A evolução do marketing continua e passamos a chamar de marketing 2.0 com a popularidade das tecnologias da informação. O consumidor passa a ficar mais exigente e a escolher produtos não mais por suas características mas pelo valor a ele agregado. As empresas desenvolvem um marketing voltado para o consumidor, se posicionam no mercado com determinados perfis, como empresa inovadora, com produtos confiáveis, atendimento ágil e diversos outros. Neste momento, as empresas buscam diferenciais para atrair e fidelizar o cliente.

E chegamos no Marketing 3.0 com a massificação da tecnologia e com um consumidor informado, questionador e participativo, está disposto a colaborar por um consumo consciente e responsável. O consumidor não quer mais apenas comprar por comprar, quer ver seus valores pessoais presentes nos produtos que consome. Surgem campanhas contra produtos que usam trabalho escravo, infantil ou que prejudicam o meio ambiente. As campanhas de marketing se voltam para transmitir valores, preocupação com causas específicas, bem-estar social e por um mundo melhor. A voz do consumidor ganha força, a opinião de seus pares é relevante para consumir determinado produto.

E o Marketing Digital? Você deve estar se perguntando…

O Marketing Digital é uma segmentação do Marketing, assim como chamamos de marketing esportivo, marketing de relacionamento, e tantas outras formas de segmentar o marketing. É preciso entender que Marketing é Marketing, não há marketing disso ou daquilo. Contraditório? Não, apenas um uso didático (e comercial) para você entender o que é Marketing e usar os conceitos dentro de seu objetivo específico, mas a base do conceito está no Marketing: objetivo, público-alvo, posicionamento de marca e muito mais.

O Marketing Digital é um conjunto de ações e técnicas aplicadas no ambiente digital com o objetivo de promover produtos, serviços e marcas. E assim como no marketing, deve ser levado em consideração o público-alvo, posicionamento, marca,  preço e saber onde encontrar seu cliente.

Veja que apesar de usar os conceitos do marketing é preciso relacionar com o ambiente digital, e este ainda está em formação e em evolução. E isso atinge diretamente as empresas que precisam se adaptar às novas formas de ações dos consumidores. O que a Internet fez foi simplesmente mudar a forma como empresas e consumidores se relacionam, e hoje, o seu cliente tem mais poder, mais força, mais opções de escolha.

Com a massificação do acesso a internet no Brasil e no mundo, todos nós temos mais opções de escolha, temos acesso fácil e rápido a resposta de nossa pesquisa, a opinião de um amigo sobre um serviço ou produtos pelas redes sociais. Sabemos qual empresa está mais perto de nós geograficamente e qual delas tem mais reclamações e seu poder de resposta a uma crise. Essa nova dinâmica ainda não é totalmente aceita e compreendida por empresários, que muitas vezes enxergam a web como um ambiente sem ordem e processos.

O Marketing Digital é o resultado de ações que coloca todo esse universo da web num processo mais fácil de compreender. E para alcançar esse objetivo é preciso de duas palavras fundamentais: estratégia e conteúdo. Com uma produção de conteúdo relevante você permite que este material seja encontrado por diversas pessoas através de pesquisas no buscador e com produção regular e qualidade no conteúdo produzido, sua marca pode se tornar uma referência no segmento.

 

E você só consegue definir uma estratégia de marketing e definir o tipo de conteúdo a ser produzido se compreender o ambiente onde seus clientes se encontram.

A vantagem do marketing digital é a acessibilidade para pequenas e médias empresas já que é bem mais barato promover produtos e serviços no ambiente digital que nos meios tradicionais como TV, rádio e mídia impressa. Além de ser mais barato é essencial que as empresas estabeleçam uma nova forma de relacionamento com seus clientes, mais próxima através das redes sociais. É o que chamamos de presença digital com o objetivo de fidelizar e atrair novos clientes.

Você conhece os hábitos de navegação do seu consumidor quando ele está online? O seu cliente é do tipo leva o mundo no bolso e com um clique compra na loja ao lado de casa e com outro navega por museus italianos e lê jornais alemães. O seu consumidor é esse?

Ou o seu consumidor usa o Google para fazer perguntas (seja educado) mas compra na loja mais próxima de casa. Vê a opinião dos amigos no Instagram sobre a nova loja online de sapatos, e vai ao shopping comprar.

Marketing Digital é entender quem é o seu consumidor na web, por onde ele navega, como atrair esse consumidor para seu site, como se comunicar com ele na web e como vender para ele e manter esse consumidor fiel.

Para alcançar o público-alvo correto, é preciso estabelecer uma segmentação eficaz, de nada adianta tentar se comunicar com todo mundo se estas pessoas não estão dentro do perfil estabelecido, você vai desperdiçar tempo e energia e se frustrará não alcançando seu objetivo.

Aprender marketing, se atualizar sobre as ferramentas de marketing digital é um processo contínuo por causa do comportamento do consumidor e novos ambientes digitais que surgem com o passar do tempo. Fique atento às tendências e às jornadas do consumidor já estabelecidas. Enfim, fique de olho no seu cliente.

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!